Com base no capítulo 34 de Ezequiel, versículos 1 a 12, esta lição traz um estudo sobre os líderes infiéis de Israel, usando a figura do pastor e das suas ovelhas. O Antigo Testamento usa a figura do pastor e das ovelhas para se referir a Deus e a Israel, respectivamente. No conhecidíssimo Salmo 23, por exemplo, Davi diz: "O SENHOR é o meu pastor...". Em outras partes da Bíblia também, Deus é apresentado como pastor e o povo de Israel como ovelhas ou rebanho (Sl 80.1; Sl 100.3; Is 40.11).
Entretanto, em outras partes da Bíblia, os líderes de Israel são chamados de pastores que apascentam as ovelhas do Senhor (2 Sm 7.7; Jr 23.1-4; Ez 34.10). Deus escolheu líderes para conduzirem o seu povo no caminho de Deus, ensinando-lhes a Sua Palavra. O primeiro líder chamado por Deus, para conduzir o seu povo foi Moisés. Deus o conduziu desde o seu nascimento, passando pelo Palácio de Faraó para aprender as ciências do Egito e depois, pelo deserto de Midiã, para aprender a ser pastor de ovelhas e também a mansidão e humildade. Na sequência, Deus escolheu Josué, discípulo de Moisés para sucedê-lo no cargo e conquistar a terra prometida. Após a morte de Josué, o povo caiu na anarquia e cada um fazia o que queria. Depois deste longo período de instabilidade, Deus levantou Samuel como juiz, sacerdote e profeta. Finalmente, o povo pediu um rei e teve início a monarquia.
A lição traça um paralelo entre os pastores infiéis de Israel e Deus o Pai, no Antigo Testamento, e Jesus, no Novo Testamento, como o bom pastor.
A lição está dividida em três tópicos:
O primeiro tópico fala sobre rebanho em seu sentido literal, trazendo explicações sobre a natureza das ovelhas. Em seguida, explica o sentido figurado de rebanho e pastor, para se referir, respectivamente, a Israel e à Igreja, como rebanhos, e aos líderes do povo de Israel e da Igreja, como pastores.
O segundo tópico fala sobre os pastores infiéis de Israel, detalhando as suas ações e omissões como governantes de Israel. Naquela época em Israel, mesmo na monarquia, não era possível separar o governo civil do religioso. Vemos ainda neste tópico que as más atitudes dos pastores infiéis faziam as ovelhas se dispensarem.
O terceiro tópico fala sobre o Bom Pastor e nos mostra a reação de Deus contra as ações ímpias dos maus pastores. Nos dias de Ezequiel, Deus promete apascentar as suas ovelhas pessoalmente. Na sequência, vemos neste tópico, a missão de Jesus como o Bom Pastor, que dá a sua vida pelas ovelhas e é modelo exemplar de pastor. Por último, temos uma palavra sobre os pastores cristãos como líderes da Igreja.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Ev. Weliano Pires
Paz do Senhor! É sempre muito bom aprender com o irmão! Deus continue abençoando seu ministério e sua família!
ResponderExcluirPaz do Senhor, prezada colega, professora Ana Cecília. Deus te abençoe também. Continue orando por mim, para que o Senhor me capacite para a Obra dele.
Excluir