30 janeiro 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 06: O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

Ev. WELIANO PIRES

Na lição passada falamos sobre o avivamento na vida da Igreja Primitiva, de modo genérico. Dando continuidade a este assunto, nesta lição estudaremos sobre um dos principais protagonistas deste avivamento, que foi o apóstolo Pedro, primeiro líder da Igreja de Jerusalém e principal interlocutor no Dia de Pentecostes. Estudaremos a vida de Pedro antes e depois do Dia de Pentecostes. 


Quando andou com Jesus, Pedro era um discípulo impulsivo, indisciplinado e inconsequente. Embora amasse ao Senhor Jesus, acompanhando-o de perto nos momentos mais críticos do seu ministério terreno, Pedro negou Jesus por três vezes, depois da sua prisão. 


Após ser revestido de poder, Pedro se tornou uma das colunas da Igreja Primitiva, junto com Tiago e João. A partir do Pentecostes, Pedro nunca mais foi o mesmo e pregou ousadamente a palavra de Deus, diante de autoridades enfurecidas, sob ameaças e prisões, e realizou sinais e maravilhas.


No primeiro tópico, estudaremos a vida de Pedro antes do Pentecostes. Falaremos neste tópico sobre duas atitudes antagônicas do apóstolo Pedro. Uma delas foi elogiada por Jesus, como sendo uma revelação do Espírito Santo ao apóstolo. A outra, no entanto, foi repreendida pelo Senhor, como sendo uma influência de Satanás. Por último, estudaremos sobre o ponto mais crítico da vida de Pedro antes do Pentecostes, que foi o fato de ter negado a Jesus por três vezes, durante a sua prisão. 


No segundo tópico, falaremos  sobre o comportamento de Pedro após o Pentecostes. Pedro foi batizado no Espírito Santo, juntamente com 120 discípulos que perseveraram em oração, aguardando a descida do Espírito Santo prometida por Jesus antes de subir ao Céu. Após esta experiência, Pedro passou por uma profunda transformação e nunca mais foi o mesmo. Falaremos também sobre o episódio da cura de um coxo de nascença na porta do templo. Por último, veremos o avivamento na vida de Pedro em outras ocasiões.


No terceiro e último tópico, falaremos sobre a Igreja de hoje e o avivamento do Pentecostes. Faremos uma comparação entre o contexto da Igreja atual e o Pentecostes, destacando a necessidade urgente de um avivamento naqueles moldes. Nos dias atuais, conforme já havia predito o Senhor Jesus no Sermão profético, vivemos um tempo de multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor. Por último, falaremos da iminência do arrebatamento da Igreja, que é a nossa bendita esperança. Somos peregrinos e forasteiros neste mundo e estamos a caminho do nosso eterno lar celestial. 


REFERÊNCIAS: 

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 5. 11 ed. 2013. pág. 159.

PFEIFFER. Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. 2 Ed. 2007. pág. 1490-1491;1493.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...