TEXTO ÁUREO:
“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2Co 6.17).
VERDADE PRÁTICA:
“O mundanismo na Igreja corrompe os bons costumes e extingue a santidade.”
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Esdras 2.59-62; 4.2,3; 6.2-4.
Esdras 2
59 — Também estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer, porém não puderam mostrar a casa de seus pais e sua linhagem, se de Israel eram.
60 — Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinquenta e dois.
61 — E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome.
62 — Estes buscaram o seu registro entre os que estavam registrados nas genealogias, mas não se acharam nelas; pelo que por imundos foram rejeitados do sacerdócio.
Esdras 4
2 — Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou vir para aqui.
3 — Porém Zorobabel, e Jesua, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que vós e nós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós, sós, a edificaremos ao SENHOR, Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.
Esdras 6
2 — E em Acmetá, no palácio que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial, que dizia assim:
3 — No ano primeiro do rei Ciro, o rei Ciro deu esta ordem: Com respeito à Casa de Deus em Jerusalém, essa casa se edificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura, de sessenta côvados, e a sua largura, de sessenta côvados,
4 — com três carreiras de grandes pedras e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei.
HINOS SUGERIDOS: 32, 99 e 447 da Harpa Cristã.
INTRODUÇÃO
Na lição passada estudamos:
A oração de Neemias e a resposta de Deus.
A chegada de Neemias a Jerusalém: o levantamento da situação e a disposição de Neemias para reconstruir os muros.
Como os muros de Jerusalém foram levantados: o plano, tática e sabedoria de Neemias.
A oposição de Sambalate, o horonita, Tobias, o amonita, e Gesém, o árabe para tentar parar a obra.
A conclusão dos muros de Jerusalém e a sua repercussão: até os inimigos reconheceram.
Nesta lição estudaremos:
Deus exige a separação do pecado e do mundo.
Apenas os Judeus autênticos puderam retornar do cativeiro.
Os Judeus não aceitaram a ajuda dos samaritanos, mesmo eles tentando construir laços de parentesco e dizendo que também serviam a Deus.
Deus exige santidade do seu povo. A lição cita como exemplo o caso do pecado de Acã.
Devemos manter uma vida separada do mal (santidade) e vivermos conforme a vontade de Deus, pois, só assim, Deus irá nos abençoar.
I. SOMENTE OS JUDEUS RETORNARAM A JUDÁ
1. Prova da linhagem israelita.
Foi exigido dos Judeus que voltaram do cativeiro, a prova de sua linhagem. Na primeira triagem foram excluídas 652 pessoas, inclusive alguns filhos de sacerdotes, cujos nomes não constavam nos registros das genealogias. (Ed 2.59-62).Os judeus mestiços, nascidos de casamentos mistos, durante o cativeiro em Babilônia, não fariam parte do grupo de judeus que retornaram a Judá.
2. Deus não aceita mistura do seu povo com o povo do mundo.
Quando os israelitas, libertados pela mão do Senhor, se preparavam para ir a Canaã, um grande povo de “mistura”, não israelita, queria acompanhá-los. Foi exatamente essa gente que durante o trajeto pelo deserto foi fonte inspiradora de murmuração (Nm 11.4).
3. A mistura com os ímpios sempre traz prejuízos.
Deus sabe que a mistura do seu povo com os ímpios, traz enormes prejuízos e até a destruição deles. Por isso, sempre tanto Israel quanto a Igreja de se misturar com outro povo.
II. OS JUDEUS NÃO ACEITARAM A AJUDA DOS SAMARITANOS
Esdras e Neemias nos apresentam o significado teológico da restauração da comunidade judaica, pós cativeiro (Ed 2.1-70; 8.1-14; Ne 7.5-65). Esdras apresenta as extensas genealogias, com o propósito de legitimar os que que voltaram do cativeiro, estabelecendo a sua ligação com a descendência de Abraão.
Neemias, por sua vez, deu ênfase promessa do Senhor dada a Moisés, de que se o povo pecasse e fosse para o cativeiro, o Senhor os ajuntaria de novo e traria de volta à sua terra. (Dt 30.2-4)
1. Quem eram os samaritanos? Os samaritanos eram uma mistura de gente, na sua maioria de origem pagã, que passaram a habitar em Israel, por ordem do Rei da Assíria, quando as dez tribos do Norte foram levadas cativas para a Assíria. Depois, o rei da Assíria enviou-lhes um sacerdote dos israelitas para ensinar a esse povo o temor do Deus de Israel. Mas, o próprio sacerdote era falso, pois, não era da linhagem de Aarão. Os samaritanos temiam o Senhor, mas também serviam a seus deuses (2Rs 17.33).
2. Os samaritanos ofereceram cooperação aos judeus. Os samaritanos se ofereceram para ajudar os Judeus (Ed 4.1), mas, estes recusaram a ajuda. (Ed 4.1-3; Ne 6.2,3). Esta recusa é bíblica. A Bíblia manda nos afastarmos dos que não tem a sã doutrina (1Tm 6.3-5: Tt 3.10; 2Jo 10,11); dos que tem uma vida irregular (2Pe 3.17) e dos que causam divisões (Rm 16.17,18; 2Pe 2.10,13,18; Jd 12,18,19).
3. Os samaritanos procuraram aparentar-se com os judeus. [jugo desigual]. Os samaritanos casaram com as filhas dos judeus, e deram filhas aos judeus em casamento. (Ed 9.1,2).
(Este será o tema da lição 12)
4. Os samaritanos tornaram-se inimigos dos judeus:
a. Os samaritanos invejaram os judeus.
b. Os samaritanos queriam obter prestígio, com a associação aos judeus.
c. Quando os judeus recusaram a aproximação, passaram a ser odiados.
III. DEUS EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO
Em toda a história do povo de Deus, observa-se que Ele, para manifestar-se no meio do seu povo, exige plena santidade. Deus espera que seu povo esteja sempre em comunhão com Ele, vivendo separado do mal.
1. Retornando do cativeiro. Israel separou-se do mal (2Co 6.17; 7.1) e, por isso, conseguiram concluir a construção do Templo.
2. Quando Josué se preparou para passar o Jordão, disse ao povo para se santificarem (Js 3.5). Deus colocou a santidade como condição para fazer maravilhas.
3. O anjo do Senhor visita o acampamento israelita. Josué recebeu a visita de um anjo, que lhe disse: “Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo!” (Js 5.13-15).
4. Israel é derrotado pela pequena cidade de Ai. Após a derrota, Josué prostrou-se com o rosto em terra e perguntou a Deus, a razão daquela derrota. A resposta de Deus é que havia pecado escondido no meio do povo. Somente após a descoberta do pecado é que a vitória veio.
Deus exige santificação de seu povo para poder operar no meio dele.
IV. DEVEMOS MANTER UMA VIDA DE SEPARAÇÃO DO MAL
1. Os judeus mantiveram-se separados dos samaritanos. Se os judeus tivessem aberto a porta para uma união com os samaritanos, teria se misturado aos seus cultos e à idolatria. Deus não aceita cultos mistos.
2. Exemplos de servos de Deus que duvidaram se valia a pena manter a linha de separação do mal:
Asafe (Sl 73)
Os Judeus nos dias de Malaquias. (Ml 3.15)
3. Devemos viver conforme a vontade do Senhor. A vontade de Deus para conosco é a vossa santificação” (1Ts 4.3).
4. Bênçãos acompanham os que vivem conforme a vontade de Deus. Os que vivem de acordo com a vontade de Deus tem vitória contra o diabo, tem crescimento espiritual, o Espírito Santo opera sobre eles e, sobretudo, estão preparados para a Vinda do Senhor!
CONCLUSÃO
Deus é absolutamente santo e, por isso, não aceita a mistura com o pecado. Desde o princípio, Deus sempre exigiu que os seus fossem separados. Deus ordenou que Abrão saísse da sua terra e do meio dos seus parentes, para ir a uma terra, que Ele iria lhe mostrar.
Deus tirou Israel do Egito e falou para destruírem as nações idólatras e não se misturarem com elas. Em várias ocasiões, Deus repreendeu Israel e os seus reis, por fazerem alianças com ímpios.
Hoje, na Nova Aliança, a exigência continua. Devemos amar as pessoas e evangelizá-las. Mas, não podemos nos misturar com o mundo, participar das festas profanas e cultos aos ídolos. "...Sem a santificação, no ninguém verá o Senhor". (Hb. 12.14b).
Notas:
Revista Lições Bíblicas /CPAD
Bíblia Sagrada
(Pb. Weliano Pires)