Imagem do site Slide Player |
Neste terceiro e último tópico falaremos sobre o ministério de apóstolo nos dias atuais. Ainda há apóstolos nos dias atuais? Se existem, quem são eles? Existe sucessão apostólica e cobertura espiritual?
Há diferentes pensamentos sobre esta questão. Há os cessacionistas, que negam a existência deste ministério nos dias atuais, assim como negam a existência dos dons espirituais. Por outro lado, existem os que se autodeclaram apóstolos, como forma de se considerarem superiores aos demais. Temos também a chamada sucessão apostólica, que a Igreja Católica inventou, como forma de justificar o poder papal.
Veremos neste tópico também, a existência de outros apóstolos fora do colégio dos doze apóstolos.
1. Ainda há apóstolos? O colégio apostólico foi formado por doze discípulos, que foram escolhidos diretamente por Jesus e enviados para uma missão específica.
Estes apóstolos tinham características singulares, tais como: foram chamados diretamente por Jesus; andaram com Jesus em seu ministério terreno, viram o Cristo ressurreto e receberam autoridade diretamente dele. Nesse sentido, não temos mais apóstolos, pois, não há ninguém com estas características hoje.
Além disso, Jesus disse que os doze apóstolos se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28). Sendo assim, o número está completo. Em Apocalipse está escrito que João viu os nomes dos doze apóstolos estão registrados nos fundamentos da cidade santa (Ap 21.12-14). Então, são apenas doze apóstolos.
2. Apóstolos fora dos doze. Conforme vimos, o Colégio apostólico está completo e não há mais apóstolos com estas caraterísticas. Entretanto, a Bíblia mostra outros apóstolos nas Epístolas, como Paulo e Barnabé e os parentes de Paulo, Andrônico e Júnia (Rm 16.7).
Vale lembrar que o nome Júnia é masculino. Há pessoas querendo encontrar base bíblica para o ministério feminino, dizendo que Júnia era "apóstola". Mas, não existe apóstola, bispa, pastora ou presbítera na Bíblia. Jesus tinha muitos discípulos e entre eles havia muitas mulheres. Mas, Ele chamou doze apóstolos e todos eram homens. Na Igreja primitiva também não há nenhuma menção a mulheres na liderança da Igreja. As mulheres dos apóstolos também não eram apóstolas, assim como as mulheres dos pastores não são pastoras.
3. O ministério apostólico atual. O ministério apostólico nos moldes do colégio apostólico não existe mais. Não há na Bíblia nenhuma sucessão de apóstolos depois de Matias. Também não houve sucessão dos apóstolos após o martírio deles.
A Igreja Católica, no intuito de justificar o poder papal, criou o dogma da sucessão apostólica. Os católicos dizem que Pedro teria sido Papa em Roma por 25 anos e que os papas seguintes são os seus sucessores. Entretanto, não há base bíblica, ou histórica, que justifique este dogma. Pedro era casado e nunca foi bispo de Roma. Aliás, Pedro só esteve em Roma, por ocasião da sua execução.
Há Igrejas, supostamente evangélicas que criaram o ministério apostólico, com o objetivo de elevar os seus líderes a um patamar superior aos pastores e colocá-los como supostos mediadores entre a Igreja e Deus, com a famigerada ideia de "cobertura espiritual". Mas, isso também não tem fundamento bíblico.
O ministério apostólico na atualidade se aplica aos missionários, que são enviados pela Igreja, para desbravar campos e plantar Igrejas.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário