TEXTO ÁUREO:
“E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.” (At 11.20).
VERDADE PRÁTICA:
Faz parte da missão da Igreja a evangelização de povos não alcança
dos.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Atos 11.19-30.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
I) Destacar o papel da dispersão cristã na expansão missionária da Igreja Primitiva;
II) Enfatizar a importância da contextualização da mensagem do Evangelho para diferentes contextos culturais, sem, contudo, perder sua essência;
III) Valorizar a prática do discipulado como base para o crescimento saudável e a manutenção da identidade da Igreja.
Palavra-Chave: MISSÃO
A palavra missão vem do latim missio, que significa o ato de enviar alguém para uma tarefa específica. Missão, portanto, é a incumbência ou encargo de se executar algo, a pedido ou por ordem de outrem. No nosso caso, a missão é o trabalho de anunciar o Evangelho, por ordem de Cristo. (Mc 16.15; Mt 28.19,20; At 1.8). Os apóstolos, na Igreja Primitiva, com poucos recursos e sob intensa perseguição dos judeus e dos romanos, se espalharam pelo mundo pregando o Evangelho. Existem vários tipos de missões: urbanas, rurais, escolares, em presídios, em hospitais, nacionais e transculturais. Para cada tipo de missão há diferenças no perfil do missionário, preparo, método e recursos utilizados.
INTRODUÇÃO
Na Lição 10, vimos que os cristãos de Jerusalém foram obrigados a fugir de Jerusalém, por causa da grande perseguição que se levantou contra eles após a morte de Estêvão. Entretanto, estes cristãos dispersos anunciavam o Evangelho onde chegavam, mas apenas aos israelitas e não haviam ainda saído para além do território de Israel. Na lição passada, vimos que Pedro foi enviado por Deus à casa de um homem gentio e pregou o Evangelho aos gentios.
Na lição desta semana, avançaremos um pouco mais sobre a obra missionária da Igreja de Jerusalém, desta feita para além do seu território. Entre os cristãos dispersos, alguns seguiram para as regiões da Fenícia, Chipre e Antioquia e anunciavam o Evangelho, mas somente aos judeus. Entretanto, alguns deles, que eram de Chipre e de Cirene, chegaram a Antioquia da Síria e pregaram também aos gentios. A mão do Senhor era com eles e um grande número de pessoas se converteram em Antioquia. Eram homens leigos na Palavra, mas que tinham consciência da responsabilidade missionária.
Ao serem informados de que Antioquia recebera a Palavra do Senhor, a liderança da Igreja de Jerusalém enviou Barnabé, que era natural de Chipre, para dar suporte ao trabalho iniciado por aqueles cristãos leigos. Ao chegar a Antioquia, Barnabé se alegrou ao ver que muitas pessoas haviam se convertido e os exortou a que permanecessem firmes no Senhor. Depois disso, partiu para Tarso e trouxe Saulo para ensinar a Palavra de Deus àquela Igreja recém formada. Isso foi determinante para o futuro daquela Igreja que se tornou a primeira Igreja a fazer missões transculturais.
TÓPICOS DA LIÇÃO
I. UMA IGREJA COM CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA
No primeiro tópico, falaremos da Igreja com consciência missionária. Inicialmente, falaremos do avanço do Evangelho para além da fronteira de Israel. Na sequência, veremos que apesar de dispersos pela perseguição, os cristãos continuaram conscientes da sua missão de pregar o Evangelho a toda criatura. Por fim, falaremos dos cristãos que levaram o Evangelho a Antioquia, que eram leigos, ou seja, não faziam parte do grupo dos apóstolos e diáconos, mas eram capacitados pelo Espírito Santo.
II. UMA IGREJA COM VISÃO TRANSCULTURAL
No segundo tópico, falaremos da visão transcultural da Igreja de Jerusalém. Primeiro, falaremos da cultura grega ou helênica, com base na expressão “falaram aos gregos”, que se refere aos cristãos judeus pregando o Evangelho aos gentios. Na sequência, falaremos da contextualização da mensagem. Os cristãos judeus não podiam simplesmente usar o Antigo Testamento e falar do Messias, pois os gentios não tinham esta compreensão como os judeus.
III. UMA IGREJA QUE FORMA DISCÍPULOS
No terceiro tópico, veremos que a Igreja de Jerusalém era uma Igreja que formava discípulos. Inicialmente, falaremos do discipulado como a base para um crescimento saudável da Igreja. Não basta ganhar almas, é preciso ensinar-lhes a Palavra de Deus, para que tenham alicerce. Na sequência, veremos que os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos em Antioquia e o significado desta denominação. Por último, falaremos da identidade cristã, que não se limita ao rótulo e sim à sua fé e estilo de vida.
Ev. WELIANO PIRES
AD-BELÉM / SÃO CARLOS, SP
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