"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 3.11-13).
O livro do Apocalipse (grego ‘Apocalipsis’ que significa revelação) foi escrito pelo apóstolo João, por volta do ano 90 d.C, durante o governo do imperador Domiciano, quando o apóstolo foi exilado na Ilha de Patmos.
Inicialmente, João descreve que viu Jesus glorificado (vs.9-20). Nesta visão, o Senhor lhe ordenou que escrevesse cartas às sete Igrejas da Ásia Menor, que fica na atual região da ocidental da Turquia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
A Igreja de Filadélfia, descrita no texto que lemos, era uma Igreja fiel, que vivia em uma pequena cidade, que se tornara o centro da cultura grega, famosa pelos seus vinhedos e sujeita a terremotos. Assim como Esmirna, a Igreja de Filadélfia não recebeu nenhuma crítica do Senhor Jesus, só elogios, instrução e promessas.
1. A bem aventurada esperança da Igreja: A vinda de Jesus
Nos versículos 11-13, o Senhor Jesus faz uma promessa e dá instruções àquela Igreja sofrida e perseguida: é a sua gloriosa vinda. A Igreja do Senhor é peregrina e forasteira neste mundo. A nossa grande esperança é a volta de Jesus, para estarmos para sempre com Ele.
2. A Vinda do Senhor está próxima. (v.11a). “...Venho sem demora”.
a) Os sinais mostram que Cristo já vem: Terremotos, fomes, pestes, guerras e apostasia.
b) Devemos viver como se Cristo fosse voltar agora.
c) A proximidade da Vinda de Jesus é um consolo para os fiéis e um alerta para quem não está firme.
3. A nossa salvação condicionada à nossa perseverança. (v.11b). “Guarda o que tens...”.
A maior das virtudes é a perseverança. tudo o que eu fizer só terá valor se eu perseverar nisso. Se eu for fiel a Deus por 20 anos e me desviar no 21º ano, tudo será perdido. Portanto, “guarda o que tens.”
4. É possível alguém tomar a nossa salvação. (v.11c). “Para que ninguém tome a tua coroa”.
Ao contrário do que pensam os calvinistas, que dizem que não é possível perder a salvação, a Bíblia mostra vários textos alertando-nos para vigiar, porque há esta possibilidade (1 Pe 5.8; Hb 6.4-6).
5. O Céu está prometido para quem vencer. (v.12).
a) Em todas as cartas há uma promessa para quem vencer.
b) O Reino do Céu é tomado à força ou por esforço. (Mt 11.12)
c) A vitamina do crente é a Bíblia e a oração. Vamos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder. (Ef 6.10).
As profecias e os sinais preditos nas Escrituras nos mostram que Jesus está voltando. É preciso, mais do que nunca, estar preparado para a vinda do Senhor, ou para a nossa partida. Não sabemos o dia nem a hora em que Ele há de vir. Também não sabemos o dia da nossa partida, pois, a morte não escolhe idade, classe social, etnia, situação econômica, etc. A qualquer momento, qualquer um de nós pode partir para a eternidade. Portanto, precisamos estar preparados.
Ora vem Senhor Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário