03 agosto 2020

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28.19,20)


INTRODUÇÃO

Por que há tantos crentes imaturos e meninos espirituais, que desconhecem o básico das Doutrinas bíblicas? Por que as seitas crescem tanto e cooptam adeptos, inclusive, nas Igrejas evangélicas? 
Não basta a pessoa levantar a mão em um congresso ou em um domingo à noite, para afirmarmos que ‘ganhamos alguém para Cristo’. Segundo o saudoso evangelista americano, Billy Graham, a decisão de seguir a Cristo representa apenas 5% da conversão. Muitos dos que se decidem por Cristo, não permanecem, por ‘falta de raiz’, ou seja, por falta de educação cristã.

1. DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ. 
A palavra educação vem do latim ‘ducare’, que significa ‘guiar’ ‘conduzir’, mais o prefixo ‘e’ que significa ‘para fora’. Portanto, educação é a atividade de conduzir para fora. Educação cristã, por conseguinte, é um conjunto de atividades, que conduz as pessoas para fora do reino das trevas, ensina e capacita a viverem de acordo com os princípios de Jesus Cristo. É ensinar as pessoas dentro de uma cosmovisão cristã.

2. O PAPEL DO EDUCADOR CRISTÃO
O novo convertido chega à Igreja, sem conhecer absolutamente nada, ou com conhecimentos distorcidos sobre Deus, a Bíblia, a Vida eterna,etc. Muitos levantam as mão em um culto, motivados pela emoção, ou porque gostaram do culto e da companhia dos crentes. Há até aqueles que fazem isso, por estarem interessados em algum jovem da Igreja.Mas, isso não faz destas pessoas um cristão verdadeiro. 
Cabe ao educador cristão, seja ele pastor, professor da Escola Dominical, ou líder de um departamento, ensinar-lhes os fundamentos da nossa fé e acompanhar passo a passo, o seu desenvolvimento espiritual, como os pais fazem com uma criança, após o nascimento.

3. A EDUCAÇÃO CRISTÃ E O CRESCIMENTO DA IGREJA LOCAL.
Muitas Igrejas não crescem, ou pelo menos não crescem de forma saudável. Crescem apenas em número de adeptos, mas, não em número de cristãos verdadeiros. A educação cristã pode proporcionar tanto um crescimento quantitativo, quanto qualitativo da Igreja, através das seguintes fases: 

a) Discipulado. Ensino bíblico, em linguagem simples e compreensível aos novos crentes;
b) Escola Bíblica Dominical. Ensino bíblico sistemático semanal, para todas as faixas etárias.
c) Seminários, palestras e Escolas Bíblicas para obreiros. Ensino bíblico e reciclagem periódica de conhecimento para os obreiros da Igreja. 
d) Educação teológica acadêmica. Ensino teológico sistemático e mais aprofundado, com o objetivo de formar professores, pensadores e pesquisadores na área da teologia. 

4. A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A OBRA MISSIONÁRIA.
Jesus, antes de subir ao Céu, ordenou aos discípulos que “ensinassem todas as nações”. Portanto, a Igreja deve implantar a educação cristã também, voltada para a obra missionária, preparando e enviando vocacionados ao campo missionário. A CGADB, Convenção Geral  das Assembléias de Deus no Brasil) tem um órgão chamado SENAMI (Secretaria Nacional de Missões) que cuida desta área. Tem também a EMAD (Escola de Missões das Assembléias de Deus) que forma missionários. Se alguém sente a chamada para a missão, precisa passar por um curso de missões e se preparar para ir ao campo, principalmente em se tratando de missões transculturais. Há muitas barreiras a serem superadas, como a separação dos familiares, o novo idioma, as perseguições, a nova cultura, etc.

5. PREPARANDO NOVOS EDUCADORES CRISTÃOS. 
O tempo passa depressa e a Igreja cresce. Obreiros são jubilados, passam para a eternidade, mudam para outros campos de trabalho, outros desanimam, etc. Por isso, há a constante necessidade de se preparar novos educadores cristãos para substituí-los e dar continuidade ao trabalho.Com a educação cristã não é diferente. Precisamos preparar novos educadores, para ensinar aos crentes as Doutrinas do Cristianismo. Mas, o que fazer para preparar novos ensinadores?

a) Orar para que o Senhor chame novos ensinadores. Um educador cristão não é um simples profissional da educação. Precisa ser vocacionado por Deus.
b) Observando na Igreja quem tem esta chamada de Deus.
c) Investindo financeiramente na na Educação cristã.
d) Organizando  Seminários, palestras, Escolas bíblicas para obreiros, etc. 

CONCLUSÃO

Você conhece as doutrinas fundamentais da Bíblia? Sente-se capaz de ensinar aos outros as verdades bíblicas? Precisamos, urgentemente, nos preparar para cumprir o IDE de Jesus. A educação cristã precisa ser uma realidade em nossas Igrejas. Não podemos mais aceitar que a Escola Dominical, os cultos de ensino e as escolas teológicas sejam desprezadas em nossas Igrejas, ou relegadas a segundo plano. Para os congressos, que exaltam os egos dos crentes, gasta-se verdadeiras fortunas. Entretanto, para um CAPED [Curso de aperfeiçoamento de professores da Escola Dominical], Seminários de Escola Dominical ou curso preparatório para obreiros, ‘não se pode gastar nada’. Quem quiser participar, tem que arcar com os custos. O Ministério de Jesus, em sua maior parte, era voltado para o ensino. 

Weliano Pires

Um comentário:

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...