09 setembro 2022

AS MÍDIAS SOCIAIS E O IDE DE JESUS



(Comentário do 4º tópico da Lição 11: A sutileza das mídias sociais).

Ao longo da história da Igreja, conforme já falamos, os cristãos se valeram dos meios disponíveis em sua época, para proclamar o Evangelho aos perdidos e edificar a fé de outros crentes: Os discursos orais, as cartas, os livros, o rádio, a televisão, as cruzadas evangelísticas, a música, etc. Em nossa geração, o universo da comunicação se concentra majoritariamente na internet, principalmente, nas mídias sociais. Portanto, é neste universo que a Igreja deve investir, para proclamar as boas novas de salvação, promovendo tanto a evangelização daqueles que ainda não conhecem a Cristo, como a exortação, consolação e edificação dos que já servem a Deus. 


1- A seara virtual. Jesus disse aos seus discípulos: “Grande é, na verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.” (Lc 10.2). Para as pessoas do século XXI, que vivem nas cidades, a palavra seara não é muito familiar. Mas, para os ouvintes de Jesus, que viviam em Israel, numa cultura agrícola, era uma palavra muito conhecida. Seara é um campo de plantio de cereais. Jesus usou a palavra como uma metáfora, para se referir à evangelização. 


Cada um de nós deve usar a sua habilidade para proclamar a Verdade de Deus em nossas páginas e perfis nas redes sociais. As mídias sociais são um campo fértil para semearmos a Palavra de Deus, seja através de fotos, vídeos ou de pequenos textos. Quem não tem muita habilidade para criar conteúdo, pode compartilhar conteúdos de outras pessoas. Há uma infinidade de conteúdos evangélicos de qualidade para serem compartilhados. 


A publicitária Vanda de Sousa Machado, desenvolveu um acróstico da palavra “IDE”, para explicar o cumprimento do IDE de Jesus no ciberespaço em três princípios: Idealizar, Desenvolver e Espalhar: 

I – IDEALIZAR. A idealização é a primeira etapa do seu plano de comunicação. Nela você levantará possíveis ideias de como espera que o seu ministério de comunicação se processe. Você vai analisar qual é o seu estado atual e onde deseja chegar com as ações que serão planejadas. 


D – DESENVOLVER. O desenvolvimento é a segunda etapa do IDE. Aqui você já terá o seu plano de comunicação montado e então aprenderá a produzir conteúdos capazes de sensibilizar a sua audiência despertando-a para conhecer mais de Deus. É neste tópico que vamos falar sobre as ferramentas que você poderá utilizar na produção das artes visuais, vídeos, áudio e textos. 


E – ESPALHAR. Depois da produção dos conteúdos é hora de espalhar a mensagem pelas mídias sociais. Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito, você também terá que preparar um plano de mídia organizado e estratégico para que a sua mensagem consiga atingir o maior número possível de pessoas.


O alcance das redes sociais é muito grande. Quando alguém publica algo em seu perfil, independente da relevância e qualidade daquela publicação, aquilo aparece “feed de notícias” dos seus amigos, que por sua vez podem interagir com aquela publicação, curtindo, comentando e compartilhando. Dessa forma, a publicação pode se multiplicar. Há ainda a possibilidade de publicações pagas, que as próprias plataformas divulgam, fazendo com que elas apareçam para pessoas que nem conhecemos, como uma “publicação patrocinada", que nada mais é do que um anúncio. 


É possível também criarmos páginas gratuitamente, para divulgar os eventos da Igreja e compartilhar fotos, textos e vídeos dos nossos cultos. Cada um dos membros da Igreja pode compartilhar os conteúdos e o alcance será muito maior. Eu, por exemplo, tenho mais de mil contatos no Facebook, administro quatro páginas, sendo uma minha e outras três de Igrejas. Também curto alguns grupos e páginas que produzem conteúdos evangélicos e eu posso compartilhar. Jamais, eu teria a oportunidade de transmitir uma mensagem instantânea para tantas pessoas, se não fosse através das mídias sociais. Claro que nem todos vêem, mas um número enorme de pessoas tem acesso ao que publico. Então, por que não utilizar esta facilidade de comunicação e o expressivo alcance das redes sociais para pregar o evangelho? A seara virtual é gigantesca! Precisamos de trabalhadores para a ceifa. 


2- Pastoreio virtual. Além de ser um campo fértil para a evangelização, as redes sociais são também poderosas ferramentas para a promoção do discipulado, aconselhamento bíblico, ensino da Palavra de Deus e interação entre o pastor e os membros da Igreja local. Se antigamente, o pastor precisava se desdobrar para ir à casa das pessoas, principalmente daqueles que faltavam aos cultos, hoje é possível interagir através de mensagens nos aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp. 


O pastor pode incentivar a criação de grupos em cada departamento da Igreja, para facilitar a comunicação e interação entre os irmãos. Nestes grupos são divulgados os avisos, convites, felicitações de aniversários, incentivos à participação nos trabalhos, etc. No mundo atual, as pessoas vivem a vida correndo e nem sempre podem receber visitas. Sendo assim, mensagens de bom dia, pequenas reflexões bíblicas, pedidos de oração, aconselhamentos pastorais, etc., podem fortalecer a fé dos crentes e ajudá-los nas constantes lutas da vida cristã. Eu mesmo já tive a oportunidade de mandar mensagens e conversar com pessoas até de longe, que estavam em um momento difícil e necessitavam de uma palavra de ânimo, aconselhamento e oração. 


REFERÊNCIAS: 


GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo. As sutilezas de Satanás neste dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

HENRIQUE, Victor. Redes sociais: como utilizar para Deus e ser você mesmo? – série “vida social”. (http://www.euvosescrevi.com.br/redes-sociais).

MACHADO, Vanda de Souza. A Comunicação do Ide nas Mídias Sociais: um manual prático para transformar a comunicação da igreja num poderoso instrumento de evangelização. Comunicação Cristã. Livro 1. Edição do Kindle.

FISHER, Davidm. O pastor do século 21: Uma reflexão bíblica sobre os desafios do ministério pastoral no próximo milênio. Editora Vida. 1 Ed 1999.

HOFF,  Paul. O pastor como conselheiro. Editora Vida. pag. 11

GUTHRIE, George. Lendo a Bíblia para a vida: Seu guia para entender e viver a Palavra de Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.271).


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Pb. Weliano Pires

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