28 junho 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 1: AS SUTILEZAS DE SATANÁS CONTRA A IGREJA DE CRISTO

Foto: Blog do Magno Lino.

Graças a Deus estamos iniciando mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. Neste terceiro trimestre, o nosso tema será apologética, que é a defesa da fé cristã contra as heresias, modismos e inovações. Estudaremos o tema: Os ataques contra a Igreja de Cristo: As sutilezas de Satanás nestes Dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. 


O Comentarista deste trimestre é o Pr. José Gonçalves, mestre em Teologia, escritor, articulista, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Piauí, membro da Comissão de Apologética da CGADB e presidente da Assembléia de Deus em Água Branca (PI).


Nesta primeira lição faremos uma introdução ao tema que será estudado durante o trimestre que é sobre as sutilezas do inimigo contra a Igreja de Cristo. Nestes dias que antecedem a Volta de Cristo, a Igreja do Senhor precisa estar em constante alerta contra os ataques sutis de Satanás contra ela. Sutileza é a qualidade de uma pessoa ou de algo, que o torna delicado, meigo, suave. É a habilidade e perspicácia para disfarçar e enganar sem ser percebido. Ao contrário do que muitos imaginam, o diabo prefere agir no anonimato ou nos bastidores. A característica principal das suas ações é a sutileza. O apóstolo Paulo chama de “astutas ciladas”. (Ef 6.11).


Se o inimigo viesse até nós com chifres, olhos de fogo, cauda gigante, soltando fogo pelas narinas e com um garfo de três dentes na mão, seria facilmente reconhecido e não expulso em Nome de Jesus! Mas, como vimos na penúltima lição do trimestre passado, os falsos mestres vêm até nós vestidos de ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Os ataques do inimigo são de duas naturezas: sobrenatural e moral. Os ataques de natureza espiritual são ações diretas de espíritos enganadores. Por outro lado, do ponto de vista moral, o inimigo faz com que pareça normal, comportamentos que a Palavra de Deus condena. 


Em suas sutilezas, o inimigo age contra a Igreja em duas esferas: religiosa e social. Na esfera religiosa, estes ataques vêm de dentro da própria Igreja, por parte de pessoas que foram vencidas pelos ataques do inimigo e agora estão a serviço dele dentro da Igreja, causando danos e escândalos. Na esfera social, temos os ataques do inimigo à família, com leis e decretos que tentam desconstruir a família tradicional, incentivando o aborto, o divórcio e a união homoafetiva. 


O apóstolo Paulo disse que as armas da nossa luta não são carnais e que não devemos lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, potestades e hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Ele menciona duas armas principais que a igreja deve usar contra estes ataques do inimigo: a Palavra de Deus e a Oração. Não há outra forma de vencer os ataques do inimigo, que não seja o ensino sistemático da Palavra de Deus e uma vida de constante oração, nas Igrejas e nos lares. Sem isso, sucumbiremos ante os ataques sutis do inimigo. 


REFERÊNCIAS: 

GONÇALVES, José. Os Ataques Contra a Igreja de Cristo. As Sutilezas de Satanás neste Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022.

LOPES, Hernandes Dias. 1 Timóteo: O Pastor, sua vida e sua obra. Editora Hagnos. pág. 97.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...