23 setembro 2022

COMPROMETIDOS COM UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO


(Comentário do 3º tópico da Lição 13: Resistindo as sutilezas de satanás) 

A terceira forma do crente se precaver contra as sutilezas do adversário é ter uma vida cheia do Espírito Santo, ser conduzido e dirigido por Ele. Existem ataques do inimigo que são tão sutis e imperceptíveis, que somente com o discernimento de espíritos é possível detectá-los. O Espírito Santo ensina, revela, intercede, santifica, alegra, fortalece e capacita o crente para fazer obra do Senhor. Jesus sabia que a presença do Espírito Santo é indispensável na vida dos seus discípulos. Por isso, antes de subir ao Céu, Ele disse que não os deixaria órfãos, mas mandaria “outro" [Gr. allos, outro da mesma espécie] "consolador” [Gr. parakletos, alguém que está ao lado de outrem e o representa em um tribunal], para ficar para sempre com eles (Jo 14.16). Falou também que eles não se ausentassem de Jerusalém, até que fossem revestidos de poder (Lc 24.49). 


1- O Espírito Santo no plano da redenção. No primeiro trimestre de 2021, estudamos sobre o verdadeiro pentecostalismo. Na lição 2 daquele trimestre vimos a atuação do Espírito Santo na obra da redenção. Na eternidade passada, antes da fundação do mundo, Deus sabia que o ser humano iria pecar e, portanto, elaborou o plano de salvação. O plano redentor de Deus é perfeito e foi elaborado pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Neste plano estava contida a vinda do Messias para pagar o preço da redenção. A sua vinda foi anunciada pelos profetas por todo o Antigo Testamento e incluía também o envio do Espírito Santo (Is 32.15; 42.1,2; Is 61.1).


O Espírito Santo, portanto, participou ativamente da obra da redenção, desde o seu planejamento. Entretanto, a obra do Espírito Santo na redenção não se limita  ao planejamento do Plano redentor e ao anúncio da vinda do Salvador. O Espírito Santo atua também no mundo para persuadir ou convencer os pecadores da sua situação de perdidos e da necessidade de um Salvador, que é Jesus Cristo. De forma poderosa, o Espírito Santo atua no coração do homem, para que ele compreenda a mensagem do Evangelho. Por isso, não podemos substituir a ação do Espírito Santo na Igreja, por técnicas humanas. Sem a ação do Espírito Santo, ninguém jamais se converteria. 


2- A vida cheia do Espírito. É preciso compreender também que a atuação do Espírito Santo não termina quando Ele nos convence do pecado e nos leva a Cristo. Mesmo após a conversão, continuamos neste corpo mortal, com uma natureza inclinada para as obras da carne. Portanto enfrentamos uma luta diária, para não sucumbirmos diante das concupiscências da carne. O apóstolo Paulo nos deu a receita para vencermos esta batalha: "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16). A palavra grega traduzida por "concupiscência" é  "epithumia", que significa "ânsia por coisas proibidas". Todos os seres humanos, sem exceção, têm esta inclinação desde a queda. Já nascemos com esta natureza pecaminosa e somente o Espírito Santo é capaz de nos fazer mortificá-la. 


O Espírito Santo atua também na vida do crente no sentido de capacitá-lo para fazer a obra do Senhor, evangelizando, curando enfermos, expulsando demônios e edificando a Igreja, através do exercício dos dons espirituais. Sabendo da necessidade do poder do Espírito Santo na vida dos discípulos, Jesus antes de subir ao Céu, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, antes de serem revestidos de poder (Lc 24.49; At 1.8). A palavra grega traduzida por “poder” é "dynamis", que significa “ser capaz” ou “ter força”.  Esta palavra deu origem à palavra portuguesa "dinamite". É uma referência à operação de milagres (At 3.12; 4.7; 6.8), ousadia para testemunhar de Cristo (At 1.8; 4.33) e autoridade sobre os demônios (At 10.38).


No Livro de Atos dos Apóstolos, vemos a ação continua do Espírito Santo na vida da Igreja. Os apóstolos foram usados pelo Espírito Santo para curar enfermos, ressuscitar mortos, expulsar demônios e pregar ousadamente a Palavra de Deus, diante de ferrenha oposição dos judeus e autoridades. Foram libertos milagrosamente de prisões e eram guiados o tempo todo pelo Espírito Santo. A Igreja da atualidade continua necessitando do poder do Espírito Santo para cumprir a sua missão. Somos uma Igreja Pentecostal, pois cremos na atualidade dos dons espirituais. Conforme vimos na lição 8 o inimigo atua de forma sutil para enfraquecer a nossa identidade pentecostal. Ele sabe perfeitamente que sem o poder do Espírito Santo a Igreja não avança. 


REFERÊNCIAS:

SOARES, Esequias. O verdadeiro pentecostalismo: a atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Editora CPAD, 1ª Ed. 2021. 

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pag. 626-627.

LOPES, Hernandes Dias. Atos: A ação do Espírito Santo na vida da Igreja. Editora Hagnos. pag. 37-38.

KISTEMAKER, Simon J. Comentário do Novo Testamento Atos. Editora Cultura Cristã. pág. 88-90.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...