A internet é, sem dúvida nenhuma, um grande avanço na história da humanidade. Coisas inimagináveis há alguns anos até para ricos, hoje estão ao nosso alcance num clique. Podemos fazer pesquisas, comprar, vender, anunciar, ler livros e jornais, assistir notícias, palestras, aulas, cultos, estudos bíblicos, etc. As chamadas redes sociais, por sua vez, expandiram o nosso universo de comunicação e trouxeram ao nosso alcance, a possibilidade de nos comunicarmos com pessoas de longe, que pessoalmente, seria praticamente impossível.
Eu, por exemplo, já conversei com um pastor brasileiro, que mora nos EUA há muitos anos e eu não o conheço pessoalmente. Tenho acesso a teólogos, escritores, pastores, autoridades, jornalistas, etc. Também tenho blog e página no Facebook, onde eu divulgo quase diariamente, os estudos da Escola Dominical. Sem as mídias sociais, isso nunca seria possível para mim.
Os aspectos positivos das redes sociais são muitos. Criamos novas amizades, reencontramos amigos e parentes que não vemos há anos e podemos usá-las com muita eficiência na evangelização e ensino da Palavra de Deus. Entretanto, há também os efeitos negativos. Alguém já disse que as redes sociais aproximam os que estão longe e afastam os que estão perto. As redes sociais contribuem para a desumanização do ser humano, pois as pessoas trocam o real pelo virtual e mostram um universo fictício em seus perfis nas redes sociais.
Outros problemas graves das redes sociais são: o mundanismo, a sensualidade e o narcisismo. A facilidade de se comunicar escondido tem levado muitos a flertar com o pecado, trocando mensagens e imagens íntimas, que levam ao adultério e à fornicação. Os criminosos, como pedófilos, traficantes e golpistas, também estão escondidos nas redes sociais. Por isso, todo cuidado é pouco, principalmente com adolescentes, crianças e idosos.
REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As sutilezas de Satanás neste dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.
CHATFIELD, Tom. Tradução de Bruno Fiuza. Como viver na era digital. Editora Objetiva 2012.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário