03 maio 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 06: O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO

 

Vimos na lição passada, os três dons de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação. Esta categoria de dons manifesta a mensagem de Deus à Igreja. Por isso, são chamados de Dons de expressão ou de elocução.

Estudamos o conceito, a relevância e os propósitos do dom de profecia; Falamos sobre o conceito, a finalidade e a atualidade do dom de variedade de línguas; Por último, falamos sobre o dom de interpretação de línguas, que é a habilidade de interpretar, em nosso próprio idioma, aquilo que foi pronunciado em línguas.

Nas cinco primeiras lições, nós estudamos sobre os dons espirituais. Na primeira lição tivemos uma aula introdutória sobre sobre dons espirituais e ministeriais, com o tema: E deu dons aos homens. 

Na segunda aula, vimos qual é o real propósito dos dons espirituais. Os dons espirituais não são dados ao crente para elitizá-lo, ou torná-lo superior aos demais. Também não são indicadores da espiritualidade de ninguém. São dádivas concedidas por Deus à ao crente, para edificar  a si mesmo e à Igreja do Senhor. 

Nas três aulas seguintes falamos sobre as três categorias dos dons espirituais, que são: Dons de revelação, dons de poder e dons de elocução. Esta divisão da lista de dons mencionada em 1 Coríntios 12, serve apenas para facilitar a nossa compreensão do assunto e não significa que há apenas nove dons do Espírito Santo. 

A partir desta aula, até à lição 12, estudaremos sobre os dons ministeriais descritos em Efésios 4.11: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Estudaremos também sobre os dons de Presbítero, Bispo ou Ancião e sobre o diaconato, que, embora não estejam nesta relação de dons ministeriais, são amplamente mencionados no Novo Testamento. Na última lição, faremos uma revisão e conclusão do assunto estudado neste trimestre, falando sobre a multiforme sabedoria de Deus. 

Na lição desta semana, estudaremos sobre o ministério de apóstolo, que é o primeiro da lista mencionada pelo apóstolo Paulo em Efésios 4.11. No primeiro tópico da lição veremos a definição da palavra apóstolo e as características singulares do Colégio dos doze apóstolos. 

O segundo tópico é dedicado ao apóstolo Paulo. Veremos um pouco da sua história antes da sua conversão; o seu encontro com Jesus no caminho de Damasco que resultou na sua conversão; e todo o legado teológico e missionário do apóstolo dos gentios. 

No terceiro e último tópico falaremos sobre o ministério de apóstolo na atualidade. Há diferentes pensamentos sobre esta questão. Por um lado, há os cessacionistas, que negam a existência deste ministério nos dias atuais, assim como negam a atualidade dos dons espirituais. Por outro lado, há os que se autodeclaram apóstolos, como forma de se considerarem superiores aos demais. Tem também a questão da sucessão apostólica, que a Igreja Católica atribui aos seus papas, como forma de justificar o poder papal. Veremos neste tópico também, a existência de outros apóstolos fora do colégio dos doze apóstolos.

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ ILUSÓRIA DO MUNDO

(Comentário do 2° tópico da Lição 8: A promessa de paz) Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos da paz ilusória deste mundo. Veremos ...