27 novembro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: A RESTAURAÇÃO NACIONAL E ESPIRITUAL DE ISRAEL


Esta lição tem como base a mais conhecida visão do profeta Ezequiel, que é a visão que ele teve de um vale de ossos secos. O texto base é o capítulo 37 do livro de Ezequiel. Esta profecia do capítulo 37 de Ezequiel é, sem dúvida nenhuma, o texto mais importante e mais conhecido do livro de Ezequiel. Os pais da Igreja, principalmente os gregos, usaram este texto como fundamento para a doutrina da ressurreição dos mortos. 


Nos versículos 1 e 2, Deus mostrou a Ezequiel em visão, um vale cheio de ossos humanos secos. Na sequência, nos versículos 3 a 6, o profeta contemplar uma multidão de esqueletos humanos secos, Deus perguntou-lhe se aqueles esqueletos poderiam viver. O profeta respondeu: Senhor Jeová, Tu o sabes. O Senhor, então, deu ordem a ele para que profetizasse sobre aqueles ossos, para que voltassem à vida. Assim aconteceu e aquela multidão de esqueletos secos tornou-se um grande exército (vs.7,8). 


Por último, o Senhor deu ao profeta a interpretação daquela visão e disse que aquilo simbolizava a nação de Israel (vs 11-14). A segunda parte da visão, continua falando da restauração de Israel, dando ênfase à unificação dos dois reinos dispersos: os remanescentes do Reino do Norte que foram no cativeiro da Assíria; e os cativos da Babilônia, que se encontravam no cativeiro, naquela ocasião. Estes últimos voltariam do cativeiro, nos dias de Neemias, entretanto, ainda não seria a restauração total, pois ainda seriam dominados pelos gregos e romanos e expulsos da sua terra no ano 70 d.C. 


O primeiro tópico da lição traz o significado desta visão. O Senhor explicou ao profeta que aquela visão representava a casa de Israel. O povo de Israel estava no cativeiro, mas voltariam à sua terra, depois seriam dispersos novamente. Entretanto, Deus iria restaurá-los novamente, nacional e espiritualmente.


O segundo tópico relata as dispersões de Israel e Judá entre as nações ao longo da história. Em seguida, fala do renascimento do Estado de Israel, que aconteceu em 14 de maio de 1948, com a declaração de independência, após a última diáspora que durou 1878 anos. A aprovação na ONU do Estado de Israel ocorreu em 29 de novembro de 1947, em um só dia, presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha. Cumpriu-se assim, a profecia de Isaías 66.8: “...Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.”


O terceiro tópico fala sobre o grande milagre do século XX, que foi o renascimento do Estado de Israel em só um dia. Israel é um testemunho ocular perante as nações da soberania de Deus e do cumprimento das suas promessas. Várias nações já se levantaram para varrer esse povo do mapa, mas são reduzidas a nada. Falta ainda o cumprimento da restauração espiritual, que será o assunto da próxima lição.


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 117-118.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3315.

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. A.T. Vol. IV. Editora Central Gospel. pág. 283.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nosss textos com outras pessoas.


Ev. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...