06 agosto 2020

LIÇÃO 6: NEEMIAS RECONSTRÓI OS MUROS DE JERUSALÉM

Lições Bíblicas CPAD - Lição 6 - 3º Trimestre de 2020

Créditos da foto: Revista Lições Bíblicas /CPAD


Data: 09 de Agosto de 2020


TEXTO ÁUREO

“Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor” (Is 60.18).


VERDADE PRÁTICA

"Somente despertados, podemos vencer qualquer obstáculo para realizarmos a obra de Deus."


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Neemias 1.1-4; 2.1-9.


HINOS SUGERIDOS: 77, 434 e 440 da Harpa Cristã.


OBJETIVO GERAL:

  • Mostrar que foi Deus quem despertou em Neemias o desejo de restaurar os muros de Jerusalém.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I. Mostrar como Deus respondeu às orações de Neemias;

II. Saber como foi a ida e a chegada de Neemias a Jerusalém;

III. Explicar como Neemias iniciou a reconstrução dos muros;

IV. Compreender que o levantamento dos muros provocou grande oposição;

V. Apontar como foi a inauguração solene dos muros;

VI. Conscientizar a respeito dos ensinos que a construção dos muros traz.


INTRODUÇÃO


Na lição passada estudamos: 

  • Deus levantou os profetas Ageu e Zacarias, para falar com Zorobabel, com Josué e com o povo.

  • Os aspectos das mensagens proféticas dos profetas Ageu e Zacarias em relação ao restabelecimento do Templo e o seu futuro.

  • Manifestações proféticas no Antigo e no Novo Testamento.

  • A diferença entre o ministério profético no Antigo e no Novo Testamento.

  • O Dom de profecia.

Nesta lição estudaremos:


  • A oração de Neemias e a resposta de Deus.

  • A chegada de Neemias a Jerusalém: o levantamento da situação e a disposição de Neemias para reconstruir os muros.

  • Como os muros de Jerusalém foram levantados: o plano, tática e sabedoria de Neemias.

  • A oposição de Sambalate, o horonita, Tobias, o amonita, e Gesém, o árabe para tentar parar a obra. 

  • A conclusão dos muros de Jerusalém e a sua repercussão: até os inimigos reconheceram.

I. DEUS RESPONDE ÀS ORAÇÕES DE NEEMIAS


1. Quem era Neemias? 

  • O nome Neemias significa: “confortado por Deus”. 

  • Filho de Hacalias, irmão de Hanani (Ne 1.1-2)

  • Provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia (Ne 2.3). 

  • Era copeiro do Rei da Pérsia e trabalhava no Palácio, em Susã.

  • Era um homem de grande confiança (Ne 1.11), trabalhava sempre com alegria (Ne 2.1); e tinha a afeição e confiança do rei (Ne 2.4,8). 

2. Deus envia emissário a Neemias. Deus enviou de Jerusalém, Hanani, irmão de Neemias, que lhe informou da situação do seu povo que era de grande miséria. 

3. Neemias, angustiado, jejua e ora. Ouvindo este relato triste, Neemias angustiou-se e foi orar e jejuar. Ele começou a orar em quisleu (novembro-dezembro) e a resposta só veio em Nisã (março-abril).

4. Deus responde às orações de Neemias. Em resposta à oração de Neemias, Deus tocou no coração do rei, para que lhe perguntasse o que ele tinha, pois, estava triste. Neemias orou a Deus antes de responder. O rei, então, perguntou o que poderia fazer por ele e Neemias lhe pediu permissão para reedificar os muros.

5. Deus despertou o rei a atender o pedido de Neemias. De novo, Deus despertou o rei e este enviou uma carta por Neemias, dirigidas aos governadores da região, não somente autorizando a construção dos muros, mas também, providenciando o material necessário.


A oração de Neemias nos ensina que: 

  • Mesmo quando não vemos, Deus está trabalhando. Neemias estava no Palácio, a quilômetros de distância de Jerusalém. Mas, Deus lhe mandou o emissário, para falar da situação de Jerusalém.

  • Quando a situação estiver precária e não pudermos fazer nada, a saída é buscar a Deus em oração.

  • Deus responde as nossas orações e faz aquilo que não podemos fazer.

II. NEEMIAS CHEGA A JERUSALÉM (Ne 2.7-11)


1. Neemias faz levantamento da real situação dos muros. Neemias tinha a bênção de Deus e a permissão do rei. Mesmo assim, ele foi a Jerusalém, discretamente, com poucas pessoas e de noite.

2. Neemias declara sua intenção de reedificar os muros. Chegando em Jerusalém, Neemias fez um levantamento geral da situação e do que precisaria ser feito. Depois, demonstrou a sua disposição em reconstruir os muros. 


Com Neemias aprendemos que:

  • Ao iniciar algo para Deus, devemos manter sigilo, falando somente para as pessoas envolvidas.

  • Em toda obra que formos fazer é preciso planejamento. Quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar nenhum.

  • Não adianta apenas orar, planejar e ficar na zona de conforto no palácio. Neemias se dispôs a fazer a obra e fez.


III. NEEMIAS INICIA O LEVANTAMENTO DOS MUROS

1. O plano de Neemias. Neemias dividiu a construção em várias partes e cada uma delas tinha uma porta. Cada equipe era responsável por edificar o muro em sua área. Ao mesmo tempo, outra equipe ficou responsável por trazer material e recolher o entulho.

2. A tática de Neemias. Neemias tinha um plano que aproveitava todos os que quisessem trabalhar, designando a cada um a sua função. Esta estratégia deve ser seguida pelas Igrejas na obra de Evangelização.

3. A união dos judeus ficou ameaçada. Apesar deste plano fantástico e organizado, surgiu um problema entre pobres e ricos, que ameaçava a união do grupo de trabalho. Entretanto, Deus deu sabedoria a Neemias para resolver o problema imediatamente.


A reconstrução dos muros por Neemias nos ensina: 

  • Em tudo que formos fazer, mesmo estando na direção de Deus, precisamos de planejamento. Planejar é desenvolver uma ponte entre você e o resultado que você deseja alcançar.  

  • Em todos os trabalhos que fazemos em equipe, deve haver liderança e distribuição estratégica de tarefas, de acordo com a vontade, disposição e capacidade de cada um. Se todos fizerem a mesma coisa, haverá acúmulo de pessoas em um lugar e ficarão muitas coisas sem fazer. 

  • É preciso parar para resolver alguns problemas e imprevistos que surgem, para que eles não cresçam e comprometam o trabalho. 

IV. O LEVANTAMENTO DOS MUROS PROVOCOU GRANDE OPOSIÇÃO

1. Sambalate, Tobias e Gesém indignaram-se grandemente e usaram várias estratégias para fazerem parar a obra. À semelhança de Zorobabel, Neemias também enfrentou grande oposição de estrangeiros, que tentaram parar a obra de várias formas. Porém, ao contrário de Zorobabel, Neemias não se deixou intimidar e venceu os obstáculos. Este será o assunto da lição 9.

2. O muro foi concluído (Ne 6.15,16). Finalmente, o muros foram concluído e houve grande repercussão. Até os inimigos tiveram que reconhecer o êxito da obra e que Deus foi o responsável por ela. 


A oposição de Sambalate, Tobias e Gesém nos ensina:

  • Sempre que estivermos fazendo algo para Deus, enfrentaremos oposição, pois, o inimigo não quer que a obra seja feita. “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Tm 3.12).

  • Devemos vigiar e agir com sabedoria. Mas, não podemos para a obra, por causa de ameaças dos inimigos da obra de Deus. “...Quem for covarde e medroso, volte! (Jz 7.3)

  • Não se preocupe com oposições e críticas e não espere reconhecimento. Quando a vitória chegar, até os inimigos saberão que Deus estava com você.


V. O MURO FOI SOLENEMENTE INAUGURADO

1. Foram convocados todos os levitas para a inauguração. (Ne 12.27). Com muita alegria, houve purificação dos sacerdotes, levitas e do povo em geral. 

2. O ato de dedicação incluiu duas procissões ao longo dos muros. A alegria tomou conta de Jerusalém e como foi no lançamento dos alicerces do Templo, de longe foram ouvidas as vozes de júbilo e louvor. 


A inauguração dos muros nos ensina:

  • Antes da festa vem a santificação, pois, Deus não recebe louvores de pessoas que não tem vida de santidade. 

  • Quando fazemos algo na direção de Deus e com santificação, o Espírito Santo nos enche de alegria. Esta alegria invade todo o nosso ser. O mundo não conhece esta alegria indizível. 


CONCLUSÃO


Aprendemos nesta lição que em momentos difíceis e de tristeza, quando não sabemos o que fazer, devemos orar e buscar ao Senhor de todo o nosso coração. Deus ouve a nossa oração e faz aquilo que não podemos fazer. Ele nos concede estratégias para fazer a sua obra e vencer as oposições e obstáculos. 


Esboço elaborado pelo Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus, Ministério do Belém  - SÃO CARLOS - SP


NOTAS E REFERÊNCIAS:

REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS/CPAD

COMENTÁRIOS DO PORTAL DA ESCOLA DOMINICAL.

BÍBLIA SAGRADA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...