27 novembro 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: O DESAFIO DA JANELA 10/40


Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada, estudamos o tema: A Igreja e o sustento missionário. Tomando como base o texto de Filipenses 4.10-20, estudamos sobre a responsabilidade da Igreja local no sustento dos missionários que ela envia. 


No primeiro tópico, falamos sobre a Igreja de Filipos e o sustento missionário. Discorremos sobre o relacionamento do apóstolo Paulo com a Igreja de Filipos na questão das ofertas que esta Igreja enviou voluntariamente a ele. Vimos também que é um privilégio para a Igreja, participar do sustento missionário. Por último, falamos das esferas envolvidas no sustento missionário.


No segundo tópico, falamos dos princípios básicos acerca do sustento missionário. Vimos que a Igreja deve avaliar o custo do sustento financeiro, antes de enviar missionários. Apresentamos alguns princípios básicos sobre o sustento dos missionários. Por último, vimos que o apoio financeiro da Igreja aos missionários deve ser fiel e permanente. 


No terceiro tópico, aprendemos a investir na obra missionária. Fizemos uma comparação entre a Igreja de Filipos  e a Igreja de Corinto, em relação às contribuições. Depois falamos da consciência de nosso dever, para com o sustento dos missionários. Por último, falamos de pessoas que financiaram a obra de Deus ao longo da história.


LIÇÃO 10: OS DESAFIOS DA JANELA 10/40


INTRODUÇÃO


Na lição desta semana estudaremos sobre um tema muito importante em missões transculturais, que são os desafios da chamada Janela 10/40. Conheceremos nesta lição o significado da expressão “Janela 10/40”. Veremos também quando, por quem e onde esta expressão foi usada pela primeira vez.


Esta região era conhecida anteriormente pelos missiólogos, como “cinturão da resistência”, devido ao antissemitismo e resistência destes povos ao Cristianismo. À luz do texto de Efésios 6.10-20, podemos concluir que esta região representa uma grande batalha espiritual, que só pode ser enfrentada com armas espirituais. 


Veremos ainda os países que fazem parte desta região, os desafios que eles representam para a evangelização mundial e apontaremos algumas estratégias que podem ser usadas para lhes anunciar o Evangelho. 


TÓPICOS DA LIÇÃO


No primeiro tópico, falaremos da batalha espiritual que é a Janela 10/40. Com base no texto de Efésios 6.14, veremos que nesta batalha devemos usar armas espirituais, pois a luta não é contra a carne e o sangue e sim, contra os principados e potestades espirituais. Por último, falaremos do enfrentamento da batalha espiritual da Janela 10/40, trazendo os detalhes geográficos, econômicos, sociais e religiosos dessa região. 


No segundo tópico, falaremos dos principais desafios da janela 10/40. O primeiro deles são as necessidades humanas dessa região. É nessa região que ficam as principais megalópoles do mundo e um grande número de vítimas de epidemias, terremotos e guerras. O segundo desafio é a grande perseguição e hostilidade ao Cristianismo. Este tema será abordado com mais abrangência na próxima lição, mas não podemos falar da Janela 10/40 sem mencionar a perseguição aos cristãos. 


No terceiro tópico, falaremos de três estratégias importantes para alcançar os países da Janela 10/40. A primeira delas, evidentemente, é a oração, pois trata-se de uma batalha espiritual. A segunda  estratégia é por meio de ações sociais, devido a imensa pobreza e miséria que está presente nestes países. A terceira é a ação médico-missionária. Devido às diversas calamidades dessa região, abrem-se muitas portas para os profissionais da saúde, que podem se tornar missionários fazedores de tendas, como estudamos na lição passada. 

 

REFERÊNCIAS:
GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos, até a volta de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023, págs. 94-107.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023, Ed. 95, p. 41.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Global. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...