19 maio 2021

A GRANDE COMISSÃO

Créditos da Imagem: slideshare.net

Neste segundo tópico, falaremos sobre a chamada "Grande comissão'' (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20). Refere-se à ordem dada por Jesus aos seus discípulos, para os seus discípulos irem por todo mundo, ensinando todas as nações a guardarem tudo o que Ele mandou e batizando a todos os que crerem em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

A missão da Igreja neste mundo é tríplice: evangelizar o mundo, edificar os que já foram salvos e adorar a Deus. Destes três, o principal é a evangelização, pois dela dependem os outros dois. Se não houver evangelização, não haverá conversões de almas a Cristo. Se não houver conversões, não haverá a quem edificar e não haverá pessoas para adorar a Deus. 


1. O alcance da Grande Comissão. O alcance da Grande Comissão é global. Jesus não disse para pregarmos o Evangelho apenas no templo, ou em nossa cidade. Ele também não disse para as pessoas virem até nós. A ordem é para os seus discípulos irem por todas as nações e ensinarem o que Ele nos ensinou. Também não é um pedido ou uma opção para a Igreja. É uma ordem do Mestre. 


2. O mundo está dividido em dois grupos: os que crêem e os que não crêem. Não podemos distorcer o Evangelho ou nos enganar com um falso evangelho, que tenta amenizar a situação dos pecadores. As pessoas que morrerem sem Cristo estarão eternamente perdidas. Não tem outra saída. Jesus não é um dos caminhos, Ele é o único caminho que conduz a Deus. (Jo 14.6; At 4.12). 

Há muitas pessoas, inclusive evangélicas, que estão equivocadas sobre isso. Tem pessoas que acreditam que Deus é bom e misericordioso e no final vai salvar a todos. Esta heresia é chamada de universalismo. Não é isso que a Bíblia ensina. Jesus disse que os que não creem serão condenados. (Mc 16.16). Paulo, escrevendo aos Romanos, perguntou: Como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14).

Existem ainda os que acreditam que as pessoas serão salvas porque sofreram muito, ou porque fizeram boas obras. Mas, isso também não tem fundamento bíblico. A humanidade sem Cristo estará eternamente perdida, sem exceção. Jesus Cristo veio a este mundo, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado. Não há possibilidade de salvação fora dele. (Jo 14.6; Atos 4.12). Portanto, precisamos urgentemente comunicar isso ao mundo, antes que seja tarde demais.


3. A Grande Comissão hoje. O cumprimento da Grande comissão pela Igreja atual representa um grande desafio. Hoje, a Igreja dispõe de tecnologia, recursos e liberdade religiosa em muitos países, embora a perseguição seja intensa em muitos países, como vimos no tópico anterior. Mas, a verdade é que temos feito muito pouco em relação à evangelização mundial. Se analisarmos o percentual de aplicação dos nossos recursos em missões, em relação aos outros gastos da Igreja, o número é pífio. A quantidade de obreiros que são enviados para a missão, comparada aos que são ordenados a evangelistas e pastores também é muito pequena. 

O comentarista alerta que apenas 33% da população mundial é composta de cristãos [números de 2014] e nesse número estão incluídos os católicos e cristãos nominais. Não significa que todos são salvos. Na Europa, vários templos já foram vendidos e se transformaram em mesquitas, bibliotecas, supermercados, etc. Para muitos, o continente europeu já é considerado pós cristão. 

No final dos anos 80 e início dos anos 90, houve um grande despertamento da Igreja brasileira para missões, principalmente na Assembleia de Deus. Foi criada a EMAD (Escola de Missões da Assembléia de Deus), para formar missionários. Criaram também A SENAMI (Secretaria Nacional de Missões), para arrecadar recursos e conscientizar a Igreja sobre a urgência missionária. No Ministério do Belém, por exemplo, em cada congregação passou a ter um departamento de missões. Muitos missionários foram enviados para a África, Europa, Ásia e países da América do Sul e Central. 

Foi realmente, um grande despertamento da Igreja nesse sentido. Entretanto, nos últimos anos, a Igreja tem estacionado novamente. Estamos fazendo muitos trabalhos nos templos para crentes. Temos encontros de casais, trabalhos para mulheres, homens, jovens, empreendedores, músicos, etc. Mas, a maioria deles voltados para os que já são crentes ou para coisas relacionadas a esta vida. Estas coisas são importantes também. Mas, não podem ocupar o maior tempo da Igreja, pois, a ordem dada por Jesus aos seus discípulos foi para evangelizar o mundo, falando da necessidade de salvação e não preparar as pessoas para viverem neste mundo. Nós não somos deste mundo, somos peregrinos aqui.


Pb. Weliano Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...