Depois de estudar um trimestre muito esclarecedor sobre apologética cristã, teremos neste 2° Trimestre de 2025, teremos um trimestre de exposição bíblica. Discorreremos sobre o Evangelho segundo João, com o título: E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. A última vez que estudamos este livro foi no 1° trimestre de 1995, com o título: O Evangelho de João: o retrato do Verbo, com comentários do Pr. Antonio Mardônio Nogueira Vieira.
Evidentemente, não seria possível estudar todo o conteúdo do quarto Evangelho, que contém 21 capítulos, em apenas treze lições. Por isso, foram selecionados alguns temas importantes deste livro, como A encarnação do Verbo, O Novo Nascimento, A verdadeira adoração, O Pão da Vida, A Verdade que liberta, O Bom Pastor e as ovelhas, A Ressurreição e a Vida, Uma Lição de humildade, O Caminho, a verdade e a vida, A promessa do Espírito, Intercessão de Jesus pelos discípulos, A trajetória de Jesus do Julgamento à Ressurreição e Renovação da esperança. O Evangelho segundo João foi o último a ser escrito e contém detalhes exclusivos do ministério de Jesus na Judeia, que os Evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas, não trazem.
COMENTARISTA: Pr. Elienai Cabral
Filho do pastor Osmar Cabral e de Jardelina Cabral; Conferencista internacional, teólogo, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB) e da Casa de Letras Emílio Conde (CPAD); Desde 1985 é comentarista de Lições Bíblicas da CPAD; Autor de vários livros, entre eles: Comentário Bíblico de Efésios, Mordomia Cristã, A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios, Comentário Bíblico de Romanos, A Síndrome do Canto do Galo, Josué – Um líder que fez diferença, Parábolas de Jesus e O Pregador Eficaz, Relacionamentos em família, todos publicados pela CPAD. Pr Elienai foi membro do Conselho Administrativo da CPAD e por vários mandatos presidiu a Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal (CEADDIF). Atualmente, é o consultor doutrinário da CGADB e da CPAD.
LIÇÃO 1: O VERBO QUE SE TORNOU EM CARNE
Nesta primeira lição, como de costume, teremos uma introdução ao tema do trimestre, fazendo uma exposição do prólogo do Evangelho segundo João, que está no capítulo 1, versículos 1 a 14. Neste texto do prólogo, João traz informações cristológicas fundamentais, como a preexistência de Jesus, a distinção entre Jesus e o Pai, a divindade de Jesus, Jesus como o Criador de todas as coisas e a humanidade de Jesus.
No primeiro tópico, apresentaremos uma visão panorâmica do Evangelho de João. Inicialmente, veremos as informações sobre a autoria e data deste Evangelho. Na sequência, falaremos do propósito de João ao escrever o Evangelho, com base nos textos de João 1.1-14 e 21.31. Por fim, faremos uma abordagem da dupla natureza de Jesus, com base nos textos joaninos.
No segundo tópico, falaremos de Jesus como o Verbo de Deus. Veremos que a expressão inicial do Evangelho segundo João, “No princípio”, ultrapassa o passado de Gênesis 1.1. Na sequência, falaremos da natureza fundamental do Verbo de Deus, com base no prólogo do Evangelho de João e no Apocalipse. Por fim, falaremos do significado da expressão Joanina “No princípio era o Verbo”, analisando o significado da palavra grega logos, traduzida por verbo.
No terceiro tópico, falaremos da encarnação do Verbo. Inicialmente falaremos da manifestação do Verbo e a Luz do mundo, trazendo também o significado de luz e trevas na Bíblia. Na sequência, falaremos do privilégio que temos de sermos chamados filhos de Deus, mediante a fé em Jesus. Por último, falaremos da manifestação e habitação do Verbo entre os seres humanos, com base na frase “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.
Ev. WELIANO PIRES
REFERÊNCIAS:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.36.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.1410.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.1410.
Bíblia de Estudo Plenitude. BARUERI-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1ª Ed. 2001, p. 1069, 1070.
Nenhum comentário:
Postar um comentário