04 maio 2021

O COLÉGIO APOSTÓLICO

Jesus teve muitos discípulos e seguidores. Por onde Ele passava, muitos o seguiam. Certa vez, Ele enviou setenta discípulos a evangelizar. Mas, nem todos os seus discípulos eram apóstolos, somente doze deles foram escolhidos por Jesus para serem apóstolos.

Neste primeiro tópico, vamos ver a definição da palavra apóstolo, quem era o colégio apostólico e quais as características singulares dos doze apóstolos escolhidos por Jesus. 

1. O termo “apóstolo”. A palavra grega “apóstolos” significa alguém que foi enviado ou um mensageiro. Em sentido mais específico, é alguém que foi enviado para uma missão particular. 

Jesus é o apóstolo por excelência, pois, Ele foi enviado a este mundo pelo Pai com uma missão específica de dar a sua vida para salvar aqueles que nele cressem (Hb. 3.1). Em seus discursos, Ele sempre dizia, que havia sido enviado pelo Pai e estava fazendo a vontade daquele que o enviará.

Da mesma forma, Jesus escolheu um grupo de doze discípulos e os ‘enviou’ (apostollein). “...chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos.” (Lc 6.13). Os apóstolos foram chamados e enviados por Jesus para uma missão específica. 

2. O colégio apostólico. Quando falamos de "Colégio apostólico", estamos nos referindo ao grupo de doze de discípulos que o Senhor Jesus convocou, para serem os seus auxiliares diretos em seu ministério terreno e estabelecerem a sua Igreja, logo após a sua ascensão. 

Os apóstolos eram homens comuns e cheios de falhas. Um deles, Judas Iscariotes, traiu Jesus, vendendo-o trinta moedas de prata. Pedro o negou por três vezes e todos o abandonaram no momento da crucificação. 

Após a ressurreição, Jesus soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. Depois, no dia de Pentecostes, eles foram revestidos de poder, com exceção de Judas Iscariotes, que se desviou e cometeu suicídio. 

Após a ascensão de Jesus, os apóstolos se reuniram para escolher um substituto para Judas. Lançaram sortes entre José, chamado Barsabás, e Matias. No sorteio, Matias foi o escolhido. Estudiosos da Bíblia entendem que Pedro se precipitou, pois, Deus não lhe mandou escolher substituto, pois, os apóstolos foram escolhidos diretamente por Jesus. 

3. A singularidade dos doze. O colégio apostólico foi chamado diretamente por Jesus para lançar a Doutrina da Igreja, que eles receberam diretamente do Senhor, seja pessoalmente ou por revelação e inspiração do Espírito Santo. Os Livros do Novo Testamento foram quase todos escritos por apóstolos ou sob a supervisão de algum deles. 

O colégio apostólico é único e tem algumas características exclusivas:

a. Foram convocados pessoalmente por Jesus (Mt 10.1; Lc 6.13).

b. Andaram com Jesus e aprenderam com Ele durante todo o seu ministério terreno. Mc 6.7; Jo 6.66-71; At 1.21-23).

c. Receberam autoridade exclusiva de Jesus. (Jo 20.21-23).

d. Viram Jesus ressuscitado. (At 1.22,22). 

Sendo assim, entendemos que o Colégio apostólico não teve sucessão, pois, não existem mais apóstolos com estas características. 

Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...