10 março 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 11: A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA

 

Ev. Weliano Pires 
AD-BELÉM/São Carlos, SP.


Na lição passada estudamos sobre a doutrina do pecado, especificamente sobre a Queda do ser humano no Éden e, consequentemente, a corrupção da natureza humana pelo pecado. Apresentamos também as heresias do Pelagianismo e Semipelagianismo que, respectivamente, negam e distorcem a doutrina do advento do pecado. Vimos também como estas heresias se apresentam na atualidade, através das religiões reencarnacionistas, da Ciência Cristã, do Islamismo e outras religiões. 

Nesta lição veremos o ensino bíblico a respeito da Salvação. Esta doutrina é chamada na Teologia Sistemática de Soteriologia, palavra derivada de dois termos gregos: “soteria” (Salvação) e “logia” (estudo). Após a Queda da raça humana, todos os seres humanos nascem corrompidos pelo pecado e necessitam da Salvação. Uma das maiores discussões entre as religiões que não negam o advento do pecado é sobre o processo da salvação. 

Este foi um dos principais assuntos que deram origem à Reforma Protestante no Século XVI. Três dos cinco pilares da Reforma estão ligados a este tema: Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé) e Solus Christus (Somente Cristo). A Bíblia deixa claro que a salvação é um ato da Graça divina, obtido pelos méritos de Cristo e não por obras ou méritos humanos. 

No primeiro tópico, falaremos da Salvação sob a Graça de Deus. Falaremos da descrição do estado espiritual humano, com base nas expressões usadas pelo apóstolo Paulo em Efésios 2.1-3, para se referir à dura realidade do pecado. Na sequência, falaremos da expressão “mortos em ofensas e pecados”, usada pelo apóstolo Paulo em Efésios 2.1,5, para se referir ao estado de queda espiritual do ser humano. Por último, faremos uma exegese do texto de Efésios 2.8-10, que fala da Salvação como um dom de Deus, obtida pela Graça, mediante a fé.

No segundo tópico, falaremos de algumas soteriologias inadequadas da antiguidade. A primeira delas é a doutrina da reencarnação, tão antiga quanto a humanidade, que originou-se no Hinduísmo e está presente em vários grupos religiosos. Na sequência, falaremos dos galacionistas que é outro nome dado aos legalistas judaizantes opositores do apóstolo Paulo na província da Galácia. Por último falaremos dos gnósticos, que tinham uma visão dualista do universo, o maniqueismo.

No terceiro tópico, falaremos das soteriologias inadequadas atuais. A primeira delas é o Islamismo, segundo o qual, se as boas ações de uma pessoa superarem as más, esta irá para o paraíso. Na sequência, falaremos da soteriologia das Testemunhas de Jeová, a qual ensina, entre outras coisas, que a salvação não está em Cristo, mas na organização delas. Por último, falaremos do confuso ensino do Mormonismo sobre a salvação. Eles creem numa salvação geral, na qual os não mórmons são castigados e depois liberados para a salvação; e numa perspectiva individual, em que a salvação é obtida pela fé em Jesus e pela obediência às leis e às ordenanças. 

REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias. Em defesa da Fé Cristã: Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025. 

Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 100, 2025, p. 41.

Bíblia de Estudo Apologia Cristã. 1ª Edição.  RIO DE JANEIRO: CPAD, 2017, pp.1878, 1866.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ENCARNAÇÃO DO VERBO

(Comentário do 3º tópico da Lição 01: O Verbo que se tornou em carne) Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da encarnação do Verb...