22 junho 2022

EM QUEM ESTAMOS ALICERÇADOS?


(Comentário do 2⁰ tópico da Lição 13)


Jesus usou a figura de dois alicerces: a areia e a rocha para ilustrar, respectivamente, os que ouvem as suas Palavras e não as praticam, e os que ouvem colocam em prática. Veremos neste tópico que o primeiro passo no alicerce da nossa fé é ouvir a Palavra de Deus, pois é ela que nos faz sábios para a salvação que há em Cristo Jesus. Falaremos também sobre a importância de um bom alicerce numa construção, comparando-o com a areia e a rocha. Por último, falaremos sobre a relevância de sermos praticantes da Palavra de Deus e não apenas ouvintes. 


1- O alicerce começa pelo ouvir. Para ser um autêntico discípulo de Jesus, o primeiro passo é ouvir a sua Palavra. Não há a possibilidade de alguém ser discípulo de Jesus sem ouvir a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo disse que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir, pela Palavra de Deus”.  (Rm 10.17). 


Entretanto, não basta ouvir a Palavra de Deus e conhecê-la bem teoricamente. É preciso que a fé tenha um bom fundamento, para não desvanecer. A casa edificada sobre a areia pode até ficar bonita, mas, não resiste às chuvas e ventos. Todavia, a casa edificada sobre a rocha, mesmo submetida às tempestades, permanecerá firme. Assim também são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. Estes não se embaraçam com coisas efêmeras desta vida, pois a sua esperança é a vida eterna. 


As pessoas só serão realmente alcançadas, se for pela Palavra de Deus. Paulo disse que o Evangelho é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. (Rm 1.16). Em Hebreus 4.12, lemos: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Eu tenho visto muitas pessoas reclamando que nas Igrejas onde congregam, o pecado tomou conta e as pessoas não querem compromisso com Deus. Provavelmente está faltando oração e exposição da Palavra de Deus. Onde a Palavra é pregada com fidelidade e há oração, o pecador é confrontado. Diante disso, ou ele se converte ou se afasta do local. Mas se ficar apenas massageando egos e se animando auditórios a fé das pessoas não terá fundamento. 

 

2- A importância do bom alicerce. O alicerce é a parte fundamental de uma edificação, pois é sobre ele que a construção se sustenta. Antes de começar um edifício, os engenheiros colhem amostras do terreno, para serem analisadas pelos geólogos. A partir desta análise, eles decidem se podem construir naquele local e qual a profundidade das bases. 


A areia é um terreno movediço que não oferece sustentação diante de chuvas e ventos. A rocha, por sua vez, é uma superfície firme que não se abala, mesmo diante de terremotos. O fundamento da nossa fé é a Doutrina dos apóstolos. Paulo escreveu aos Coríntios que ninguém pode lançar outro fundamento, além daquele que já está posto, o qual é Cristo (1 Co 3.11). Muitas pessoas sucumbem em sua fé, quando vem a perseguição, as lutas e provações. Por que isso acontece? Porque a sua fé não estava alicerçada em Cristo, a Rocha Eterna. 


Muitos dos discípulos que andaram com Jesus durante o seu ministério terreno o abandonaram, porque tinham uma visão equivocada sobre Ele. Esperavam que Ele fosse um líder político, que lideraria uma rebelião contra Roma e os libertaria do domínio romano. Quando Ele começou a pregar que seria entregue nas mãos dos pescadores, que condenado à morte e que os seus discípulos teriam que comer a sua carne e beber o seu sangue, eles se escandalizaram. Hoje ainda acontece isso. Muitos dos que estão nas Igrejas, estão buscando apenas coisas materiais e prosperidade neste mundo. Esse tipo de fé não suporta as tempestades desta vida. 


3- A relevância do praticar. Jesus falou de dois tipos de construtores: um prudente e outro insensato. O prudente é aquele que ouve as Palavras de Jesus e as pratica. O insensato é o que ouve, mas, não pratica. Os dois constroem casas, que aparentemente são iguais e ambas são submetidas a tempestades. A diferença só será notada quando vierem os ventos e as chuvas. 


Conforme vimos no início deste tópico, é muito importante ouvir a Palavra de Deus. Somente através dela podemos conhecer Jesus e crer nele. Entretanto, mais importante do que ouvir e conhecer a Palavra de Deus é praticar os seus ensinos. Tiago diz que devemos ser praticantes e não apenas ouvintes da Palavra, pois o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que contempla o seu rosto no espelho e logo se esqueceu de como era. (Tg 1.22.24). 


Não podemos jamais separar o ouvir do praticar. Na vida cristã estas duas coisas precisam andar juntas. O conhecimento só tem valor se ele transformar-se em ação. A palavra obediência resume o sentido de ouvir e praticar. Quando Samuel repreendeu a Saul, ele disse que é melhor obedecer do que sacrificar. 

 

REFERÊNCIAS: 

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pág. 246-251

BARCLAY, William. Comentário Bíblico: Mateus. pág. 314.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 1. pág. 336.

TASKER, V. G. Mateus, Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. 1 Ed 1980. pág. 67-68.

BARCLAY, William. Comentário Bíblico: Mateus. pág. 313-316.

CHILDERS, Charles L.; EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood (Eds.) Comentário Bíblico Beacon: Mateus a Lucas. Vol.6. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.69.

LOPES, Hernandes Dias. Mateus: Jesus, O Rei dos reis. Editora Hagnos. pag. 244-245.



Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...