05 agosto 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 06 – O LIVRO DE ESTER

Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada, falamos do casamento de Rute e Boaz, que foi o desfecho final da história de Rute e a conclusão da remição da família de Noemi. Esta história começa com a fome e o sofrimento da família de Elimeleque, por causa da sua morte e dos seus dois filhos. Mas termina com dois eventos marcantes: o casamento de Rute e Boaz, e o nascimento de Obede. A história de amor entre Rute e Boaz é um tipo do relacionamento da Igreja com Cristo. 


No primeiro tópico, falamos do compromisso de Boaz para com Rute de casar com ela. Rute poderia ter outras oportunidades fora de casa, mas preferiu ficar no lugar da bênção, sob a liderança de sua sogra Noemi, que elaborou um plano para aproximar Rute e Boaz. O caráter santo e justo de Rute e Boaz, levou-os a respeitar o processo e esperar o momento certo para terem qualquer intimidade. 


No segundo tópico vimos os detalhes do casamento de Boaz e Rute. Boaz estava decidido a se casar com Rute, mas havia um obstáculo, que era a preferência do parente mais próximo. Respeitando o processo, Boaz foi falar com o titular da remição da família. O casamento de Boaz com Rute ressalta o papel da liderança masculina que pressupõe atitude, amor responsável e honra à mulher.


No terceiro tópico falamos da remição da linhagem de Davi. Rute e Boaz geraram a Obede, que foi o avô do rei Davi e permitiu a continuidade da descendência de Noemi e Elimeleque. Esta linda história de amor entre um israelita próspero e uma estrangeira pobre e viúva é também um tipo do relacionamento espiritual de Cristo com a Igreja. 


LIÇÃO 06 – O LIVRO DE ESTER


INTRODUÇÃO


A partir desta lição até à última, teremos uma série de lições baseadas no Livro de Ester. Na primeira lição, vimos um resumo das biografias de Rute e Ester. Assim como fizemos com o Livro de Rute, na lição 02, nesta lição faremos um estudo panorâmico do Livro de Ester, trazendo as informações referentes à posição do Livro na Bíblia Hebraica e na Bíblia Cristã, autoria e data da redação, o contexto dos fatos narrados e a mensagem do Livro de Ester. Diferente do Livro de Rute, que faz menções constantes a Deus, no Livro de Ester não contém nenhuma referência direta a Deus, mas a providência divina está presente em todo o Livro. 


TÓPICOS DA LIÇÃO


No primeiro tópico, veremos a categorização do livro de Ester, apresentando a sua posição do Livro na Bíblia Hebraica e na Bíblia Cristã. Apresentaremos também as características literárias do livro, destacando a sua historicidade objetiva e o estilo menos dialógico, que difere de Livro de Rute. Por último, veremos as informações referentes à autoria e data da composição desta obra, que são incertas.  


No segundo tópico, falaremos do exílio do povo hebreu. Faremos neste tópico um resumo dos cativeiros da Assíria e da Babilônia, até chegar ao Império Persa, que foi o contexto em que deu os fatos narrados no Livro de Ester. Traremos detalhes do final da monarquia do Reino do Sul e do cativeiro babilônico. Depois falaremos do fim do exílio e o período pós-exílio. 


No terceiro tópico, temos a mensagem do Livro de Ester. Falaremos da providência divina, para salvar o seu povo, apesar das suas escolhas fora da vontade de Deus. Falaremos também da falsa estabilidade dos judeus que decidiram permanecer na Pérsia, mesmo após o fim do cativeiro. Por último, veremos a instituição da festa de Purim para comemorar o livramento dado aos judeus, que é comemorada até os dias atuais por eles. 


REFERÊNCIAS: 


QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o Mundo e cuida da Família: Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 3º Trimestre de 2024. Nº 98, pág.39

Comentário Bíblico Beacon. Vol. II. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 543.

Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher – Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp. 897-98

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GRANDE LIVRAMENTO

(Comentário do 3° tópico da lição 12: O banquete de Ester – Denúncia e livramento)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do gra...