13 maio 2021

DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO


Jesus nos alertou, em mais de uma ocasião, para que tomássemos cuidado, para não sermos enganados por falsos profetas. (Mt 7.7; Mt 24.3). Os apóstolos Paulo, Pedro, João e Judas também alertaram sobre isso. (At 20.29,30; 2 Pe 2; 1 Jo 4; Jd 1). Mas, como podemos saber se um profeta é do Senhor ou falso profeta? 

Um operador de caixa não precisa se especializar em cédulas falsas para identificá-las. Ele só precisa conhecer profundamente as cédulas verdadeiras e, se aparecer alguma falsa, ele logo perceberá. Da mesma forma é a Igreja. Se conhecermos as características de um profeta do Senhor apresentadas na Bíblia, será possível identificar os falsos profetas que aparecerem em nosso meio. Vejamos algumas destas características:


1. SANTIDADE E VIDA IRREPREENSÍVEL. Se alguém leva uma vida de ímpio, certamente, não é um profeta do Senhor. O estilo de vida, mostra quem é a pessoa. “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mt 7.16). Há um equívoco entre os evangélicos de que não devemos julgar o profeta, apenas a profecia. Mas, isso não tem base nas Escrituras. É preciso julgar a profecia e o profeta também. Jesus disse que pela árvore se conhece o fruto. Então, devemos avaliar a árvore e o fruto. Árvore boa não dá fruto mau e vice versa. 


2. O QUE ELE FALA, SE CUMPRE. O nosso Deus é o Deus da Verdade e não pode mentir (Hb 6.18). Os seus profetas também não mentem. Aquilo que profetizam tem que se cumprir, senão não é profeta de Deus (1 Sm 3.19, 20). Recentemente, vimos um pastor profetizar na internet, que no dia 30 de março de 2021 as pessoas não deveriam sair de casa, pois, iriam acontecer milhares de mortes. Corpos ficariam espalhados pelas ruas e as ambulâncias não dariam conta de recolhê-los e isso seria notícia no Brasil e no mundo. A data marcada chegou e nada disso aconteceu. 


3. NÃO CONTRADIZ A BÍBLIA. Deus vela por Sua Palavra para cumprir. Jesus disse que passarão os céus e a terra, mas, a Sua Palavra não passará. A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Deus tem compromisso com a sua Palavra (Jr 1.12). Portanto, se um profeta chegar com uma mensagem contrária à Bíblia, não é profeta de Deus.


4. NÃO ACEITA SUBORNO OU PRÊMIOS POR SUAS PROFECIAS. Um verdadeiro profeta do Senhor entrega a mensagem de Deus com fidelidade e não busca ganhos financeiros ou privilégios. Eliseu foi usado por Deus para curar a lepra de Naamã (2 Rs 5.1,16). Após  cura, o general Siro lhe ofereceu vários presentes,  mas, ele recusou. O seu servo Geazi mentiu, dizendo que o profeta havia pedido presentes e ficou leproso. 

O profeta Daniel foi chamado para ler e interpretar uma escritura que apareceu na parede do palácio do rei Belsazar ( Dn 5.17). Ele leu e interpretou a mensagem de Deus, fielmente. O rei lhe ofereceu vários presentes, mas, ele recusou dizendo:

- Os teus dons fiquem contigo. Dá os teus presentes a outro. 


5. NÃO BUSCA POPULARIDADE. A maioria dos profetas de Deus na Bíblia não eram populares: Elias, Micaías, Jeremias, Amós, etc. principalmente, em tempos de apostasia. O verdadeiro profeta do Senhor é homem de Deus e não homem do povo. Por isso, ele procura ser fiel a Deus e não ser aplaudido.

É preciso estar alerta quanto aos falsos profetas, pois, assim como há os verdadeiros profetas do Senhor, há os falsos profetas e falsos mestres, conforme a Bíblia há nos alertou várias vezes. Se a Igreja conhecer as características de um verdadeiro profeta do Senhor, saberá desmascarar os falsos profetas. Que Deus nos guarde e nos dê discernimento.  


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...