28 setembro 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 01: EZEQUIEL, O ATALAIA DE ISRAEL


Neste 4º trimestre de 2022, estudaremos o Livro do profeta Ezequiel. Até onde eu sei, é a primeira vez que estudamos o Livro de Ezequiel em Lições Bíblicas da Escola Dominical. Entretanto, não será um estudo exegético do Livro do profeta Ezequiel. Usaremos este livro como base para um tema específico, que é a preparação do povo de Deus para os eventos escatológicos, assim como Ezequiel foi usado por Deus para alertar os judeus, sobre os juízos de Deus. Esta primeira lição é uma introdução aos assuntos que serão estudados durante o trimestre e apresenta-nos o profeta Ezequiel como o atalaia de Israel.


O comentarista deste trimestre é o renomado pastor Esequias Soares da Silva, presidente da Assembleia de Deus em Jundiaí – SP, presidente ela Sociedade Bíblica do Brasil, presidente da Comissão de Apologética da CGADB, graduado em Hebraico pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, escritor, apologista e comentarista de Lições Bíblicas.


Esta primeira lição está dividida em quatro tópicos:  


O primeiro tópico apresenta-nos a estrutura do Livro de Ezequiel, dividindo-o em três partes: a primeira parte abrange os primeiros 24 capítulos e contém as profecias de Ezequiel antes da destruição de Jerusalém e do Templo; a segunda parte vai dos capítulos 25 a 32 e contém as profecias contra as nações de Amom. Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito; a terceira e última parte, que abrange os capítulos 33 a 48, inicia com o anúncio da destruição de Jerusalém. Depois fala sobre o retorno dos judeus de todas as partes do mundo para a terra dos seus antepassados. Fala também da restauração nacional, da invasão de Gogue a Israel e a sua derrota. Por último, mostra a visão do novo templo e da redenção de Israel e da humanidade. 


O segundo tópico traz as informações biográficas do profeta Ezequiel. O nome Ezequiel significa "sustentado ou fortalecido por Deus". As poucas informações que temos sobre o profeta Ezequiel são as que estão em seu Livro, pois ele não aparece nos Livros dos Reis e Crônicas. Ezequiel era filho de Buzi e pertencia à classe sacerdotal em Jerusalém. Foi levado cativo para a Babilônia por Nabucodonosor, em 597 a.C. Na Babilônia foi chamado por Deus para o ministério profético, a fim de admoestar o povo no exílio, que continuava com o coração obstinado. 


O terceiro tópico descreve duas figuras usadas para se referir ao ministério profético de Ezequiel: O atalaia e o filho do homem. O próprio Deus disse que escolheu Ezequiel como “o atalaia de Israel” (Ez 31.7). O atalaia era uma espécie de sentinela que ficava em um posto elevado, observando possíveis aproximações de inimigos, para avisar à segurança dos reis. Ezequiel foi escolhido como atalaia ou vigia para alertar o povo sobre os perigos do pecado. Deus se refere a Ezequiel como “Filho do homem”, uma referência à fragilidade e pecaminosidade humana. 


O quarto tópico fala sobre a responsabilidade do profeta como atalaia de Israel e faz um paralelo com a responsabilidade do cristão. Deus constituiu Ezequiel como atalaia de Israel para alertar o seu povo sobre os perigos. Nesta função, Ezequiel foi alertado por Deus de que, se ele avisasse ao ímpio e este não se convertesse, o ímpio pereceria. Mas, o profeta estaria livre da responsabilidade. Entretanto, se o profeta não avisasse, o ímpio pereceria, mas o profeta seria responsabilizado. O mesmo acontece com o cristão, que foi chamado por Deus para pregar o Evangelho aos perdidos. Falaremos mais detalhadamente sobre este assunto na Lição 07.


REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A Preparação do povo de Deus Para os Últimos Dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pag. 9-11.

CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3197.

Bíblia de Estudo Apologética. Instituto Cristão de Pesquisas. 1ª Ed. 2001.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...