21 setembro 2022

COMPROMETIMENTO COM UMA VIDA CENTRADA EM CRISTO


(Comentário do 1º tópico da Lição 13: Resistindo as sutilezas de satanás 


Neste primeiro tópico falaremos sobre o primeiro passo para  se precaver contra as sutilezas do inimigo, que é estar comprometido inteiramente com Cristo, reconhecendo-o não apenas como único e suficiente Salvador, mas também como Senhor absoluto das nossas vidas. O cristão verdadeiro tem convicção de que não há outro Salvador, além de Cristo (Jo 14.6; At 4.12). E não apenas isso, mas que Jesus Cristo, sendo Deus, é o Senhor absoluto de todo o Universo. 


1- Cristo, o Salvador. Infelizmente, muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre Jesus e o seu ministério terreno. Alguns acham que Ele foi um revolucionário, que veio a este para contestar o sistema político e promover a justiça social. Outros pensam que Jesus foi alguém que veio a este mundo apenas para realizar sinais sobrenaturais, especialmente a cura divina, com o objetivo de aliviar o sofrimento humano. Há ainda os que pensam que Jesus foi um grande filósofo, que trouxe grandes ensinamentos morais, com a autoridade de quem vivia na prática estes ensinos. Todas estas concepções acerca do ministério de Jesus estão erradas, mesmo que algumas tenham um pouco de verdade.


Quando o Anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus, ele disse para José dar-lhe o nome JESUS, porque Ele salvaria o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21). O nome JESUS é a transliteração do nome grego IESOUS, que por sua vez, é a transliteração do nome hebraico YEHOSHUA, que significa "Yahweh é a salvação". Portanto, o próprio nome de Jesus indica que Ele veio trazer a salvação dos pecados. 


Quando Jesus teve um encontro com Zaqueu, chefe dos publicanos em Jericó, resolveu ir à  casa dele. Zaqueu recebeu-o com alegria e, enquanto estavam à mesa, Jesus lhe disse: "Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19.9,10).  


Em outra ocasião, Jesus entrou com os seus discípulos em uma aldeia de samaritanos e não foi recebido por eles. Os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, perguntaram se Jesus queria que eles fizessem descer fogo do Céu para os consumir, como fez Elias. Jesus lhes respondeu: "Vós não sabeis de que espírito sois.” (Lc 9.55). 


Os apóstolos também pregavam Jesus como o Único Salvador. Pedro, em seu discurso após a cura de um coxo disse: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4.12). O apóstolo Paulo também tinha como centro da sua mensagem, Jesus como o Salvador dos pecadores: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Tm 1.15). 


Portanto, o Evangelho não é uma solução para os problemas dessa vida como doenças, finanças, casamentos, emprego, empresas, emoções, etc. O grande problema da humanidade é o pecado, que afasta inevitavelmente o ser humano de Deus. Só existe uma pessoa que pode salvar a humanidade deste problema e esta pessoa é Jesus Cristo, o Filho de Deus. O cristão precisa estar comprometido com esta verdade para não cair nos enganos do inimigo. 


2- Cristo, o Senhor. Muitas pessoas até não tem dificuldades em aceitar Jesus como Salvador, ou como alguém que realiza milagres. Entretanto, não o aceitam como Senhor, pelo menos na prática. Afirmam a crença em Jesus, mas não se submetem aos seus ensinamentos. 


A palavra "senhor" em português é um pronome de tratamento, que usamos para nos referir a um homem, de forma respeitosa, independente da idade e da posição social. O sentido bíblico, no entanto, é outro.  Em hebraico, a palavra "Senhor" é "Adon" e se refere a um dominador, ou alguém que possui controle absoluto, como um dono de escravos (Gn 24 14,27); um governador (Gênesis 45.8); ou o marido que era o senhor de sua esposa e líder absoluto da sua casa, na sociedade patriarcal (Gn 18.12). A forma plural desta palavra hebraica é "adonai". Para evitar pronunciar o nome de Deus em vão, os judeus passaram a usar "Adonai", em substituição ao tetragrama (YHWH). 


No grego, a palavra "Senhor" é "Kyrios", e significa um mestre supremo, ou dominador. A Septuaginta (LXX), traduziu o tetragrama por "Kyrios" e usou sempre esta palavra para se referir a Yahweh, o Deus de Israel. Portanto, era um título divino. No império romano, o imperador exigia ser chamado de "Kyrios" (Senhor), uma reivindicação de divindade. Os cristãos, evidentemente, se recusaram e foram cruelmente perseguidos.


A sutileza do inimigo consiste em fazer as pessoas pensarem que podem ter Jesus apenas como Salvador, Mestre, exemplo moral, ou amigo, mas não como Senhor. Um certo líder de uma Igreja neopentecostal chegou a questionar o fato do primeiro milagre de Jesus ter sido transformar água em vinho, pois, segundo ele, havia outras coisas mais importantes. Infelizmente, até muitos que se dizem evangélicos têm aderido a essa moda de tratar Jesus como se ele fosse um "amiguinho" ou um "parceiro de futebol". Jesus até nos considera como amigos, mas continua sendo o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Ele é Deus e, como tal, deve ser adorado, obedecido e reverenciado. Quem tem Jesus como Senhor absoluto, não se deixa enganar pela astúcia do inimigo, que tenta reduzir Jesus a um mero psicólogo, líder religioso, profeta, rabino, ou coisa do tipo. 


REFERÊNCIAS:

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pag. 940.

LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: Como resolver conflitos na Igreja. Editora Hagnos. pág. 35-37.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pag. 1339.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A suprema grandeza de Cristo, o cabeça da Igreja. Editora Hagnos. pag. 124-125.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 5. pag. 115.

LUTZER, Erwin. Cristo entre outros deuses: Uma defesa da fé cristã numa era de tolerância. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.167).


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...