06 setembro 2022

OS CRISTÃOS NA ERA DIGITAL


(Comentário do 1º tópico da Lição 11: A sutileza das mídias sociais)

Neste primeiro tópico veremos como a realidade digital afeta a vida das pessoas na sociedade atual e o impacto disso na Igreja. O mundo digital no Brasil é relativamente novo. Há aproximadamente 25 anos, o Brasil era extremamente diferente do que é hoje neste aspecto. Eu não sou tão velho, mas vivi as duas realidades. Eu fui criado na zona rural de uma pequena cidade do interior de Pernambuco e vivíamos de forma primitiva, sem energia elétrica, telefone, televisão, automóvel, etc. Eu vivi a época em que não existiam caixas eletrônicos, nem computadores (pelo menos na cidade que eu vivia). As notas fiscais, pedidos e anotações dos escritórios eram preenchidos manualmente, ou através de máquinas de datilografia. 


1- A realidade do universo online. Quando mudei-me para São Paulo, em 1992, a minha comunicação com os meus pais era feita por cartas e uma vez por mês, eu ia a um orelhão fazer uma ligação DDD (Discagem Direta à Distância), usando fichas. Eu ligava para um posto telefônico da minha cidade natal e pedia para alguém chamá-los. Desligava o telefone e ligava novamente depois de 10 ou 15 minutos. Naquela época, somente os ricos tinham telefone em casa. Celulares começaram nos meados dos anos 90 mas, eram muito caros, tanto o preço do aparelho, como a conta. Além disso, só serviam para fazer chamadas telefônicas e não transmitiam mensagens. Depois de muito tempo, surgiram os SMS, também conhecidos como torpedos, que eram mensagens de textos de até 160 caracteres, enviadas pelo celular. Depois foi avançando e finalmente chegamos aos smartphones e tablets, com as suas multifunções.


Com o advento da internet, a rede mundial de computadores, o mundo mudou e continua mudando numa velocidade cada vez maior. A internet está presente em todas as áreas da nossa vida. A internet chegou ao Brasil no ano de 1981 através de uma rede de universidades chamada Bitnet, que ligava a Universidade da Cidade de Nova York à Universidade Yale. Era um sistema restrito a Universidades e laboratórios. Somente em 1994, a Embratel lançou o serviço de internet comercial, em caráter experimental, e em 1995, o Ministério das Comunicações decidiu pela exploração comercial deste serviço e se tornou definitivo. 


A partir daí, com o aumento da demanda, vieram vários avanços tanto nos equipamentos, como nos sistemas. Hoje, a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Através da internet, marcamos consultas, pegamos resultados de exames, fazemos compras, pesquisamos sobre qualquer assunto, pedimos comida e transportes por aplicativos, procuramos emprego, enviamos currículos, fazemos cursos e reuniões online, etc. As empresas que não estiverem na internet se tornam ultrapassadas. O mesmo acontece com os trabalhadores. Várias empresas já trabalham com o chamado Home office, que são serviços feitos em casa pela internet. Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar a esta realidade para sobreviver. 


2- Cristãos conectados. Como não poderia ser diferente, os avanços da internet atingem também a Igreja, pois ela é formada de pessoas que vivem neste mundo. Os cristãos também estão conectados à internet e a usam no seu dia a dia pessoal e profissional. Em cada época da Igreja, os cristãos se comunicavam e anunciavam o Evangelho pelos meios que dispunham. No período apostólico, os missionários e líderes da Igreja utilizavam as cartas para se comunicarem com as Igrejas em locais distantes (1 Co 5.9). Só o apóstolo Paulo escreveu treze cartas que estão no Novo Testamento, mas houve também outras cartas que não foram inspiradas pelo Espírito Santo, como Palavra de Deus. O apóstolo João, por ordem do Senhor Jesus, escreveu sete cartas às Igrejas da Ásia. Pedro, Tiago e Judas também escreveram as suas Epístolas. 

Depois, com o advento da imprensa e das edições de livros, do telefone, rádio e televisão, a Igreja também se valeu desses meios de comunicação, para se comunicar e para propagar a Palavra de Deus. Os escritores usaram os livros como meios de proclamarem a Verdade de Deus ao mundo. Os cantores, por sua vez, usaram os LPs, fitas cassetes, CDs, DVDs e agora usam as redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram, para divulgarem os seus trabalhos. Todos estes meios de comunicação são eficazes e necessários, cada um em sua época. 


As Igrejas pentecostais brasileiras, no entanto, foram muito relutantes contra a modernidade tecnológica, principalmente no aspecto da comunicação. Quando lançaram o rádio, a Igreja proibia os seus membros de ouvirem. Depois aconteceu o mesmo com a televisão. Diziam que era do diabo e a chamavam de “tira-visão”, “caixote-falante”, “sinal da besta”, etc. Muitos cantores e pregadores demonizavam a televisão, usando o texto do Salmo 101.3: “Não porei coisa má diante dos meus olhos…”. Muitas pessoas foram excluídas das Igrejas por assistir televisão. O resultado disso é que o inimigo tomou conta dela e produziu muito conteúdo imoral e destruidor. Hoje, para ter um programa de televisão de uma hora semanal, as Igrejas pagam muito caro. 


Conforme o exposto, concluímos que a internet em si não é má. Ao contrário, ela traz inúmeros benefícios à vida humana e pode ser uma poderosa ferramenta para a Igreja levar o Evangelho aos perdidos e promover o ensino bíblico. Entretanto, o cristão não pode esquecer que nas mídias sociais, ele continua sendo sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14). A nossa conduta no ambiente virtual, portanto, deve ser a mesma dos relacionamentos pessoais. Se bem usada, a internet é uma benção para o cristão. Entretanto, precisamos estar sempre vigilantes, para não cair nas armadilhas que se escondem no universo digital, conforme veremos no próximo tópico. 


REFERÊNCIAS: 

GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As sutilezas de Satanás neste dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

MACEDO, Herivelto Raimundo L. Surgimento e Evolução da Internet no Brasil | Eletronet

REINKE, Tony. A guerra dos espetáculos o cristão na era da mídia. Editora Fiel. 1 Ed Português 2020.

SBARDELOTTO, Moisés. Deus digital, religiosidade online, fiel conectado: Estudos sobre religião e internet. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos.

SBARDELOTTO, Moisés. Deus digital, religiosidade online, fiel conectado: Estudos sobre religião e internet. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos.

Estilo Adoração: Como o Cristão Deve Usar as Redes Sociais?

GUTHRIE, George. Lendo a Bíblia Para a vida: Seu guia para entender e viver a Palavra de Deus. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.270).


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Pb. Weliano Pires

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