05 abril 2021

Lição 2: O propósito dos Dons Espirituais


Data: 11 de Abril de 2021

TEXTO ÁUREO:

“Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja” (1Co 14.12).

VERDADE PRÁTICA:

“Os dons são recursos concedidos por Deus para fortalecer e edificar a Igreja espiritualmente.”

HINOS SUGERIDOS: 5, 85, 440.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Coríntios 12.8-11; 13.1,2.

REVISÃO DA LIÇÃO ANTERIOR:

Tema: E deu dons aos homens

Na semana passada, tivemos uma lição introdutória ao trimestre. Falamos de forma genérica, sobre os conceitos da palavra dom, no Antigo e no Novo Testamento. 

Fizemos uma breve análise sobre as três categorias de dons apresentadas no Novo Testamento: Dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais, com as suas respectivas subcategorias.

Por último, falamos sobre os problemas da igreja de Corinto em relação à administração dos dons espirituais. 

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 2

Deus não faz nada à toa ou inutilmente. Tudo o que Deus faz tem propósito, ou uma finalidade. “O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido...”. (Pv 16.4a). Com os dons espirituais não é diferente. Na lição passada vimos que Deus deu dons aos homens e nesta lição veremos qual foi o propósito disso. 

No primeiro tópico, veremos que os dons não são para elitizar ou tornar o crente superior aos demais. Os dons espirituais são dádivas, ou presentes, concedidos por Deus à sua Igreja, para a edificação, exortação e consolação do povo de Deus. Não são motivo de orgulho para quem os recebe e não definem espiritualidade de ninguém. A Igreja de Corinto era uma Igreja que possuía muitos dons, mas era carnal e cheia de problemas. 

A razão da existência dos dons na vida do crente é edificar a si mesmo e aos outros. Por desconhecerem as Escrituras e o propósito dos dons espirituais, muitas pessoas usam erroneamente os dons espirituais, visando a autopromoção e até para buscar posições elevadas no Ministério. 

Os dons tem como propósito edificar a Igreja como um todo e capacitá-la a cumprir a sua tríplice missão: adorar a Deus, evangelizar o mundo e edificar os crentes. Ao falar sobre os dons espirituais, para os compara ao corpo humano, que tem vários membros, com funções diferentes, mas, cada um, por mais inexpressivo que pareça, tem a sua importância no funcionamento do corpo e funciona em harmonia com os demais. 

Pb. Weliano Pires 
Assembleia de Deus 
Ministério do Belém 
São Carlos - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...