13 junho 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 12 – CRIANDO FILHOS SAUDÁVEIS

EV. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada, estudamos o perigo que a mentira traz para a família cristã, tomando como exemplo o caso trágico do casal Ananias e Safira, nos primórdios da Igreja Cristã em Jerusalém. No lugar de entregar uma oferta voluntária e desprendida, o casal Ananias e Safira vendeu uma propriedade e combinaram entre si, que doariam apenas uma parte do dinheiro da venda de uma propriedade e ficariam com o resto. 


Quando Ananias chegou diante de Pedro e entregou o dinheiro, o Espírito Santo revelou ao apóstolo a mentira do casal. Pedro indagou Ananias sobre o plano diabólico de esconder parte do dinheiro e disse que ele não havia mentido aos homens, mas a Deus (At 5.3,4). Ouvindo a repreensão de Pedro, Ananias caiu, morreu subitamente e foi sepultado (At 5.5,6). Três horas depois, Safira, a mulher de Ananias, também entrou na presença de Pedro, sem saber do que havia acontecido ao marido. Pedro lhe fez a mesma pergunta e ela reafirmou a mentira do marido. Pedro a repreendeu também e ela morreu da mesma forma. 


No primeiro tópico, falamos sobre a conversão duvidosa de Ananias e Safira. A Igreja vivia um clima de espiritualidade, comunhão e filantropia e eles demonstraram que não haviam experimentado uma transformação verdadeira. A inveja, a hipocrisia e a mentira estavam presentes no coração deles. Por isso, fizeram uma doação dissimulada, não com o objetivo de socorrer aos necessitados, mas pensando em aparecer perante a Igreja, como se fossem pessoas generosas.


No segundo tópico, falamos sobre o problema da mentira dentro da família. Ananias e Safira, pensando em tirar proveito de uma causa nobre, adotaram a mentira como método dentro de casa. Independente do grau de mentira, quem faz uso dela ainda está dominado pela natureza carnal e está a serviço do Diabo, pois, ele é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44). Jesus, no entanto, é a própria Verdade (Jo 14.6), por isso, o verdadeiro cristão só fala a verdade. 


No terceiro tópico, vimos como proteger a nossa família da mentira e da hipocrisia. Nenhum de nós está livre de cair na mesma cilada que caíram Acã, Ananias, Safira e tantos outros, que se deixaram levar pela mentira, dissimulação e hipocrisia. Precisamos tomar cuidado com os defeitos morais dentro da nossa casa, pois eles atraem a ira do Senhor e levam a nossa família à ruína. É preciso também fazer um autoexame e lutar para que o inimigo não destrua a nossa família com a mentira, hipocrisia e falsidade.


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 12 – CRIANDO FILHOS SAUDÁVEIS


A lição desta semana trata do desenvolvimento saudável da criança no ambiente familiar, tomando como base, o exemplo positivo da família terrena de Jesus. A família de Jesus aqui na terra era constituída pelos pais, José e Maria, por quatro irmãos e mais de uma irmã, pois no texto de Marcos 6.3 aparece a expressão “suas irmãs”, no plural. Os católicos romanos insistem no dogma da virgindade perpétua de Maria e dizem que ela não teve outros filhos, mas, a Bíblia é muito clara e cita inclusive os nomes dos irmãos de Jesus: Tiago, José, Simão e Judas. (Mt 13.55). 


No primeiro tópico, veremos que Jesus nasceu e cresceu em uma família normal como qualquer outra de Israel, embora a sua concepção tenha sido obra do Espírito Santo e o seu nascimento virginal. Faremos neste tópico uma abordagem panorâmica sobre a família terrena de Jesus, trazendo os dados gerais sobre a família de Jesus e as informações bíblicas que dispomos sobre os seus irmãos. 


No segundo tópico, falaremos sobre o modo de criação de Jesus. Ele era um filho especial, pois é o Filho de Deus, o Messias prometido a Israel e o Salvador do mundo. Os seus pais sabiam disso, pois o Anjo Gabriel lhes anunciou, antes do seu nascimento, embora não tivessem total compreensão da sua divindade. Mesmo sabendo que Jesus era um filho especial, José e Maria nunca trataram os demais filhos com desprezo e souberam administrar as diferenças. Veremos ainda neste tópico as poucas informações bíblicas que temos sobre a infância, adolescência e juventude de Jesus. 


No terceiro tópico, falaremos sobre o tríplice desenvolvimento de Jesus em sua infância. O texto de Lucas 2.52 nos informa que o menino Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. A educação de Jesus foi igual ou inferior à de outras crianças de Nazaré, pois os seus pais eram pobres e não tinham condições de pagar um professor para lhe ensinar. Ele crescia em sabedoria, no sentido de manter uma intimidade com o Pai. Jesus crescia também  estatura, ou seja, teve um desenvolvimento físico saudável. O seu crescimento em graça está relacionado com a consciência que Ele tinha, quanto à sua natureza e missão. 


REFERÊNCIAS: 

 

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pag. 203-204.

FILLION, Louis Claude. Enciclopédia da vida de Jesus. Editora Central Gospel. 2ª Ed. 2008. pág. 237-238.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...