24 maio 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 09: O MINISTÉRIO DE PASTOR

Imagem do site Aqui eu aprendi

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada, falamos sobre o Ministério de evangelista. No primeiro tópico, falamos sobre o envio de setenta discípulos por Jesus, para uma missão evangelística. Destacamos que são poucos os obreiros para a evangelização e que os campos estão brancos para a ceifa. Discorremos também sobre as perseguições que a Igreja sofre, pois, Jesus nos enviou como ovelhas para o meio de lobos. Ainda no primeiro tópico, falamos sobre os sinais e maravilhas que o Senhor opera, quando nos dispomos a proclamar o Evangelho, confirmando a palavra que pregamos. 


No segundo tópico falamos a respeito da grande comissão, que foi a ordem dada por Jesus aos seus discípulos, para saírem pelo mundo ensinando a sua doutrina e batizando aqueles que crerem, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta grande comissão tem alcance global, pois, o Senhor nos mandou ir por todas as nações. Vimos que o mundo está dividido em dois grupos: os que crêem e os que não crêem. Falamos também a respeito do desafio de cumprirmos a grande comissão na atualidade. 


No terceiro e último tópico, estudamos sobre o dom ministerial de evangelista, as suas funções e finalidade. A palavra evangelista significa literalmente “transmitir boas boas novas”. Então, um evangelista é, por natureza alguém chamado por Deus, exclusivamente para proclamar o Evangelho aos perdidos. Portanto, deve ser alguém com profundo amor pelas almas e com preparo espiritual e teológico para pregar mensagens evangelísticas. 


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 09


Dando continuidade ao nosso estudo dos dons ministeriais, estudaremos nesta lição sobre o Ministério de pastor. Embora almejado por muitos, ser pastor não é uma tarefa fácil. Pode ser que seja fácil ser um lobo ou um mercenário, disfarçado de pastor. Mas, ser um verdadeiro pastor, segundo o modelo bíblico, é uma tarefa árdua. 


No primeiro tópico, falaremos sobre as características de Jesus como o sumo pastor. Ele é o melhor exemplo para um ministério integral: acolhedor, admoestador e servidor. Jesus é o bom pastor, que conhece as suas ovelhas, é conhecido delas e dá a sua vida pelo rebanho. 


No segundo tópico, veremos as características de um verdadeiro pastor. Um verdadeiro pastor deve ser irrepreensível e ter um caráter íntegro. A sua conduta deve estar de acordo com o seu discurso, senão não terá credibilidade. Além de ter um bom caráter, o verdadeiro pastor deve ter uma boa reputação. Ele deve ser um exemplo para os fiéis, para a sua família e até para os infiéis. 


No terceiro e último tópico falaremos sobre os detalhes da missão do ministério pastoral. A missão do pastor é múltipla, pois ele cuida desde os assuntos espirituais até os mais terrenos. Do ponto de vista bíblico, a missão do pastor está relacionada à oração, ensino da Palavra de Deus, defesa da fé, exortação, aconselhamento bíblico, visita aos enfermos e o cuidado com as pessoas, não como dominador, mas, servindo de exemplo à Igreja. (At 6.4; 1 Pe 5.2; Hb 13.20). Entretanto, em nosso modelo de administração eclesiástica, incorporou-se funções administrativas, financeiras, construção civil e outras ao pastor, tornando a sua tarefa mais difícil do que já era. 


Oremos por nossos pastores, ajudemos-lhes nas suas tarefas, para que não fiquem sobrecarregados e sejamos-lhes submissos às suas orientações bíblicas, para que o seu trabalho não se torne mais pesado do que já é. (Hb 13.17). Entretanto, vale lembrar que esta submissão não é absoluta e não pode fugir dos parâmetros bíblicos. Quem pratica a submissão incondicional aos seus líderes, inclusive aos falsos ensinos, são os adeptos das seitas, que consideram os seus líderes inquestionáveis. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5: JESUS É DEUS

Ev. Weliano Pires Nesta lição falaremos a respeito da divindade do Senhor Jesus, que nos foi revelada no Antigo e no Novo Testamento. No A...