04 junho 2025

O ESPÍRITO HABITA OS DISCÍPULOS

(Comentário do 2° tópico da Lição 10: A promessa do Espírito). 

Ev. WELIANO PIRES 

No segundo tópico, falaremos da habitação do Espírito Santo no interior dos discípulos de Jesus. Inicialmente, analisaremos o contexto de João 20.22, que diz que Jesus assoprou sobre os discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. Falaremos também do significado do ato de Jesus “assoprar o Espírito” sobre os discípulos. Por fim, veremos que esta habitação do Espírito Santo nos discípulos é anterior ao que ocorreu no dia de Pentecostes. 

1. João 20.22.  Aqui, o comentarista chama a nossa atenção para o contexto de João 20.22, que diz: “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. Os primeiros 18 versículos do capítulo 20 de João trazem o relato da ressurreição de Jesus, nas primeiras horas do domingo. João inicia este relato falando da ida de Maria Madalena, Pedro e João ao sepulcro, os quais o encontraram vazio. Depois relata o encontro de Jesus com Maria Madalena após a ressurreição. 

Nos versículos 19 e 20, sendo já a tarde do domingo, os discípulos estavam reunidos, trancados em uma casa, com medo dos judeus, quando Jesus apareceu no meio deles e disse: Paz seja convosco! Em seguida, mostrou-lhes as mãos, os pés e o seu lado que haviam sido feridos durante a crucificação. 

Novamente, Jesus disse: Paz seja convosco! e acrescentou: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. (Jo 20.21). Após dizer estas palavras, Jesus soprou sobre os seus discípulos e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo”. (Jo 20.22). Todos estes fatos aconteceram após a ressurreição de Jesus, quando Ele já estava em um corpo glorificado. 

2. O sentido de “assoprou sobre eles” o Espírito.  Conforme explicou o comentarista, a palavra grega traduzida por “soprou” em João 20.22 é “emphusao”, que significa “assoprar” ou “respirar sobre”. Esta palavra foi usada na versão grega Septuaginta para se referir ao ato de Deus, quando soprou nas narinas de Adão e deu-lhe o espírito (Gn 2.7). O texto de Ezequiel 37.9 diz: “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra (Heb. nâphach) sobre estes mortos, para que vivam”. 

Neste texto de Ezequiel, que fala da visão do vale de ossos secos, os tradutores da Septuaginta usaram a palavra grega emphusao para traduzir o termo hebraico “nâphach”, que segundo a concordância de Strong, significa “respirar, soprar, cheirar, ferver, entregar ou perder (a vida)”. O sentido, portanto, desta palavra na profecia de Ezequiel é soprar e inserir o fôlego de vida em um corpo que está morto. O sopro de Jesus sobre os discípulos, tem o mesmo sentido de dar vida física com o espírito humano, como nos outros casos, mas vida plena com a entrada do Espírito Santo. 

O texto de João 20.22 tem sido alvo de várias polêmicas, com diversas interpretações teológicas. Alguns sugerem que este ato de Jesus soprar sobre os discípulos seria apenas um ato profético, que apontava para o iminente derramamento do Espírito Santo no Pentecostes. Outros dizem que se refere ao batismo no Espírito Santo e seria uma versão joanina do fato relatado por Lucas em Atos 2. Entretanto, são acontecimentos diferentes, como veremos abaixo. 

Não vamos aqui entrar nessa polêmica, pois não é este o objetivo da Escola Dominical. O nosso objetivo aqui é apresentar as doutrinas bíblicas, de forma clara e simples, do ponto de vista da teologia pentecostal, que é a visão da nossa Igreja. A Escola Dominical não é lugar para defender interpretações diferentes da nossa Declaração de Fé. Quem não concorda com a nossa doutrina, deve manifestar-se sobre isso em outro lugar e não trazer confusão aos nossos alunos.

3. Um episódio anterior ao Pentecostes. Neste subtópico, o comentarista faz uma introdução ao assunto que será tratado no próximo tópico. Este evento de Jesus soprar sobre os discípulos, concedendo-lhe o Espírito Santo, ocorreu no dia da ressurreição de Jesus, cinquenta dias antes do Dia de Pentecostes. Jesus soprou sobre os seus discípulos concedendo-lhes o Espírito Santo para habitar eles, no sentido de preenchê-los, para guiar, confortar, vivificar, ensinar e fazê-los lembrar de tudo o quanto Jesus lhes havia ensinado. O derramamento do Espírito Santo em Atos 2 é outra coisa, pois está relacionado à capacitação do crente para a obra da evangelização, com ousadia e autoridade, como veremos no próximo tópico.

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