02 setembro 2022

A DOUTRINA BÍBLICA DA MORDOMIA CRISTÃ


(Comentário do 3º tópico da Lição 10: A sutileza contra a prática da mordomia cristã)


A palavra mordomia, com o passar dos anos, perdeu o seu sentido original. Quando se fala em mordomia, as pessoas entendem que é viver no conforto e ter regalias. A palavra mordomia, com o passar dos anos, perdeu o seu sentido original. Quando se fala em mordomia, as pessoas entendem que é viver no conforto e ter regalias. A palavra mordomo deriva do latim "majordomus", que é formada por "major", que significa maior, principal, e "domus", que significa uma casa com tudo o que há nela. Portanto, o mordomo é um servo de confiança, que administra a casa do seu senhor.


Nos tempos bíblicos, o mordomo era um servo de confiança do patrão, que era responsável pelo abastecimento da casa ou fazenda, como nos casos de Eliézer (Gn 24.2), José (Gn 39.4-6) e Obadias, o mordomo do Rei Acabe (1 Rs 18.3-6,13). No Novo Testamento, os apóstolos Paulo e Pedro usaram a palavra "despenseiro" para se referir aos cristãos como administradores dos dons que Deus nos confiou  (1 Co 4.1,2; 1 Pe 4.10,11). Ambos chamam a atenção para a fidelidade na administração destes dons ou mistérios de Deus. 


A base da doutrina bíblica da mordomia cristã, está no fato de que não somos donos de nada, somos apenas administradores dos bens que Deus nos concede e deles prestaremos contas. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida, incluindo, evidentemente, as nossas finanças. 


1- Deus, o criador e provedor. Deus é dono de tudo e de todos. Isto inclui todo o universo, pois Ele criou todas as coisas visíveis e invisíveis (Gn 1.1;Sl 24.l; 50.10-12). O ser humano também pertence a Deus, por direito de criação, pois foi Deus que criou o ser humano (Gn 1.26; Is 42.5); por direito de preservação, pois Deus nos proporciona as condições de sobrevivência, dando-nos a chuva, o ar, o sol e todos os recursos naturais (At l4.l5-l7; 17.22-28); e também, por direito de redenção, pois Ele nos comprou através do sacrifício de Cristo na Cruz (1 Co 6.l9,20; Tt 2.l4; Ap 5.9). Portanto, sob qualquer aspecto, tudo o que somos e temos pertence a Deus. Nada trouxemos a este mundo e nada levaremos dele (1 Tm 6.7). 


2- O homem como despenseiro e administrador das coisas de Deus. O segundo aspecto da Mordomia cristã é que o homem é apenas um mordomo ou administrador dos bens de Deus (Gn 1.28; 2.l5; Sl 8.3-9). Quando Deus criou o primeiro homem, colocou-o no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar (Gn 2.15). Portanto, enganam-se os que pensam que Deus criou o ser humano para viver na ociosidade no Paraíso. 


A mordomia do ser humano começa por sua própria pessoa. Fomos formados por Deus, como uma tricotomia, constituída de espírito, alma e corpo. Como mordomos ou despenseiros de Deus temos a responsabilidade de cuidar do nosso espírito, alma e corpo, pois um dia prestaremos contas a Deus. Além da própria pessoa, somos mordomos de Deus, em todos os dons e bens que ele nos confiou: o meio ambiente, os animais, a nossa família, o tempo, as finanças, os talentos, etc. De tudo o que Ele nos confiou, teremos que prestar contas (Rm 14.12; Hb 4.13). Quanto mais Deus nos dá, mais será cobrado. Sejamos, pois, fiéis ao Senhor em tudo aquilo que Ele nos entregou. 


REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As Sutilezas de Satanás neste dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 2589.

Comentário Bíblico Broadman. Provérbios – Isaias. Editora JUERP.

RENOVATO, Elinaldo. Tempo, bens e talentos: Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. 1 Ed 2019. Editora CPAD. pag. 13-15.

ADAM CLARKE. Comentário Bíblico de Adam Clarke.

(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.405).


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...