22 março 2022

A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL - Parte 1


A Educação formal e o surgimento da Escola Dominical 


A Educação formal


A educação formal e metódica como a conhecemos hoje é algo recente. Na antiguidade, os pais ensinavam oralmente, os seus valores aos filhos e o índice de analfabetismo era altíssimo. O povo de Israel recebeu de Deus a incumbência de ensinar aos seus filhos a Lei de Senhor e contar-lhes aquilo que Deus fez, libertando-os da escravidão para a terra prometida.

Para se ter uma ideia, até o século XVII a educação em geral ficava restrita aos círculos familiares e religiosos e não a cargo do estado. Não havia escolas e poucas pessoas tinham acesso aos estudos. No Brasil, somente em 1549,  o padre Manoel da Nóbrega iniciou a educação formal para ensinar a religião católica aos índios e ensinava a ler e escrever. Em 1759, o Marquês do Pombal expulsou os jesuítas do país e a educação, então, tornou-se estatal. Entretanto não havia professores qualificados. Pessoas que tinham um pouco de instrução eram admitidas como professores. 


O surgimento da Escola Dominical


Neste contexto da ausência de escolas públicas e um índice altíssimo de analfabetismo, foi que surgiu a Escola Dominical, em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. O jornalista Robert Raikes. Nessa época, as crianças trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas e o único dia livre era o domingo. Raikes ficou incomodado ao ver o comportamento agressivo daquelas crianças nas ruas e decidiu criar uma escola que funcionasse aos domingos, para ensinar àquelas crianças os princípios cristãos, morais e cívicos. O trabalho deu grandes resultados e em pouco tempo havia sete escolas com trinta alunos em média. Após doze anos não havia mais nenhum criminoso para ser julgado naquela cidade.  


A Escola Dominical no Brasil e na Assembléia de Deus


No Brasil a Escola Bíblica Dominical surgiu em 1855, em Petrópolis (RJ), com o casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, que ao chegarem ao Brasil instalaram uma escola para ensinar a Palavra de Deus às crianças da região. Na Assembleia de Deus, no ano de 1911, dois meses após a fundação da denominação em Belém-PA, foi realizada a primeira Escola Bíblica Dominical, na casa do irmão José Batista de Carvalho. Somente em 1930 é que foi lançada a primeira revista de Lições Bíblicas para adultos, com comentários dos missionários Samuel Nystron e Nils Kastberg, bem antes da fundação da CPAD. Depois, no ano de 1943 foi lançada a primeira revista para crianças. 


A contribuição do Pr. Antonio Gilberto à Escola Dominical


Não há dúvidas de que o grande idealizador, modernizador e motivador da Escola Dominical nas Assembléias de Deus no Brasil foi o saudoso pastor e educador Antônio Gilberto da Silva. No ano de 1974, ele criou na CPAD o Departamento de Escola Dominical, que depois passou a se chamar Setor de Educação Cristã. Foi ele o criador do CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical) e do primeiro Plano de Revistas da Escola Dominical para Assembléias de Deus, que elaborou revistas exclusivas para cada faixa etária. Escreveu também o best seller Manual da Escola Dominical, que é uma referência para professores e superintendentes da Escola Dominical. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...