27 agosto 2024

Introdução à Lição 9: A conspiração de Hamã contra os judeus


Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada estudamos o tema: A resistência de Mardoqueu. Vimos a história de conspiração, lealdade e ódio, envolvendo dois personagens importantes do Livro de Ester: Mardoqueu e Hamã. Mardoqueu era um judeu que trabalhava no palácio do rei Assuero e descobriu um plano para assassinar o rei. Hamã era descendente de Agague, rei dos amalequitas, que odiava o povo judeu e acabou sendo exaltado ao cargo mais importante do império persa. Mardoqueu recusou-se a se curvar diante de Hamã e isso desencadeou um ódio mortal de Hamã contra o povo judeu. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, vimos os detalhes da descoberta de um plano para assassinar o rei Assuero. Mardoqueu descobriu este plano, revelou-o a Ester, que transmitiu a informação ao rei. O rei mandou executar os conspiradores. O caso foi registrado nas crônicas do rei, mas Mardoqueu acabou sendo esquecido. 


No segundo tópico, falamos da exaltação de Hamã, um descendente dos amalequitas, que odiava os judeus. O ato heróico de Mardoqueu e a sua lealdade ao rei caíram no esquecimento. Entretanto, ele continuou as suas funções e não se abalou emocionalmente. 


No terceiro tópico, vimos a resistência de Mardoqueu a se curvar diante de Hamã. Isso provocou um ódio mortal por parte de Hamã, a ponto de resolver exterminar todo o povo judeu, que vivia na Pérsia. Este ódio era motivado por inimizades intergeracionais, pois Hamã era descendente dos amalequitas e Mardoqueu era israelita. 


Lição 9: A conspiração de Hamã contra os judeus


INTRODUÇÃO 


Esta lição é uma consequência dramática dos fatos estudados na lição passada. Por causa da resistência de Mardoqueu em curvar-se diante de Hamã, este elaborou um plano diabólico para exterminar todo o povo judeu do império persa. Partindo deste plano, falaremos também das diversas tentativas de eliminar o povo judeu ao longo da história, inclusive o antissemitismo atual. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falaremos do plano odioso de Hamã para exterminar todos os judeus. Veremos que este plano maligno era baseado em intrigas e patologias do poder. A conduta de Mardoqueu incomodou os seus colegas de trabalho e, por isso, eles o denunciaram a Hamã. Falaremos também da abrangência do plano de Hamã, que incluía o extermínio dos judeus de todo o domínio persa, inclusive os judeus que havia retornado a Jerusalém. Por último, falaremos da astúcia e oportunismo de Hamã para convencer o rei de que os judeus eram um povo desleal e rebelde e, portanto, deveria ser extinto. 


No segundo tópico, falaremos da tristeza de Mardoqueu, de Ester e dos judeus, após o rei determinar o extermínio completo do povo judeu. Este decreto violento, causou pânico nas comunidades judaicas de todo o Império Persa. Veremos também que, Assuero e Hamã se puseram a beber, após terem enviado cartas às províncias, determinando o extermínio dos judeus. Por outro lado, Mardoqueu, Ester e todo o povo judeu se encheram de tristeza. Por último, falaremos da crise que se instalou nas comunidades judaicas, as quais se uniram em lamentação, oração e jejum, por livramento. 


No terceiro tópico, falaremos do perigo e da crueldade do antissemitismo moderno. Veremos as faces do antissemitismo ao longo da história. Na sequência, falaremos dos tipos de Antissemitismo que são: nacional, religioso e racial. Por último, falaremos do Antissemitismo moderno. Lamentavelmente, após os ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel em 2023, vemos o renascimento do ódio aos judeus, principalmente por parte de intelectuais de esquerda e autoridades brasileiras.  


REFERÊNCIAS: 


QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o Mundo e cuida da Família: Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 3º Trimestre de 2024. Nº 98, pág. 40. 

Bíblia de Estudo Pentecostal: Edição Global, editada pela CPAD, pp.838-40.

HAGEE, John. Em Defesa de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.109-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GRANDE LIVRAMENTO

(Comentário do 3° tópico da lição 12: O banquete de Ester – Denúncia e livramento)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do gra...