(SUBSÍDIO DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO)
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Rogamos que as ricas bênçãos do Senhor sejam derramadas sobre a sua vida, ministério e família. Nesta rica oportunidade, estudaremos sobre a natureza humana a partir da Antropologia na visão bíblica. Deus constituiu o homem de corpo, alma e espírito. Estes aspectos fundamentam a Doutrina do Homem e apontam como o homem foi criado, bem como revela o propósito do Criador em trazê-lo à existência.
O estudo sistemático sobre a Doutrina do Homem tem a pretensão de dirimir em que consiste a natureza humana atrelada aos propósitos do Criador para a humanidade. Deus, por sua infinita graça, criou os seres humanos com o fim de glorificá-lo a partir de uma comunhão eterna. No estudo desta lição, sua classe é convidada a conhecer com maiores detalhes dos três componentes básicos da existência humana, a saber, corpo, alma e espírito. Para termos uma visão geral do assunto, Stanley M. Horton, na obra Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal (CPAD), Discorre:
“[...] A composição física dos seres humanos é a parte material da sua constituição que os une aos demais seres viventes, inclusive as plantas e os animais. As plantas, os animais, os seres humanos, todos podem ser descritos em termos de existência física. A ‘alma’ é considerada o princípio da vida física ou animal. Os animais possuem uma alma básica e rudimentar: apresentam evidências de emoções e são descritos com o termo psyché em Apocalipse 16.3 (ver também Gn 1.20, onde são descritos como nephesh chayyah, ‘de alma vivente’ no sentido de ‘indivíduos vivos’ dotados de certa medida de personalidade). Os seres humanos e os animais são distintos das plantas, em parte pela capacidade de expressar sua personalidade individual. O ‘espírito’ é considerado um poder sublime que estabelece os seres humanos na dimensão espiritual e os capacita à comunhão com Deus. Pode-se distinguir o espírito da alma, sendo aquele ‘a sede das qualidades espirituais do indivíduo, ao passo que nesta residem os traços da personalidade’. Embora distintos entre si, não é possível separar a alma do espírito”. (1996, p.248).
No estudo da natureza humana, a compreensão desses três componentes é indispensável para que o cristão experimente a vontade de Deus em sua totalidade e tenha uma vida equilibrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário