24 novembro 2022

SOBRE A IDENTIDADE DOS POVOS INVASORES. (PARTE 2)


(Comentário do 2º tópico da Lição 09: Gogue e Magogue, um dia de juízo).

Neste segundo tópico abordaremos a segunda parte da identificação dos invasores. Traremos as informações sobre a terra de Magogue, que era o nome de um dos filhos de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2). Falaremos também sobre os povos de Meseque e Tubal, que eram também dois filhos de Jafé (Gn 10.2). Por último veremos informações geográficas sobre os demais povos desta coalizão, etíopes, Pute, Gomer e Togarma, que se unirão para invadir Israel. 


1- Magogue (38.2b; 39.1b, 6a). Assim como vimos no tópico anterior sobre Gogue, a identidade de Magogue também é incerta e tem gerado muitas controvérsias ao longo da história. A única menção histórica que temos de Magogue na Bíblia é que ele era filho de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2; 2 Cr 1.5). Na profecia de Ezequiel, no entanto, Magogue não é uma pessoa, é a terra de Gogue. No final do Apocalipse, temos uma referência a Gogue e Magogue no sentido figurado, indicando os dois extremos da terra, como usamos aqui no Brasil “Do Oiapoque ao Chuí”, para fazer menção à abrangência de Norte a Sul do país. Oiapoque é um município que fica no extremo Norte do Amapá e Chuí, um município do extremo sul, no Rio Grande do Sul. 


O historiador judeu Flávio Josefo, que viveu no primeiro século da Era Cristã, entre 37 e 103 d.C., escrevendo sobre as genealogias de Gênesis 10, em seu livro Antiguidades judaicas, identificou Magogue como os citas, que eram povos nômades, que viviam em sua época, ao Norte de Israel entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Os citas aparecem no Novo Testamento juntamente com os bárbaros (Cl 3.11). Ainda segundo Josefo, os citas eram muito cruéis e sentiam prazer em derramar sangue humano. 


2- Meseque e Tubal (38.2c; 39.1c). Assim como Magogue, Tubal e Meseque também aparecem em Gênesis 10 como filhos de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2). Entretanto, diferente de Magogue, há inscrições assírias antigas que indicam que Tubal e Meseque deram origem respectivamente aos reinos de Tabal e Mushki. Considerando estas informações, atualmente Tabal seria a região Ibérica, onde estão Portugal e Espanha. Mushki seria a região da Turquia. Flávio Josefo também identifica Tubal com a região Ibérica e Meseque com os povos que viviam na província romana da Capadócia, onde hoje fica a Turquia. Muitos expositores bíblicos, no entanto, identificam Meseque como Moscou, capital da Rússia, como veremos no próximo tópico.


3- A coalizão de Gogue (38.5). No capítulo 38, versículo 5 e 6, a Ezequiel cita mais três povos que estão aliados a Magogue, Meseque e Tubal, nesta coalizão liderada por Gogue: Persas, Etíopes, Pute, Gomer e a casa de Togarma. Estes povos foram citados pelo próprio Ezequiel em profecia anterior (Ez 27,10; 30.5). 


Conforme eu mencionei no tópico anterior, os persas eram os povos que povoavam o atual território do Irã. Na época do cativeiro babilônico, quando Ezequiel escreveu esta profecia, os persas ainda não haviam dominado o mundo. Depois de muito tempo, eles se aliaram aos medos e venceram a Babilônia. Ciro, o imperador persa foi usado por Deus para publicar um decreto, permitindo a volta dos judeus à sua terra. Mas, nesta batalha escatológica, os persas aparecem na coalizão liderada por Gogue contra Israel.


Os Etíopes também mencionados no tópico anterior, também chamados de Cuxe, eram descendentes de Cam, filho de Noé. O nome Etiópia é de origem grega e a Septuaginta usa este nome em vez de Cuxe. 


Pute também era filho de Cam e os seus descendentes eram as nações do Norte da África, que naquela época era apenas a Líbia. Hoje, envolve a Líbia, Tunísia, Marrocos, Sudão, Argélia, etc. São países dominados por muçulmanos que odeiam Israel e o Cristianismo. 


Gomer, outro integrante desta coalizão, também era filho de Jafé e os seus descendentes viviam na Europa Ocidental, na região que inclui a antiga Alemanha Oriental, Polônia, República Tcheca, Eslováquia e outros países da antiga União Soviética. 


Por último, temos nesta coalizão, a casa de Togarma, que é mencionado em Gênesis 10, como um filho de Gomer. Os seus descendentes viviam na Anatólia, no tempo de Ezequiel. Esta região se tornou a antiga Armênia que foi dizimada pelo império Otomano e hoje compõe a parte oriental da Turquia. 


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 107-108.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia, e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 2. 11 ed. 2013. pág. 926.

Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1200.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Ev. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...