27 agosto 2024

Não viva de frustrações

 

Por WELIANO PIRES


Um dos grandes problemas da geração atual é a frustração. As pessoas estão sempre correndo atrás de sonhos e de conquistas, mas estão sempre frustrados, com a sensação de derrota. Esta situação tem levado muitas pessoas à depressão e até a cometeram suicídio.

Segundo a Psicanálise, a frustração “é a condição emocional alterada de quem vê contrariada, a satisfação de um desejo pulsional ou atividade satisfatória”. Em outras palavras, a frustração é o aborrecimento por não ter, ou não realizar algo que se acha merecedor. Uma pessoa frustrada é sempre alguém que não está contente com aquilo que é e tem. 

A frustração muitas vezes está relacionada à vaidade e ao egoísmo. Uma pessoa vaidosa sente constante necessidade de ser elogiada e admirada. Quando isso não acontece, fica aborrecida. O egoísta, por sua vez, acha que tudo deve girar em torno dele e sempre acha que merece mais do que tem. Por conta disso, vive sempre frustrado. 

Outra coisa que leva muitas pessoas à frustração é o excesso de expectativas e utopias. Estas pessoas vivem uma realidade paralela e criam expectativas irreais. Por exemplo, uma pessoa que ganha um salário mínimo, não estuda, não investe em nada e sonha em ser um milionário. Evidentemente irá se frustrar. A Bíblia nos ensina a contentar-nos com aquilo que temos e dar graças a Deus por tudo (Rm 12.16; 1 Ts 5.18).

É importante também não confundir contentamento com conformismo e inércia. Não é porque estamos contentes com o que temos e não nutrimos altas expectativas, que vamos viver a vida sem perspectivas e sem nenhum projetos para o futuro. 

Existem crentes que pensam que pelo fato da vinda de Jesus estar próxima e não sermos daqui, não devemos construir nada aqui. Eu conheço um irmão que dizia que não iria estudar, pois Jesus vai voltar em breve e ele não queria perder tempo com isso. Ora, ninguém sabe quando Jesus voltará. Ele pode voltar agora, mas pode demorar cem anos.

Para não viver em constante frustração, chateado por não ter conseguido aquilo que pensamos que merecemos, devemos sempre agradecer a Deus pelo que Ele nos deu e viver a vida com contentamento.

Precisamos ter sonhos e perspectivas para o futuro? Claro! Mas não devemos viver de utopias e expectativas surreais. Descansemos em Deus, pois Ele está no controle de tudo e tem cuidado de nós. 


Pense nisso! 


WELIANO PIRES é bacharel em teologia, articulista, blogueiro evangélico, professor da Escola Bíblica Dominical e evangelista da Assembléia de Deus, Ministério do Belém em São Carlos-SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GRANDE LIVRAMENTO

(Comentário do 3° tópico da lição 12: O banquete de Ester – Denúncia e livramento)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do gra...