01 março 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA.


REVISÃO DA LIÇÃO ANTERIOR

Na lição passada estudamos o tema: AS HISTÓRIAS E AS POESIAS FALAM AO CORAÇÃO. Falamos resumidamente sobre duas categorias dos livros do Antigo Testamento em nossa Bíblia: 

1. Os livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Estes livros registram as narrativas daquilo que Deus fez para o povo de Israel e através dele, desde a conquista da terra prometida, até os cativeiros da Assíria e Babilônia.

2. Os livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. São livros que expressam sentimentos e pensamentos do ser humano e mostram a sabedoria de Deus através da poesia e prosa hebraicas. 

No primeiro tópico, estudamos as histórias do Antigo Testamento, discorrendo sobre as narrativas de Josué e Juízes e sobre as histórias dos reis de Israel e Judá;

No segundo tópico, falamos sobre a estrutura e características livros poéticos e de sapienciais do Antigo Testamento;

No terceiro tópico, falamos sobre a mensagem ao coração, transmitida pelos livros históricos e poéticos, mostrando os princípios práticos destes para a vida cristã.


Lição 10: As profecias despertam e trazem esperança


Na lição desta semana, faremos um estudo panorâmico dos livros proféticos da Bíblia. No Antigo Testamento, há dois grupos de livros proféticos: os profetas maiores: Isaías, Lamentações, Jeremias, Ezequiel e Daniel; e os doze profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Esta denominação maiores e menores não está relacionada à importância do profeta e sim ao tamanho do livro.  Falaremos também sobre o único livro profético do Novo Testamento, que é o Apocalipse. 


Conforme falamos na lição passada, a ordem e a classificação dos livros das Escrituras hebraicas diferem da nossa Bíblia, embora o conteúdo seja o mesmo. No caso dos livros proféticos, também são diferentes: profetas anteriores: Josué, Juízes, Samuel e Reis; e profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, e um livro que inclui os doze Profetas Menores. 


No primeiro tópico, falaremos sobre as definições grega e hebraica das palavras profeta e profecia. Depois faremos uma abordagem resumida de cada um dos profetas maiores.


No segundo tópico, faremos uma abordagem resumida dos profetas menores, dividindo-os em três grupos: profetas do Reino do Norte, profetas pré-exilio e profetas pós-exilio. 


No terceiro tópico, abordaremos o livro do Apocalipse. Falaremos sobre os aspectos da autoria, data da redação, destinatários e sobre a mensagem de esperança para o futuro, contida no livro da revelação. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...