Esta lição tem como base o texto de Ezequiel 18.20-28 e trata da responsabilidade pessoal pelos pecados cometidos. Havia um adágio popular em Israel nos dias de Ezequiel que dizia: “Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram”. Os exilados de Judá usavam este dito popular para dizer que estavam sendo punidos pelos pecados dos seus antepassados.
A lição está dividida em três tópicos:
O primeiro tópico mostra que este provérbio usado em Israel era equivocado. O povo interpretava equivocadamente o texto de Êxodo 20.5, para defender a maldição hereditária. Mas, o texto do Decálogo não defende maldição hereditária. O final do texto diz que Deus visitará a maldade dos pais nos filhos “...daqueles que me aborrecem”. Ou seja, os filhos só serão punidos se continuarem nas mesmas práticas dos pais. Jeremias e Ezequiel foram usados por Deus para explicar que a responsabilidade pelo pecado é individual (Jr 31.29,30; Ez 18.2,3). Na atualidade também há muitos crentes defendendo essa ideia de maldição hereditária, com o mesmo argumento.
O segundo tópico fala sobre a universalidade da salvação. A vontade de Deus é que todos cheguem ao arrependimento e sejam salvos. Este tópico nos apresenta também uma contestação ao pensamento fatalista que diz que todas as coisas são previamente determinadas e não há como mudar. Este texto de Ezequiel mostra que se o pecador se arrepender será salvo e se o justo abandonar a sua justiça perecerá.
O terceiro tópico trata da reação de Israel a Deus, por causa do cativeiro. O povo no cativeiro se achava injustiçado por Deus. Mas Deus lançou-lhes duas perguntas retóricas, que são afirmações em forma de perguntas. Deus disse: Não é o meu caminho direito? E não são os vossos caminhos tortuosos? As respostas para ambos os questionamentos eram obviamente sim e eles sabiam disso. Vemos ainda neste tópico que Deus é justo em tudo o que faz e é misericordioso para com o pecador arrependido.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Ev. Weliano Pires
Que benção!
ResponderExcluirParabéns, irmão Weliano Pires, pelo empenho, dedicação e excelente estudo. Sempre um prazer ler e ouvir seus estudos a cerca da palavra de Deus!
Obrigado pelo apoio, meu pastor. Ore sempre pelo meu ministério, para que eu possar fazer a vontade do Senhor e glorificar o Seu Santo Nome.
Excluir