15 junho 2022

A bondade de Deus


(Comentário do 1º tópico da Lição 12)

Neste primeiro primeiro tópico falaremos a respeito da bondade de Deus. Veremos a definição da palavra bondade no dicionário de língua portuguesa e no sentido filosófico. Depois, falaremos sobre a bondade de Deus no aspecto bíblico, mostrando referências bíblicas que falam a respeito da bondade de Deus e o seu significado nos respectivos contextos. Por último, falaremos da bondade de Deus no aspecto teológico. A bondade de Deus é uma característica inerente ao seu Ser, ou seja, Deus é o único que é bom em sua própria natureza. O ápice da bondade de Deus foi revelado quando Ele enviou o seu Filho Unigênito, para dar a sua vida em resgate de pecadores, que não mereciam. 


1- Definição de bondade. Segundo o dicionário Michaelis a palavra bondade vem do latim “bonitatem” e traz as seguintes definições: Qualidade de quem tem traços psicológicos e morais que o induzem a praticar o bem; benevolência; ato que evidencia esses atributos; boa ação; qualidade ou característica de quem é atencioso; amabilidade, delicadeza; qualidade do que é bom, adequado ou elaborado. É o oposto de maldade. 


Na filosofia, a bondade é considerada algo transcendente, ou um bem maior. Alguns filósofos chegaram a usar a palavra Deus para se referir não a uma pessoa, mas a um uma bondade superior. Os filósofos consideram a bondade superior ao direito, pois o direito está relacionado apenas ao que é justo, enquanto a bondade envolve a prática do amor e da misericórdia, inclusive a quem não merece. Fazer o bem a quem merece não significa ser bom, pode ser apenas retribuição ou interesse por recompensas. Essa ideia que a filosofia tem de que a bondade é algo transcendente se aproxima do conceito bíblico, pois, a bondade é um dos atributos morais de Deus, mas não do homem. O pecado corrompeu a natureza o humano e tornou-o essencialmente mal.


2 - A bondade de Deus no aspecto bíblico. Na Bíblia, desde o princípio, a bondade está relacionada a Deus e às suas obras. Quando Deus criou o Universo, a cada obra criada, a Bíblia relata: “E viu Deus que era bom”. Esta expressão aparece seis vezes, no primeiro capítulo de Gênesis: (Gn 1.4; 1.10; 1.18; 1.24; 1.25; 1.31). Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, aparecem dois tipos de bondade: a bondade que se baseia na misericórdia (hebraico hesed; Grego Chrestotes); e a bondade que se baseia na bondade moral de Deus (hebraico Tob; Grego agathosune). Deus é bom em todos os aspectos. Ele é bom porque se compadece de nós e também no aspecto moral, porque só pratica o que é bom e correto. Deus manifesta a sua bondade em sua justiça e nas coisas que Ele criou “Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor” (Sl 33.5; Sl 52.1; 107.8). Em vários textos bíblicos a perfeição e a bondade de Deus vêm à tona (Nm 10.32; Sl 16.2; Sl 23.6; Sl 34.10; 1 Ts 1.11). 


A bondade (Gr. agathosune) também é uma das virtudes do Fruto do Espírito. Neste sentido, refere-se à santidade e à justiça cristã (Gl 5.22). Todas as virtudes do Fruto do Espírito são provenientes de Deus e não fazem parte da natureza humana corrompida pelo pecado. Por isso, nenhum ser humano é bondoso em sua essência. Após pecar o ser humano teve a sua justiça original corrompida e inclinou-se essencialmente ao mal. O apóstolo Paulo declarou: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Rm 7.18). Só haverá bondade em nós, se vivermos no Espírito, pois Ele produzirá esta virtude em nosso interior. 


3- A bondade de Deus no aspecto teológico. No sentido teológico, a bondade vai muito além das definições dos dicionários e da filosofia. Teologicamente, a bondade não é apenas uma virtude daquele que pratica coisas boas, mas envolve santidade, retidão, verdade, amor, benevolência, graça e misericórdia. Por isso, somente o Deus da Bíblia é essencialmente bom. Deus não apenas pratica o que é bom, Ele é a fonte de toda bondade. A bondade é um dos seus atributos morais de Deus, ou seja, é uma das características do Seu ser. 

Deus não é bom esporadicamente, ou apenas com aqueles que merecem. Até porque ninguém merece a bondade de Deus. Deus é um ser bondoso, e é dele que procedem as coisas boas para nós: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” (Tg 1.17). É neste sentido que Jesus diz: “Pedi e dar-se-vos-á; batei e abrir-se-vos-á." (Mt 7.7). Na continuação deste texto, Jesus disse que mesmo o ser humano sendo essencialmente mal por causa do pecado, sabe dar coisas boas aos seus filhos. 

Nenhum pai daria uma serpente, a um filho que lhe pedisse um peixe, ou uma pedra ao filho que pedisse comida. Em seguida, Jesus conclui dizendo: “Se, vós, pois, sendo maus,sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mt 7.11.). Deus é bondoso em sua própria natureza e concede aquilo que necessitamos, não porque merecemos e exigimos, mas porque Ele  é bom. É sempre bom lembrar que Deus sabe o que é bom para nós e concede aquilo que precisamos, não o que queremos. 


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. págs. 223-226.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 1. pag. 551-552.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por 

versículo. Editora Hagnos. Vol. 1. pág. 487.

LOPES, Hernandes Dias. Mateus Jesus, O Rei dos reis. Editora Hagnos. pag. 239-240.

HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento: Mateus. 1 Ed 2001. Editora Cultura Cristã. pág. 966.

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. N.T. Vol. I. Editora Central Gospel. 1 Ed 2006. pág. 35.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...