15 junho 2023

UMA FAMÍLIA NORMAL

 

(Comentário do 1º tópico da Lição 12: Criando filhos saudáveis).

Ev. WELIANO PIRES

Neste primeiro tópico, falaremos sobre a família de Jesus. Ele nasceu e cresceu em uma família normal como qualquer outra de Israel. A sua concepção, no entanto, foi obra do Espírito Santo e o seu nascimento foi virginal. Faremos neste tópico uma abordagem panorâmica sobre a família terrena de Jesus, trazendo os dados gerais sobre a família de Jesus e as informações bíblicas que dispomos sobre os seus irmãos.

1- Dados gerais da família. O Senhor Jesus é Deus e sempre existiu em unidade com o Pai e o Espírito Santo. Entretanto, Ele se fez homem e nasceu de forma sobrenatural, por Obra do Espírito Santo. Todo o processo de encarnação do Filho de Deus foi conduzido e realizado pelo Espírito Santo. Uma virgem de Nazaré, na Galiléia, chamada Maria, estava desposada com um jovem da descendência de Davi, chamado José. Desposada era uma espécie de noivado, na cultura Judaica da época do nascimento de Jesus, que acontecia cerca de um ano antes do casamento. Os cônjuges oficializaram o casamento, mas esperavam um ano para se relacionarem sexualmente.

Enquanto ainda estavam desposados, antes de se relacionarem sexualmente, Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe disse as seguintes palavras: “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres; Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1.28; 30-31).

Maria não entendeu nada e perguntou ao Anjo como seria isso, pois ela ainda era virgem e não havia se relacionado sexualmente com ninguém. O anjo lhe respondeu dizendo: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1.35). José não sabia de nada e quando soube que a sua futura esposa estava grávida, sem que ele tivesse se relacionado com ela, resolveu deixá-la secretamente, pois ele era justo e sabia que ela seria difamada. O mesmo anjo apareceu em sonho a José e disse: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.20, 21). Despertado do sonho, José recebeu Maria como sua mulher, mas, não se relacionou sexualmente com ela até o nascimento do menino (Mt 1.24,25).

O casal José e Maria eram da descendência de Davi e da família real (Lc 2.4,5). Mateus descreve a genealogia de Jesus desde Abraão, passa pela família real do Reino de Judá e chega em José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo (Mt 1.1-16). Lucas, por sua vez, descreve outra genealogia de Jesus, desde Adão e também passa pela família real de Judá até chegar em José. Entretanto, os nomes são diferentes a partir de Davi (Lc 3.23-38). A genealogia de Mateus, depois de Davi, traz a descendência de Salomão, filho de Davi. A genealogia de Lucas, no entanto, a partir de Davi traz a genealogia de Natã, filho de Davi. A maioria dos estudiosos bíblicos acredita que Lucas esteja registrando a genealogia de Maria, e Mateus a de José.Portanto, ambos são descendentes de Davi.

2- Os filhos de José e Maria, depois de Jesus. Depois de Jesus, o casal José e Maria tiveram outros filhos e filhas. Este é um ponto de discordância entre católicos e protestantes. Os católicos, no intuito de colocar Maria como uma mulher acima das demais, ensinam o dogma da virgindade perpétua de Maria. Mas, isso não encontra nenhum amparo nas Escrituras. O fato de ter outros filhos não diminui Maria em nada, pois ela era casada e ter filhos com o marido não é pecado. Ao contrário, ter filhos é uma bênção de Deus e, naquela época, as mulheres que não tinham filhos eram desprezadas.

Lucas apresenta Jesus como “o primogênito de Maria” (Lc 2.7). Caso Ele fosse filho único, certamente Lucas o teria chamado “o filho unigênito de Maria”. Mateus e Marcos afirmam que Jesus era filho de José, tinha quatro irmãos e mais de uma irmã. Citam, inclusive, os nomes dos irmãos de Jesus: "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?” (Mt 13.55,56). “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Mc 6.2,3). João não cita nominalmente os irmãos de Jesus, mas faz referência a eles: “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (Jo 7.3-5).

Os católicos argumentam que o termo “irmãos” é uma referência aos parentes próximos de Jesus ou aos próprios apóstolos. Entretanto, este texto de João 7 desmonta esta tese, pois os apóstolos criam em Jesus e os seus irmãos não. Os irmãos de Jesus são mencionados pelo menos quinze vezes, sendo dez nos evangelhos, uma em Atos, e algumas vezes nas cartas de Paulo. Em praticamente todas estas ocasiões, eles aparecem na companhia de Maria, mãe de Jesus. Não é razoável que os primos de Jesus estivessem sempre com uma tia, e nunca com os próprios pais. Além disso, a Bíblia não diz em lugar algum, que eles fossem primos de Jesus ou filhos somente de José. Portanto, não há nenhum motivo para não aceitarmos que os irmãos de Jesus eram filhos de José e de Maria, em sentido literal.


REFERÊNCIAS:
 
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 204-206.
FILLION, Louis Claude. Enciclopédia da vida de Jesus. Editora Central Gospel. 2 Ed. 2008. pág. 234-325.
PAUL JOHNSON. Jesus: Uma Biografia de Jesus Cristo Para o Século XXI. Editora Nova Fronteira Participações S.A. pág. 19-20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...