08 junho 2023

O PROBLEMA DA MENTIRA DENTRO DA FAMÍLIA


(Comentário do 2º tópico da Lição 11: Os prejuízos da mentira na família).


Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos sobre o problema da mentira dentro da família. Ananias e Safira, pensando em tirar proveito de uma causa nobre, adotaram a mentira como método dentro de casa. Independente do grau de mentira, quem faz uso dela ainda está dominado pela natureza carnal e está a serviço do Diabo, pois, ele é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44). Jesus, no entanto, é a própria Verdade (Jo 14.6), por isso, o verdadeiro cristão só fala a verdade. 


1- A mentira produzida dentro da família. O casal Ananias e Safira mentiu à liderança da Igreja e, conforme falamos no tópico anterior, esta mentira foi contra o próprio Deus. A mentira deles foi planejada meticulosamente e combinada dentro da família, por isso, os dois morreram. Isso demonstra que esta prática era comum e aceitável nesta família. 


Em uma família cristã, a verdade e a transparência devem ser a regra. Onde há mentira, há traição e falta de confiança. Onde não há confiança, não pode haver um relacionamento saudável. Até mesmo em uma empresa, onde os sócios mentem e escondem a verdade uns dos outros, há desonestidade e esta sociedade está fadada ao fracasso. 


O relacionamento entre os membros de uma família deve sempre ser pautado pela mais absoluta verdade e transparência. Isso não inclui apenas contar algumas verdades, mas também não esconder e, principalmente, não falsificar informações. Muitas pessoas pensam que a traição no casamento acontece somente quando envolve um relacionamento extraconjugal. Mas, fazer coisas escondido da mulher ou do marido, também é uma forma de traição. 


Pais e filhos também precisam estabelecer o compromisso de falar sempre a verdade. Para isso, deve haver confiança de ambos os lados para contar toda a verdade. Os filhos precisam ver sempre a verdade, a transparência e a honestidade nos pais, para que possam também ser verdadeiros com eles. Pais que mentem para os seus filhos ou os enganam, jamais terão a confiança deles. Precisamos viver de tal forma que os nossos filhos quando pensarem em honestidade, verdade, seriedade e obediência a Deus, possam nos citar como exemplo. 


2- Quem faz uso da mentira está dominado pelo poder da carne. Deus é descrito na Bíblia como o Deus da Verdade: “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade.” (Sl 31.5). Jesus, o Filho de Deus, também se auto identificou como a Verdade: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14.6). Em sua oração pelos discípulos, Jesus disse também que a Palavra de Deus é a Verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Portanto, a verdade está intimamente ligada a Deus. 


O oposto da verdade é a mentira. A mentira não é apenas contar algo que não é verdadeiro. A falsidade, o fingimento, a dissimulação, a hipocrisia, a meia verdade e a desonestidade são também mentiras. Tudo isso tem origem no diabo, que é o pai da mentira (Jo 8.44). Na vida cristã, os fins não justificam os meios. Deus não aceita que os seus servos pratiquem a mentira ou sejam desonestos, mesmo que seja com supostas “boas intenções”. Há um adágio popular que diz: “De boas intenções o inferno está cheio”. 


A mentira faz parte da natureza carnal do velho homem, que ainda não foi transformado pelo Espírito Santo. No texto de Gálatas 5.19-21, o apóstolo Paulo cita uma lista de pecados, que ele chama de obras da carne e diz que aqueles que os praticam, não herdarão o Reino de Deus: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gl 5.19-21). 


Como podemos notar, a mentira não está nesta lista. Porém, esta lista não é exaustiva e há muitos outros pecados que também são obras da carne, pois, no versículo 21, o apóstolo diz “...e coisas semelhantes a estas”.  Portanto, as obras da carne podem ser resumidas em tudo aquilo que é operado pela velha natureza, como os vícios, as mentiras, a desonestidade, a violência, o roubo, a preguiça, etc. Quem ainda pratica estas coisas não é guiado pelo Espírito Santo e sim por sua natureza carnal. Escrevendo aos Colossenses, Paulo disse: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” (Cl 3.9-11). 


REFERÊNCIAS: 

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos  da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 196-197.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 5, pág. 139.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A suprema grandeza de Cristo, o cabeça da Igreja. Editora Hagnos. pág. 169.

LOPES, Hernandes Dias. Romanos: O Evangelho segundo Paulo. Editora Hagnos. pág. 288-290.

POHL, Adolf. Comentário Esperança: Romanos. Editora Evangélica Esperança. 1 Ed. 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...