20 junho 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13: A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA


Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada falamos do desenvolvimento saudável da criança no ambiente familiar, tomando como base, o exemplo positivo da família terrena de Jesus. A família de Jesus aqui na terra era constituída pelos pais, José e Maria, por quatro irmãos e mais de uma irmã, pois no texto de Marcos 6.3 aparece a expressão “suas irmãs”, no plural. 


No primeiro tópico, falamos sobre a família de Jesus. Ele nasceu e cresceu em uma família normal como qualquer outra de Israel. A sua concepção, no entanto, foi obra do Espírito Santo e o seu nascimento foi virginal. Fizemos também uma abordagem panorâmica sobre a família terrena de Jesus, trazendo os dados gerais sobre a família de Jesus e as informações bíblicas que dispomos sobre os seus irmãos. 


No segundo tópico, falamos sobre o modo de criação de Jesus. Ele era um filho especial, pois é o Filho de Deus, o Messias prometido a Israel e o Salvador do mundo. Mesmo sabendo que Jesus era um filho especial, José e Maria nunca trataram os demais filhos com desprezo e souberam administrar as diferenças. Por último, falamos sobre as poucas informações bíblicas que temos sobre a infância, adolescência e juventude de Jesus.


No terceiro tópico, falamos sobre o tríplice desenvolvimento de Jesus em sua infância. Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens (Lc 2.52). Jesus crescia em sabedoria, no sentido de manter uma intimidade com o Pai. Ele crescia também em estatura, pois teve um desenvolvimento físico saudável. O seu crescimento em graça diante de Deus está relacionado com a consciência que Ele tinha, quanto à sua natureza e missão. Mas, ele crescia em graça também diante dos homens, pois não era um ser anti social e antipático, que se isolava das pessoas. Jesus tinha carisma e se compadecia das pessoas, principalmente das camadas mais pobres e desprezadas da sociedade.


LIÇÃO 13: A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA


Com a graça de Deus, chegamos ao final de mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. Foram lições muito importantes, sobre problemas corriqueiros que acontecem nos relacionamentos familiares, tendo como base exemplos de personagens bíblicos. 


Estudamos neste trimestre sobre os seguintes assuntos:  


  • Quando a família age por conta própria

  • A predileção dos pais por um dos filhos

  • Ciúme, o mal que prejudica a família

  • Ídolos na família

  • Motim em família

  • Pais zelosos e filhos rebeldes

  • O relacionamento entre nora e sogra

  • A importância da paternidade na vida dos filhos

  • Uma família nada perfeita

  • Quando os pais sepultam seus filhos

  • Os prejuízos da mentira na família

  • Criando filhos saudáveis

  • A amizade de Jesus com uma família de Betânia


Nesta última lição, falaremos a respeito da amizade de Jesus com a família de Marta, Maria e Lázaro, que eram de Betânia. Era uma família de pessoas tementes a Deus, que tinha o Senhor Jesus em grande estima e o hospedavam em seu lar, quando o Mestre por ali passava. 


No relato da doença, morte e ressurreição de Lázaro, João diz que “Jesus amava Marta, a sua irmã Maria e Lázaro.” (Jo 11.5). Quando soube que Lázaro estava doente. Jesus demorou ainda dois dias no lugar onde estava e, neste período, Lázaro morreu e foi sepultado. Na continuidade do texto, diz  também que Jesus disse aos seus discípulos: “Lázaro, o nosso amigo, dorme” (Jo 11.11). 


Finalmente, quando chegou a Betânia, estando Lázaro morto havia quatro dias, o Senhor Jesus viu as irmãs dele chorando, sentiu a dor da família de Lázaro e também chorou a sua morte (Jo 11.33,35). Esta sequência de acontecimentos, demonstram que havia uma amizade muito próxima entre o Senhor Jesus e esta família. 


No primeiro tópico, falaremos sobre a vida social de Jesus. Conforme falamos na lição passada, o Senhor Jesus não era um ser humano antipático e antissocial, que vivia isolado no mundo. Ele tinha carisma e se compadecia das pessoas. Era muito criticado pelos fariseus, justamente por ter amizade com pessoas que eram desprezadas pela sociedade israelita. Falaremos ainda neste tópico sobre a hospitalidade da família de Marta, Maria e Lázaro, que sempre recebia o Senhor Jesus em sua casa. Por último, falaremos da amizade e carinho desta família para com o Mestre. Maria tinha profundo amor pelo Senhor e se assentava para ouvir os seus ensinos; Marta, por sua vez, se esforçava nos afazeres de casa para oferecer-lhe uma boa refeição; e Lázaro era chamado pelo próprio Jesus de “o nosso amigo”. 


No segundo tópico, falaremos dos frutos da amizade com Jesus. O primeiro deles é a presença do Filho de Deus em sua casa. Felizes são aqueles que desenvolvem uma amizade com Jesus e permitem que Ele habite em sua casa. O segundo fruto é o desenvolvimento espiritual. Uma família que recebe Jesus em sua casa desenvolve um relacionamento espiritual mais profundo com Ele. O terceiro e último fruto da amizade com Jesus é o serviço em família. Cada um à sua maneira, Marta, Maria e Lázaro faziam a sua parte, a fim de agradar o Mestre e oferecer-lhe uma hospedagem digna e agradável. 


No terceiro tópico, falaremos de três lições importantes que aprendemos com a amizade da família de Betânia com o Senhor Jesus. Primeiro, temos uma relação de amor verdadeiro. A família de Betânia amava a Jesus e eram amados por Ele (Jo 11.5). Segundo, a compreensão mútua entre os membros de uma família. Marta e Maria eram diferentes. Enquanto Marta se dedicava mais aos afazeres domésticos, Maria preferia oferecer a Jesus a receptividade e atenção. Mas ambas procuravam fazer o melhor para o Senhor. Por último, aprendemos que devemos ter moderação nas atividades para não prejudicar a adoração e a vida espiritual. O ideal é ter equilíbrio para que uma coisa não prejudique a outra. 


REFERÊNCIAS: 

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 218-227.

LOPES, Hernandes Dias. João: As glórias do Filho de Deus. Editora Hagnos. pág. 294.

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 1. 11 ed. 2013. pag. 136.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...