07 março 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 11: LUCAS-ATOS, UM MODELO PENTECOSTAL PARA HOJE


Na lição passada estudamos o tema: AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA. Fizemos um estudo panorâmico dos livros proféticos da Bíblia.  Estudamos os profetas maiores, que são: Isaías, Lamentações, Jeremias, Ezequiel e Daniel.  e os doze profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Esta denominação maiores e menores não está relacionada à importância do profeta e sim ao tamanho do livro.  Falamos também sobre o único livro profético do Novo Testamento, que é o Apocalipse. 


No primeiro tópico falamos sobre as definições grega e hebraica das palavras profeta e profecia. Fizemos também uma abordagem resumida de cada um dos profetas maiores.


No segundo tópico, abordamos de forma resumida os profetas menores, dividindo-os em três grupos: profetas do Reino do Norte, profetas pré-exílio e profetas pós-exílio. 


No terceiro tópico, falamos sobre o livro do Apocalipse. Vimos os aspectos da autoria, data da redação, destinatários e sobre a mensagem de esperança para o futuro, contida no livro da revelação. 


Lição 11: Lucas-Atos: o modelo pentecostal para hoje


Na lição desta semana estudaremos dois livros do Novo Testamento, que se constituem em uma continuidade um do outro e que foram escritos pelo mesmo autor: o Evangelho segundo Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos. Estes dois livros foram escritos por Lucas, o médico amado, companheiro de ministério do apóstolo Paulo. 


Entre os evangelistas, Lucas foi o que mais falou sobre a ação do Espírito Santo, tanto no Evangelho, quanto no Livro de Atos. Por isso, nesta lição estudaremos a ação do Espírito Santo no ministério de Jesus, descrita no Evangelho segundo Lucas e, na Igreja Primitiva, continuidade desse ministério, nos relatos em Atos dos Apóstolos. 


Este modelo de Igreja, cheia do Espírito Santo e dirigida por Ele serve como referência para a Igreja em qualquer época e lugar. Portanto, precisamos incentivar a Igreja a buscar o revestimento do poder do Espírito Santo para fazer a Obra do Senhor. 


No primeiro tópico, falaremos sobre a ação do Espírito Santo no ministério de Jesus, no Evangelho segundo Lucas. A ação do Espírito Santo está presente no nascimento de João Batista, no nascimento de Jesus, na tentação de Jesus e durante todo o seu ministério. 


No segundo tópico, destacaremos a ação do Espírito Santo no Livro de Atos dos Apóstolos. Falaremos sobre a promessa da descida do Espírito Santo, sobre o cumprimento no dia de Pentecostes e sobre a ação do Espírito Santo na expansão da Igreja. 


No terceiro e último tópico, falaremos sobre o mover do Espírito Santo como um modelo para a Igreja. Falaremos neste tópico sobre a atualidade do batismo no Espírito Santo. Depois falaremos do falar em línguas como a evidência do batismo no Espírito Santo. Por último falaremos sobre a plenitude do Espírito Santo na Igreja, que inclui o batismo no Espírito Santo, o fruto do Espírito Santo e os dons espirituais. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...