19 abril 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 4: DONS DE PODER


Na semana passada, iniciamos o estudo dos dons espirituais, mostrando as divisões destes, em suas respectivas categorias e subcategorias. Estudamos a primeira categoria de dons, da lista de 1 aos Coríntios 12, que são os Dons de revelação. Nessa categoria estão os dons da Palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento de espíritos. Vimos as respectivas definições, funções e exemplos bíblicos de cada um dos três dons de revelação. 

Nesta semana, continuando o estudo dos dons espirituais, falaremos sobre  Os dons de poder, que são: O dom da fé, os dons de curar e o dom de operação de maravilhas. Estes três dons manifestam o Poder de Deus sobre a incredulidade e sobre as doenças e para operar sinais miraculosos. Um dos atributos exclusivos de Deus é a sua Onipotência, ou seja, Deus tem todo poder. Não existe nenhum ser ou autoridade que não esteja sob o Seu domínio. 

Em um mundo cada vez mais entregue ao ceticismo, onde se questiona tudo, mais do que nunca a Igreja do Senhor precisa está aparelhada com os dons de poder, que confirmam a pregação do Evangelho. Jesus disse aos seus discípulos que, “ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder.” (Lc 24.49). O apóstolo Paulo também recomendou aos efésios que “se fortalecessem no Senhor e na Força do Seu Poder.” (Ef 6,10).

No primeiro tópico, falaremos sobre o significado da palavra  fé, que é a tradução do termo grego “pistis” e significa um firme crença na verdade de alguém; uma persuasão; uma confiança inabalável; uma certeza de coisas que se espera; e a prova daquilo que não vemos. Veremos neste primeiro tópico, os diferentes tipos de fé: a fé salvífica, a fé como uma virtude do fruto do Espírito, a fé como um dom espiritual e os exemplos bíblicos do dom da fé.

No segundo tópico, abordaremos os Dons de curar. Vamos explicar porque a expressão “dons de curar” está no plural. Falaremos também neste tópico sobre a relação entre a cura e a redenção e sobre a importância da cura divina nos dias atuais. Vimos no trimestre passado, uma lição sobre a cura nos dias de hoje. Naquela lição, vimos a profecia de Isaías 53, que fala que Jesus tomou sobre si as nossas iniquidades e as nossas dores. Mateus interpretou o cumprimento desta profecia nas curas divinas que Jesus realizou. Então, há uma relação entre a cura divina e a salvação. Porém, precisamos nos lembrar que só alcançaremos a redenção total do nosso corpo, após a ressurreição, quando receberemos um corpo glorificado. 

No terceiro e último tópico, veremos o significado do Dom de operação de maravilhas, alguns exemplos bíblicos deste dom e as distorções que se fazem na atualidade em relação aos dons de curar e de operação de maravilhas.  Milagres não são coisas rotineiras e naturais. São fatos que fogem da realidade e da compreensão humana. Há um hino que diz que “milagres não se explica”  e é verdade. Na atualidade, estão banalizando os milagres e chamando até calote de milagre. A pessoa compra algo à prestação, não paga e quando a dívida caduca, diz que Deus fez um milagre, tirando o nome da lista dos maus pagadores. Isso não é milagre, é falta de honestidade. 

Milagres são acontecimentos sobrenaturais e espantosos, que deixam perplexos até aos incrédulos. Pedro e João foram usados por Deus para curar um coxo, que pedia esmolas na porta do Templo. Depois, os inimigos do Evangelho, incomodados com a mensagem deles, os encerraram na prisão. Mas, ficaram sem saber o que fazer, pois, diziam que “eles haviam feito um sinal notório diante de todo o povo e eles não podiam negar.” (At 4.16).


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...