16 janeiro 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 04: O MINISTÉRIO AVIVADO DE JESUS


Nesta lição veremos o avivamento no Ministério terreno de Jesus, nosso Mestre por excelência e modelo em todas as coisas. Desde a sua concepção, a vida terrena de Jesus foi marcada pela virtude do Espírito Santo. A Sua mensagem era proclamada sob o poder do Espírito Santo e Ele realizava grandes sinais e maravilhas. 


No primeiro tópico, falaremos sobre Jesus e a pessoa do Espírito Santo.  Discorremos sobre a ação do Espírito Santo na vida de Jesus em três momentos: em seu nascimento, no batismo e na tentação. Depois falaremos sobre o mover do Espírito Santo no Ministério de Jesus. O Mestre iniciou o seu ministério aos trinta anos e durou cerca de três anos. Logo no início, na Sinagoga de Nazaré, onde Ele fora criado, Ele leu a profecia de Isaías 61, que diz "O Espírito do SENHOR está sobre mim…" e aplicou-a ao seu ministério. Durante todo o seu ministério terreno, Ele foi guiado pelo Espírito Santo, operou muitos milagres pelo poder do Espírito Santo e a sua mensagem também era proclamada com autoridade. 


No segundo tópico, falaremos sobre a oração no ministério de Jesus. Veremos o valor da oração, com base no modelo de oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, que é chamada de "Pai Nosso". Depois, veremos que o Senhor Jesus em seu ministério terreno teve uma vida de oração. Em várias ocasiões, lemos nos Evangelhos que o Mestre buscava um lugar isolado para orar. 


No terceiro tópico, falaremos sobre o valor de uma vida na unção do Espírito. Primeiro, veremos que a unção do Espírito é indispensável na vida dos obreiros do Senhor. No contexto assembleiano, os obreiros exercem muitas atividades administrativas na Igreja. Isso pode se tornar uma rotina, onde o obreiro usa simplesmente ferramentas e métodos meramente humanos. Entretanto, a Igreja do Senhor não é simplesmente uma organização. Ela é um organismo espiritual, dirigido pelo Espírito Santo. Por isso, o obreiro precisa estar em conexão com o Espírito Santo. Falaremos também sobre a unção do Espírito na vida do crente em particular. A responsabilidade de liderar a Igreja, foi dada por Deus aos pastores. Mas a responsabilidade de anunciar o Evangelho a toda criatura é de todos os crentes. Por isso, todos precisamos viver na direção do Espírito Santo, pois é Ele quem nos capacita para pregar o Evangelho e convence o pecador. 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pag. 339.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO. Edição completa. Editora CPAD. 1Ed 2008. pag. 549.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Ev. Weliano Pires 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...