19 março 2022

COMO AS EPÍSTOLAS GERAIS NOS FORMAM - Parte 2


Parte 2: As Epístolas de João

O apóstolo João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, era conhecido como o discípulo a quem Jesus amava, por ser muito próximo do Senhor. Ele escreveu o Evangelho que leva o seu nome, três epístolas e o livro do Apocalipse. 

a. 1 João. A primeira Epístola de João foi escrita entre 85 e 95 d.C. Diferente de outras Epístolas, João não se identifica como remetente, não identifica os destinatários e não há saudações. João inicia a sua primeira Epístola testificando sobre o que viu e ouviu de Jesus, a Palavra da Vida. Neste primeiro capítulo, ele fala que Deus é luz e nEle não há trevas. João fala também da universalidade do pecado e que se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar. 

No capítulo 2, o apóstolo fala de Jesus como o Advogado (Gr. Parakletos), que nos defende diante do Pai. Em seguida fala que aquele que diz que conhece a Deus, mas não guarda os seus mandamentos é mentiroso. João traz um alerta sobre aquele que odeia seu irmão. Este continua nas trevas. Em seguida, traz conselhos aos pais, aos filhos e aos jovens. Faz também um alerta sobre os últimos dias, dizendo que é já a última hora e muitos anticristos se manifestarão. João alerta que todo aquele que nega que Jesus é o Cristo é mentiroso e aquele que nega o Pai e o Filho é anticristo. 

No capítulo 3, João inicia falando sobre o grande amor de Deus que nos concedeu o direito de sermos chamados “filhos de Deus”. Entretanto, João esclarece que aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, pois quem vive no pecado é do diabo. Neste capítulo, João dá ênfase ao amor aos irmãos. Ele explica que sabemos que passamos da morte para a vida se amarmos uns aos outros. Quem não ama, disse ele, permanece na morte. 

No capítulo 4, o apóstolo recomenda aos seus leitores que não creiam em qualquer espírito, mas provem antes se o tal espírito provém de Deus. Ele oferece um critério importante para aquela época: todo espírito que nega a humanidade de Jesus não é de Deus. Era uma referência clara aos gnósticos que negavam que Jesus tivesse vindo como homem. Na sequência João fala novamente sobre o amor a Deus e aos irmãos, relacionando uma coisa à outra. Ou seja, quem não ama aos irmãos também não ama a Deus. 

Por fim, no capítulo 5, João continua falando do amor a Deus e o relaciona à fé em Cristo como Filho de Deus. O apóstolo nos mostra que não crer em Cristo não ama a Deus. Neste capítulo, o apóstolo faz uma referência à Santíssima Trindade, dizendo que três são os que testificam no Céu e os três são um: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo. Ele fala também sobre a Vida Eterna que está em Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

b. 2 João. A segunda epístola de João foi escrita por volta de 90 d.C. Contém apenas um capítulo com 13 versículos. No prefácio João se identifica com o Ancião (Gr. presbyteros) e identifica os destinatários como “a senhora eleita e seus filhos”. Alguns interpretam esta expressão como uma referência à Igreja. Entretanto o mais provável é que seja mesmo uma carta pessoal do apóstolo a uma mulher cristã e seus filhos, provavelmente uma viúva, cujos filhos João teve notícia de que andavam na verdade: “Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.” (2 Jo 1.4). 

Os temas principais da Epístola são a exortação à prática do amor fraternal e a advertência contra os falsos mestres. Como fizera na primeira epístola, João associa à obediência aos mandamentos do Senhor. O apóstolo alerta também a respeito das heresias dos gnósticos que negavam a humanidade de Jesus. Alerta também para não nos associarmos com pessoas que não trazem a Sã doutrina, nem os receber em casa pois, quem os recebe se faz participante das suas más obras. 

c. 3 João. A terceira Epístola de João é uma carta pessoal do apóstolo a um cristão chamado “o amado Gaio”, do qual não temos informações precisas, pois este era um nome comum naquela época. O Novo Testamento menciona pelo menos três pessoas com este nome, sendo um em Corinto (Rm 16.23); outro na Macedônia (At 16.29); e outro em Derbe (At 20.4). Não temos como associar o Gaio de 3 João com algum destes. Pelo contexto da epístola podemos deduzir que se tratava de um líder da Igreja. 

Nos primeiros versículos, o apóstolo faz vários elogios a Gaio, com base nos testemunhos que ouviu da sua fidelidade. Na sequência, João queixa-se de Diótrefes, que busca ter a primazia nas Igrejas e não recebe o apóstolo e espalha palavras maliciosas contra ele nas Igrejas. Por último, João elogia a postura de Demétrio, que também tinha bom testemunho das Igrejas. 


REFERÊNCIAS:

BATISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.

LOPES, Hernandes Dias. 1, 2, 3 JOÃO Como ter garantia da salvação. Editora Hagnos. pág. 7-9.

STOTT, John R. W. AS EPÍSTOLAS DE JOÃO Introdução e comentário. Editora Cultura Cristã. pág. 44-48.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...