17 maio 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 08: O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA

Foto do Evangelista americano Billy Graham, publicada no site Notícias Gospelmais


Na lição passada estudamos sobre o Ministério de profeta. Discorremos sobre os profetas do Antigo Testamento. Vimos o conceito da palavra profeta no contexto do Antigo testamento. No idioma hebraico são usadas as palavras “Nabhi”, que significa um mensageiro, porta voz ou anunciador, e “Chozer”, que significa aquele que tem visões, vidente, para se referir ao ministério profético. 

Falamos ainda na lição passada, sobre o ofício de profeta, as suas funções em Israel e sobre o movimento chamado profetismo, que foi um movimento que surgiu no século VIII a. C. e durou até ao período interbíblico. Este movimento combatia a idolatria, denunciava as injustiças e visava a restauração do monoteísmo judaico, preparando o povo para a chegada do Messias. 

Discorremos também sobre o ministério de profeta no Novo Testamento. Neste tópico tratamos do conceito de profeta no Novo Testamento. O grego usa a palavra “Prophetes”, de “pro” (antes) e “phemi” (falar). Significa alguém que fala ou entrega uma mensagem em nome de outra pessoa. Falamos também sobre as características do profeta no Novo testamento, que são diferentes dos profetas do Antigo Pacto e sobre a importância do dom ministerial de profeta.

Por último, falamos sobre as diferenças entre o verdadeiro e o falso profeta, fazendo um contraste entre simplicidade do verdadeiro e arrogância do falso profeta. Trouxemos vários alertas de Jesus e dos apóstolos sobre os falsos profetas, como por exemplo, pelos seus frutos os conhecereis. 


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 08


Jesus instituiu a Sua Igreja e incumbiu-a com a responsabilidade de evangelizar o mundo. Em mais de uma ocasião, o Mestre ordenou aos seus discípulos para anunciarem por todo o mundo o Evangelho. (Mt 28,19,20; Mc 16.15,16; At. 1.8).  Nesse sentido, todos os que foram salvos por Jesus têm a responsabilidade de anunciar o Evangelho. Paulo disse “sobre mim pesa esta responsabilidade” e “ai de mim, se não anunciar o Evangelho.” (1 Co 9.16).

Além da responsabilidade individual de cada crente de evangelizar, Deus escolheu também algumas pessoas específicas para o Ministério de Evangelista, que é um ministro vocacionado especificamente para anunciar o Evangelho, seja individualmente, ou às multidões. Infelizmente, o cargo de evangelista foi deturpado nas Assembléias de Deus e em outras denominações pentecostais e perdeu-se o seu sentido bíblico. Hoje, na  maioria das Igrejas, o evangelista é um cargo que fica entre o presbitério e o pastorado. Há muitos evangelistas que estão dirigindo congregação ou sendo co-pastor. Esta função é do presbítero, como veremos em lição posterior. 

No primeiro tópico desta lição falaremos sobre o envio por Jesus dos setenta discípulos para uma missão de evangelização (Lc 10.1-20). Jesus os enviou e disse que anunciassem a todos que “é chegado o Reino de Deus”. Na ocasião, o Mestre disse-lhes que, rogassem ao Senhor da Seara, para que enviasse mais ceifeiros, pois, são poucos os que anunciam o Evangelho. Jesus alertou os discípulos para que fossem  prudentes como as serpentes e símplices como as pombas, pois, Ele estava lhes enviando para o meio de lobos. Por último, o Mestre garantiu que os sinais e maravilhas confirmariam a Palavra por eles pregada. Os discípulos retornaram regozijando, porque os demônios se sujeitaram a eles e os enfermos foram curados. Jesus, no entanto, disse que não deveriam se alegrar por isso e sim, porque os seus nomes estavam escritos no Livro da vida. 

No segundo tópico, falaremos sobre a grande comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20). Esta grande comissão refere-se à ordem dada por Jesus aos seus discípulos, para irem por todo mundo, ensinando a guardar tudo o que Ele mandou, batizando a todos os que crerem em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O mundo está dividido em dois grupos: os que crêem e os que não crêem. Não podemos distorcer o Evangelho ou nos enganar com um falso evangelho, que tenta amenizar a situação dos pecadores. As pessoas que morrerem sem Cristo estarão eternamente perdidas. Não tem outra saída. Jesus não é um caminho, Ele é o único caminho que conduz a Deus. (Jo 14.6; At 4.12). O comentarista alerta que apenas 33% da população mundial é composta de cristãos [números de 2014] e nesse número estão incluídos os católicos e cristãos nominais. Não significa que todos são salvos. Na Europa, vários templos já foram vendidos e se transformaram em mesquitas, bibliotecas, supermercados, etc. Para muitos, o continente europeu já é considerado pós cristão. 

No terceiro e último tópico trataremos sobre o dom ministerial de evangelista. Veremos o conceito da palavra evangelista, que é alguém chamado por Deus exclusivamente para pregar o Evangelho aos perdidos. Falaremos também sobre o papel e a finalidade do evangelista, que é ser um proclamador das boas novas, ganhador de almas e plantador de novas Igrejas. Um evangelista é, por natureza, apaixonado por almas. É inconcebível, um evangelista que não evangeliza e não prega uma mensagem evangelística, com o intuito de salvar almas. 


Pb. Weliano Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...