Parte 4 - O padrão ético e moral.
Diferente das escolas seculares, que não ensinam moralidade, pois entendem que isso é relativo, um dos principais objetivos da Escola Dominical é ensinar aos seus alunos a ética cristã. Quando falamos de ética e moral, parecem termos sinônimos, devido estarem relacionados. De fato, são muito parecidos, mas há diferença entre eles.
A palavra ética vem do grego “ethos”, que significa costumes ou hábitos. Já a palavra moral tem origem no latim “mos”, que significa “normas” ou “regras”. A ética se refere aos princípios e valores que orientam a conduta de uma pessoa. A moral, por sua vez, é a prática dessa conduta ética. Não são a mesma coisa, porém, estão relacionadas. Em termos práticos, a ética seria a teoria e a moral a prática. Por exemplo, a ética de um certo grupo diz que ele deve ser verdadeiro. A moral seria os membros deste grupo não mentirem.
Existem pelo menos três categorias de ética, com as suas respectivas subcategorias: Humanista, naturalista e religiosa.
a) A ética humanista. Tem o ser humano como o centro de tudo. Dentro desta perspectiva, tudo aquilo que trouxer ‘benefício’ à sociedade deve ser aceito. Dentro desta ética estão o existencialismo, o utilitarismo e o hedonismo.
b) Ética naturalística. Fundamenta-se nas leis da natureza e considera que tudo aquilo que é natural é bom.
c) Ética religiosa. Tem como fundamento aquilo que a religião acredita ser moralmente correto, de acordo com os princípios da divindade que acredita.
A ética cristã está nesta última categoria. Os princípios e práticas do que é certo e errado no Cristianismo estão baseados nas Escrituras Sagradas, que é o padrão de Deus. Este padrão permanece inalterado (Mt 24.35) e não podem jamais ser relativizados, revogados ou adaptados aos interesses humanos. Portanto, o que norteia o padrão de conduta do cristão é a Palavra de Deus e a Escola Dominical tem o dever de ser uma agência proclamadora e multiplicadora dos princípios da Palavra de Deus.
REFERÊNCIAS:
BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 4. pág. 356.
TENNEY, MERRILL C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 2. pág. 627-628.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário