08 junho 2023

PROTEGENDO A FAMÍLIA DA MENTIRA E DA HIPOCRISIA


(Comentário do 3º tópico da Lição 11: Os prejuízos da mentira na família).

Ev. WELIANO PIRES

No terceiro tópico, veremos como proteger a nossa família da mentira e da hipocrisia. Precisamos tomar cuidado com os defeitos morais dentro da nossa casa, pois eles atraem a ira do Senhor e levam a nossa família à ruína. Nenhum de nós está livre de cair na mesma cilada que caíram Acã, Ananias, Safira e tantos outros, que se deixaram levar pela mentira, dissimulação e hipocrisia. Precisamos fazer um autoexame e lutar para que o inimigo não destrua a nossa família com a mentira, hipocrisia e falsidade. Estas coisas são fatais e destroem qualquer relação humana e a comunhão com Deus.


1- Cuidado contra os defeitos morais no lar. Não somos perfeitos e todos nós, sem exceção, temos as nossas falhas. Entretanto, há algumas práticas que são inaceitáveis no seio da família, pois são extremamente destrutivas. A mentira, a falsidade, o fingimento e a hipocrisia são exemplos destes desvios morais que destroem a harmonia em qualquer família e o relacionamento com Deus. Conforme já vimos em lições anteriores, há casos de pais que eram tementes a Deus, mas toleraram estas práticas  suas casas e isso levou inclusive ao ódio e assassinato dentro da família, como foi o caso da família de Davi.

Além do caso do casal Ananias e Safira, que adotaram a mentira como método em sua casa e, por isso, foram mortos, o comentarista cita também outro caso trágico de mentira e cobiça, que levou à morte toda a família. Trata-se de Acã, filho de Carmi, da tribo de Judá. Antes do povo de Israel vencer a batalha contra Jericó, o Senhor lhes deu ordem para não pegar nenhum despojo daquela cidade, exceto a prata, o ouro, e os vasos de metal e de ferro, que iriam para o tesouro da Casa do Senhor. (Js 6.17-19). Todo aquele que pegasse alguma coisa de Jericó para si, seria maldito. Acã, no entanto, viu entre os despojos uma boa capa babilônica,  duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobiçou-os e os escondeu na terra, no meio da sua tenda (Js 7.21). A sua família certamente soube de tudo e todos se calaram.

A próxima batalha seria contra Ai, uma pequena cidade perto de Bete-Áven, ao oriente de Betel. Josué mandou alguns espiões para avaliar como seria a batalha e eles trouxeram o relatório de que havia poucos inimigos e seria uma batalha fácil. Bastariam dois ou três mil homens para vencê-los. Josué fez assim, mas Israel foi derrotado e fugiu destes inimigos.

Sem saber do pecado de Acã, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou diante de Deus para saber o motivo da derrota. Deus mandou Josué levantar-se e revelou que Israel havia pecado. O anátema estava no meio do povo e, por isso, foram derrotados. O Senhor disse a Josué: “Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram.” (Js 7.10,11).

Acã desobedeceu uma ordem expressa de Deus a todo o povo de Israel. Mas o seu pecado não foi apenas a desobediência à ordem de Deus, foi também o ato de esconder o que havia trazido de Ai e agir como se nada tivesse acontecido. Isso acabou trazendo maldição para a nação inteira e, consequentemente, levou-os à derrota. Por isso, Acã e toda a sua família foram mortos.

2- Precisamos agir contra a hipocrisia e a mentira. Conforme falamos no tópico 1, a hipocrisia e a mentira são duas faces da mesma moeda. A hipocrisia é consequência da mentira. Todo hipócrita é antes de tudo um mentiroso, pois apresenta publicamente uma conduta ou caráter que ele não possui,  a fim de impressionar os outros. O mentiroso também se torna um hipócrita, pois precisará fingir que algo falso é verdadeiro.

Na atualidade, os locais campeões da hipocrisia são as redes sociais. As pessoas vivem como cão e gato em casa e se apresentam como famílias harmoniosas e felizes, no ambiente virtual. Nas Igrejas também, muitas famílias, inclusive obreiros, exibem uma vida piedosa em pregações, testemunhos e conversas, mas em casa vivem um verdadeiro inferno.

Precisamos buscar a Deus em oração, ler a Palavra de Deus e aplicá-la em todas as áreas da nossa vida, fazendo diariamente um autoexame, para verificar se há algum resquício de mentira, falsidade e hipocrisia em nosso lar. O antídoto contra estas práticas é a verdade. Por isso, o apóstolo Paulo disse para os Filipenses que eles deveriam pensar em ".... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, em tudo que há alguma virtude e algum louvor." (Fp 4.8).

3- Não deixe o Inimigo agir na família. Quando Ananias foi entregar parte do dinheiro da venda da propriedade, como se fosse o valor total, ouviu do apóstolo Pedro a dura pergunta: “Ananias, porque encheu Satanás o teu coração? […]”. (At 5.3). Conforme já falamos nos tópicos anteriores, o Diabo é o pai da mentira, portanto, quando alguém mente é porque o inimigo está agindo em sua mente.

Se por um lado, a Igreja de Jerusalém estava cheia do Espírito Santo e era guiada por Ele, por outro lado, Ananias e Safira estavam cheios do Diabo. Eles abriram as portas da sua mente para o inimigo entrar e onde ele entra, planta a mentira, o engano, a inveja, a avareza, a falsidade e o ódio nos corações, causando mortes, roubos e destruições, que é a sua especialidade.

Felizmente, ali havia um homem de Deus, cheio do Espírito Santo e a mentira foi desmascarada. Nestes últimos dias, onde a iniquidade e toda sorte de engano e falsificações têm se multiplicado, a Igreja do Senhor precisa manter-se cheia do Espírito Santo, pois somente assim conseguirá discernir os espíritos e destruir as artimanhas de Satanás.

REFERÊNCIAS: 
 
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos  da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 192-195.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4ª Ed 2006. pág. 650.
PEARLMAN, Myer. Atos: E a Igreja se Fez Missões. Editora CPAD. Ed. 1995. pag. 66.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 923.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 3, pág. 582
POHL, Adolf. Comentário Esperança: Romanos. Editora Evangélica Esperança. 1 Ed. 1999.
SPROUL, R. C. Estudos bíblicos expositivos em Romanos. 1° Ed 2017. Editora Cultura Cristã. pag. 241-243.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento: Josué a Ester. Editora CPAD. 1 Ed. 2010. pag. 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...