09 janeiro 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 03: O AVIVAMENTO NO NOVO TESTAMENTO

INa lição passada vimos um panorama dos avivamentos registrados no Antigo Testamento. Falamos sobre os avivamentos que ocorreram nos dias de Moisés, nos dias de Samuel, nos dias do rei Josias e nos dias de Neemias. Claro que ocorreram muitos outros e não seria possível estudar todos eles em uma única lição. Estes e outros avivamentos do período do Antigo Testamento aconteceram de forma temporária e em um determinado local. 


Na lição desta semana, veremos um panorama geral do Novo Testamento, na forma em que ele está organizado: Evangelhos, Atos do Apóstolos, Epístolas Paulinas, Epístolas Gerais e Apocalipse, com vistas para o avivamento em cada um destes blocos de livros. Jesus veio a este mundo, trazendo a mensagem de Salvação para todos os que nele cressem. Após a sua ascensão aos céus, o Mestre comissionou os seus discípulos a levarem esta mensagem por todo o mundo (Mt 28.19-20; Mc 16.15,16; At 1.8). Para isto, eles necessitavam do poder do Espírito Santo em suas vidas. 


No primeiro tópico falaremos sobre o avivamento nos Evangelhos. Em primeiro lugar, veremos o avivamento em João, cuja abordagem destoa um pouco dos outros três evangelistas, por isso é chamado “Evangelho autótico”, ou seja, com uma visão própria. Os outros três, Mateus, Marcos e Lucas são chamados de “Evangelhos sinóticos", devido à semelhança que há entre os relatos. Na sequência, falaremos sobre o avivamento no Evangelho segundo Mateus, que foi destinado inicialmente aos judeus, com o objetivo de revelar-lhes que Jesus é o Messias prometido a Israel. Depois, falaremos sobre o avivamento no Evangelho segundo Marcos, que é considerado “o Evangelho do Servo”, pois apresenta Jesus como servo, em três aspectos: vencedor, humilhado e triunfante. Por último, falaremos do avivamento no Evangelho segundo Lucas, que é considerado pelos estudiosos “o Evangelho do Filho do Homem”, pois dá ênfase à humanidade de Jesus, como  “o homem perfeito”. 


No segundo tópico, veremos o avivamento em Atos dos Apóstolos. Este tema será estudado com mais detalhes na lição 5. Falaremos sobre o avivamento na Igreja Primitiva, destacando a promessa de Jesus de que os discípulos receberam o revestimento de poder em poucos dias, após a sua ascensão ao Céu. Em seguida falaremos sobre o cumprimento desta promessa do Mestre, que foi a descida do Espírito Santo, que aconteceu no Dia de Pentecostes. Este revestimento de poder trouxe ousadia aos discípulos para pregar o Evangelho com poder. Depois disto, eles nunca mais foram os mesmos. 


No terceiro e último tópico falaremos sobre o avivamento nas Epístolas e no Apocalipse. Primeiro falaremos a respeito do avivamento das 13 Epístolas escritas pelo apóstolo Paulo. Foi ele que ensinou em detalhes sobre os dons espirituais, ministeriais e de serviço. (1 Co 12-14; Ef 4.11; Rm 12.3-8). Falou também do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e outros temas relacionados ao Espírito Santo. Veremos também sobre o avivamento nas Epístolas Gerais que são: Tiago, Hebreus, 1 e 2 Pedro, as 3 Epístolas de João e a Epístola de Judas. Por último, veremos o avivamento no Livro do Apocalipse, que é o último Livro da Bíblia e tem um caráter profético e escatológico. 


REFERÊNCIAS: 

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Ev. Weliano Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...