01 novembro 2023

ORANDO PELA CAUSA DE MISSÕES

(Comentário do 1⁰ tópico da Lição 06: Orando, contribuindo e fazendo missões)

Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, falaremos sobre a oração pela causa de missões. Falaremos da importância da oração para a obra missionária, tomando como exemplo o apóstolo Paulo, que mesmo sendo grande missionário, sempre rogava a oração das Igrejas por ele. Falaremos da oração pela obra missionária com duas finalidades principais: Primeiro, a intercessão para que os corações dos pecadores se abram para o Evangelho e pelos missionários, para que tenham ousadia na pregação e proteção de Deus; segundo, a intercessão pelo despertamento da Igreja local, para que se envolva com as missões. 


1- A importância da oração na obra missionária. Desde os primórdios, no Antigo Testamento, vemos homens e mulheres de Deus orando e conversando com Deus. Jó intercedia a Deus por seus filhos e, posteriormente, por seus amigos (Jó 1.5; 42.10); Abraão orava e conversava com Deus com frequência (Gn 15; 18); Isaque estava orando, quando Eliezer lhe trouxe a sua esposa Rebeca e, depois, orou ao Senhor pela esterilidade dela (Gn 24.63; 25.21); Jacó, Moisés, Josué, Samuel, Davi, Salomão, Elias, Josafá, Esdras, Neemias, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e muitos outros são exemplos de servos de Deus que oravam, por si mesmos e pelos outros, e Deus lhes respondia. Mulheres de Deus como Débora, Ana, Ester, Maria a mãe de Jesus e outras, também foram servas de Deus, que viviam em oração. 


A Igreja Primitiva seguiu este exemplo e perseverava na oração. Temos vários exemplos no Livro de Atos da oração da Igreja: Oraram antes de escolher Matias como apóstolo; perseveram na oração até serem revestidos de poder; oraram agradecendo a Deus pelas perseguições; oraram quando Pedro foi preso por Herodes, até que ele foi liberto pelo Anjo do Senhor; a Igreja de Antioquia também estava em oração, quando o Espírito Santo chamou Barnabé e Saulo para a obra missionária; Paulo e Silas também oraram na prisão em Filipos e foram libertos milagrosamente.


Ao longo da história da Igreja também houve inúmeros homens e mulheres de Deus, que tiveram profunda comunhão com Deus através da oração. Os chamados heróis da fé revolucionaram o mundo com a pregação do Evangelho e milagres. Mas, por trás destes feitos havia piedosos servos de Deus, que viviam em constante oração. Muitas mulheres também ao longo da história da Igreja, mantinham profunda comunhão com Deus na oração. Enquanto pastores e missionários proclamavam a Palavra de Deus pelo mundo, mulheres de Deus lhes davam amparo na oração. 


O nosso maior exemplo de vida de oração, certamente é o Senhor Jesus. Mesmo sendo o Filho de Deus, Ele passava noites em oração e quando a multidão o cercava, ele fugia para lugares desertos a fim de orar. Jesus orou antes de tomar decisões importantes, como escolher os doze apóstolos. Fez a chamada oração sacerdotal, em favor dos seus discípulos. Orou também quando se aproximava o momento da crucificação. E, por fim, quando estava na Cruz, orou pelos seus algozes. 


A oração, portanto, é uma prática inerente à vida cristã. Considerando que Deus é um ser pessoal e que se comunica com o seu povo, não é possível haver relacionamento com Ele sem oração. Na obra missionária, que é o nosso assunto aqui, não pode ser diferente. O primeiro passo na obra missionária tem que ser a oração, pois como vimos na lição passada, é o Espírito Santo quem dirige a missão e a Igreja precisa falar com Deus antes de iniciar qualquer trabalho missionário. Falaremos abaixo sobre as finalidades da oração na obra missionária. 


2- Interceder. Quando falamos de oração, precisamos ter em mente que há vários tipos de oração: oração de gratidão, oração em forma de louvor e adoração a Deus, oração por uma causa específica, oração de confissão de pecados, entre  outras. No caso da obra missionária, trata-se de oração intercessória, na qual devemos clamar a Deus pelas missões. Nesta oração intercessória pela obra missionária temos várias causas, que devemos apresentar diante de Deus em oração. O comentarista colocou algumas delas, mas a lista é enorme. Destacaremos as três principais. 


A primeira delas é para que as portas se abram para a pregação do Evangelho. O apóstolo Paulo também fez este pedido aos colossenses (Cl 4. 2,3). Existem regiões que são verdadeiros quartéis generais do inimigo e são extremamente fechadas ao Evangelho. Somente com a oração intercessória da Igreja, o Senhor derruba muralhas e abre as portas para que a sua Palavra seja pregada. Foi assim com a chamada cortina de ferro, na extinta União Soviética, China, Cuba, Iraque e em vários países cujos governos eram hostis ao Cristianismo. 


A segunda causa que devemos orar é para que o Espírito Santo trabalhe no interior dos ouvintes, para que dêem ouvidos à pregação do Evangelho, entendam e creiam. Nenhum pregador consegue fazer isso, por mais habilidoso e eloquente que seja. Os missionários são apenas instrumentos usados por Deus para proclamar a Sua Palavra. Mas, quem convence o pecador a deixar o pecado e receber a Cristo, é o Espírito Santo. 


Em terceiro lugar, devemos orar para que Deus conceda mensagens e ousadia aos missionários, para que eles proclamem o Evangelho no poder do Espírito Santo. Conforme vimos na lição passada, não se faz missões com estratégias e discursos humanos e sim, com palavras e ações poderosas dirigidas pelo Espírito Santo. Por isso, a missão feita pelos pentecostais é eficiente, pois temos completa dependência do Espírito Santo para fazer missões. Ainda sobre os missionários, devemos orar pela proteção deles, pela família, pela saúde e vida espiritual. 


3- Despertar a igreja local para a obra missionária. Falamos acima sobre a oração por missões no campo missionário, para que as portas se abram, para que os corações se abram ao Evangelho e para que os missionários recebam de Deus a mensagem e a ousadia. Neste subtópico trataremos da oração por missões no âmbito da Igreja local. 


Devemos orar para que Deus mande mais ceifeiros para a sua seara, como disse Jesus. A seara é grande e os campos estão brancos, mas os obreiros são poucos. Não basta querer ir ao campo missionário, precisa ser chamado e enviado por Deus. O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos, perguntou: "Como pregarão, se não forem enviados?..." (Rm 10.15a). 


Por outro lado, devemos orar para que mais crentes se despertem para atender o chamado do Mestre. Em muitos casos, o Senhor está buscando pessoas para enviar ao campo missionário dizendo: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Precisamos orar para que se levantem servos de Deus, como Isaías, e digam: Eis-me aqui, envia a mim, Senhor. 


Se a Igreja se prostrar diante de Deus em oração, a chama missionária acenderá nos corações e ela terá pessoas dispostas a cumprir o ide de Jesus. Isso não significa que todos irão ao campo como missionários, mas que estarão envolvidos com missões, seja orando, contribuindo financeiramente ou indo ao campo, como veremos nos próximos tópicos.


REFERÊNCIAS:


GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Ed. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023. págs. 51-63.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 95, p.39. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023.

ALVES, José. Missão Urbana: Estratégias para a Conquista de Cidades. 1.ed. Rio de Janeiro: 2020, p.63

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: 2004, pp.1495


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...